Descobertas científicas: Cafeína, diabetes tipo 2 e saúde cardiovascular

Por , em 24.08.2023

A concentração de cafeína em sua corrente sanguínea tem o potencial de impactar a quantidade de gordura corporal que você possui. Esse fator, posteriormente, pode determinar a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Essas conclusões foram tiradas de uma investigação recente que utilizou indicadores genéticos para estabelecer definitivamente uma conexão entre os níveis de cafeína, o IMC (Índice de Massa Corporal) e o risco de diabetes tipo 2.

Um grupo de pesquisa proveniente do Instituto Karolinska na Suécia, bem como da Universidade de Bristol e do Imperial College London no Reino Unido, propuseram que bebidas contendo cafeína livre de calorias poderiam ser investigadas como uma possível estratégia para diminuir a gordura corporal.

Os cientistas afirmaram em sua publicação de março: “Concentrações plasmáticas mais elevadas de cafeína, previstas geneticamente, se correlacionaram com um IMC reduzido e uma massa corporal total menor. Além disso, níveis elevados geneticamente projetados de cafeína no plasma foram associados a uma susceptibilidade reduzida à diabetes tipo 2. Aproximadamente metade da influência da cafeína na propensão à diabetes tipo 2 foi inferida como sendo transmitida através da redução do IMC.”

A pesquisa foi baseada em informações de um pouco menos de 10.000 indivíduos, provenientes de bancos de dados genéticos existentes. Este estudo concentrou-se em variações em ou próximas a genes específicos reconhecidos por sua associação com a rapidez com que o corpo metaboliza a cafeína.

Indivíduos com variações que afetam certos genes, especialmente CYP1A2 e seu gene regulador AHR, tendem a metabolizar a cafeína mais lentamente. Isso leva a uma presença prolongada de cafeína na corrente sanguínea, embora essas pessoas também consumam tipicamente menos cafeína em geral.

A pesquisa adotou uma técnica chamada randomização mendeliana para estabelecer prováveis relações de causa e efeito entre a presença de variações genéticas, doenças como diabetes, massa corporal e fatores de estilo de vida.

Embora tenha sido identificada uma conexão significativa entre os níveis de cafeína, o IMC e o risco de diabetes tipo 2, não foi estabelecida nenhuma correlação entre a quantidade de cafeína no sangue e doenças cardiovasculares como fibrilação atrial, insuficiência cardíaca e AVC.

Estudos anteriores já haviam associado um aumento moderado no consumo de cafeína a uma saúde cardíaca aprimorada e um IMC mais baixo. Esta nova pesquisa fortalece nosso entendimento dos impactos do café no corpo.

No entanto, é crucial reconhecer que os efeitos da cafeína não são universalmente positivos, exigindo cautela ao avaliar seus benefícios. Este estudo representa um avanço significativo na avaliação da ingestão ideal de cafeína.

Os pesquisadores esclareceram: “Ensaios limitados e de curto prazo demonstraram que o consumo de cafeína leva à redução de peso e massa gorda. No entanto, as consequências duradouras da ingestão de cafeína permanecem incertas.”

A equipe propõe que a conexão observada possa ser atribuída à capacidade da cafeína de estimular a termogênese (produção de calor) e a oxidação de gordura (conversão de gordura em energia) dentro do corpo, ambos desempenhando um papel no metabolismo.

No entanto, pesquisas adicionais são imperativas para estabelecer a causalidade. Apesar da amostra considerável utilizada neste estudo, a randomização mendeliana não está imune a erros, e ainda é plausível que fatores não considerados tenham influenciado os resultados.

Levando em consideração o amplo consumo global de cafeína, mesmo seus efeitos metabólicos menores poderiam ter implicações significativas para a saúde, enfatizaram os pesquisadores. [Science Alert]