Desfazer amizade: cuidado antes de apertar esse botão no Facebook

Por , em 4.08.2015

Muitas vezes, não pensamos quase nada sobre o ato de desfazer amizade no Facebook. Na maioria dos casos, achamos que a pessoa mal vai notar, ou não nos importamos se ela o fizer.

Mas uma nova pesquisa descobriu que tal atitude pode gerar graves consequências no mundo real.

Baixa autoestima e rompimento de laços na vida real

“As pessoas pensam que as redes sociais são apenas diversão”, disse o autor do estudo Christopher Sibona, estudante de doutorado na Universidade de Colorado em Denver, nos EUA. “Mas, na verdade, o que você faz nesses sites pode ter consequências no mundo real”.

40% dos participantes da pesquisa disseram que evitariam alguém que deixou de ser amigo deles no Facebook, enquanto 50% responderam que não evitariam uma pessoa que o retirou de sua lista de amizades na mídia social.

As mulheres eram mais propensas que os homens a evitar alguém que apertou o botão “Desfazer Amizade”.

De acordo com Sibona, isso mostra os efeitos que ser condenado ao ostracismo em mídias sociais podem ter nas pessoas. Ele cita entrevistados que relataram diminuição da autoestima, sentimentos de não pertencimento e uma perda de controle depois de serem “desamigados”. Os entrevistados também disseram que tiveram uma piora no humor depois de um rompimento na mídia social.

Relacionamentos on-line x off-line

“O custo de manutenção de relacionamentos online é realmente baixo. No mundo real, os custos são mais elevados”, disse Sibona. “Você tem que falar com as pessoas, ir vê-las para manter relações face-a-face. Isso não é o caso em relacionamentos online. Há um ar de irrealidade nesses relacionamentos, mas, na verdade, existem consequências na vida real”.

Ou seja, enquanto ainda não entendemos direito a “etiqueta das mídias sociais” e não sabemos como lidar com seus elementos, o que acontece no mundo virtual se transporta muitas vezes para o real.

Mesmo que você não desista de desfazer uma amizade no Facebook, é interessante saber quantos sentimentos negativos você vai criar nessa pessoa.

Evitar ou não evitar, eis a questão

A pesquisa foi baseada em 583 respostas recolhidas através do Twitter. Os resultados também apontaram vários fatores que predizem ou não se uma pessoa evitaria alguém que os renegou nas redes sociais.

Esses fatores foram:

  • Se a pessoa discutiu o caso depois que aconteceu;
  • Se a resposta emocional ao ato foi extremamente negativa;
  • Se a pessoa que foi excluída acreditava que a ação tinha sido devida a um comportamento off-line;
  • A distância geográfica entre os dois ex-amigos;
  • Se o relacionamento foi discutido antes da atitude online;
  • Quão forte a pessoa avaliava sua relação com a que a excluiu.

“As pessoas excluídas na rede social podem enfrentar efeitos psicológicos semelhantes a uma forma de exclusão social real”, disse Sibona. “O estudo deixa claro que o ato de ‘desfazer amizade’ é significativo e tem consequências psicológicas importantes para aqueles a quem isso acontece”. [BND]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

Deixe seu comentário!