Encontrou brechas de segurança? O Facebook pode te pagar por isso

Por , em 31.08.2011

Ao invés de inimigos, os hackers podem se unir agora para proteger o Facebook: a rede social está dando recompensas em dinheiro para quem encontrar falhas na segurança do site. Só nos primeiros 21 dias do programa, 40 mil dólares (cerca de 63 mil reais) foram gastos com as premiações.

Um único pesquisador na área de segurança foi recompensado com mais de 7 mil dólares (11 mil reais) por encontrar seis graves erros na popular rede social. O valor mínimo pago pela descoberta de uma falha é de 500 dólares (790 reais), podendo chegar até a 5 mil dólares (7,9 mil reais) por lacunas de segurança mais graves.

A segurança tornou-se crucial para o Facebook, visto que muitos hackers e criminosos virtuais têm a rede social como alvo, seja para extrair informações pessoais de terceiros ou para promoção de spam e de notícias falsas. Por isso, não é de se surpreender que surjam e existam diversos aplicativos desonestos circulando no site.

A ideia da recompensa surgiu depois que os funcionários do Facebook receberam com regularidade relatórios de falhas obtidas por pesquisadores de segurança independentes – mesmo com uma equipe oficial trabalhando nessa área.

O Facebook criou um sistema para lidar com esses relatórios em 2010, prometendo não tomar medidas legais contra aqueles que encontram bugs e falhas. Para eles, pagar por esses relatórios com os problemas do site foi o próximo passo lógico.

Essa iniciativa não é pioneira, já que muitas outras empresas – incluindo o Google e o Mozilla – também tem sistemas semelhantes de recompensas, que vem se provando úteis contra as invasões nocivas virtuais. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Francisco Belgas:

    Eles falam como se fosse facil ser um cracker.. achar uma brexa na data base deles nao é tao facil, da mesma forma nao é tao facil ter mais protecao….
    conclusão:
    É possivel sim chegar a uma instavel segurança mas pra isso, assim como a windows live eles precisam dos hackers e isso é correto! nao vao apenas gastar dinheiro, os engenheiros de sistema do face vao so aprender mais, mais e mais creio que agora mesmo eles estejam aprendendo algo com algum hacker… possivelmente iram testar a defesa dos concorrentes com tudo o que eles aprenderem.. “de grao em grao a galinha enche o papo”…. espero que nao tornem-se crackers com o aprendizado..shallom a todos

  • ???:

    Eu acho errado isso.
    Porque os hackers vão lucrar bastante com isso.
    é so eles criarem um vírus perigoso, colocarem no facebook em forma de aplicativo e denunciarem o próprio vírus.
    eles fazem isso enumeras vezes e daí ganham bastante dinheiro, compram ultra processadores e atacam orgãos públicos do mundo inteiro.

    • Exordium…:

      Não equivoque-se meu caro,na sua descrição,vc mostrou um craquer e não um hacker…¬¬
      Hacker : usa seus “poderes” para fins didáticos e ajudar quem precisa,mostrando falhas De Segurança em sites,empresas públicas e privadas etc…(é o lado da lúz)
      Craquer : usa seus “poderes” para a “destruição dos mundos”,criando armadilhas e vírus q destroem hds,dentre outras coisas,por puro prazer…(lado negro da força)

      A Mídia Mostra Os Hackers Como “Cavalheiros Do Apocalipse”,Mas É PQ Ela Tende A Generalizar,Mostrando Um “Craquer” E Nomeando De “Hacker”…¬¬
      “pesquisadores de segurança independentes”[isso é um hacker,só usaram uma denominação diferente]…
      E msm q criem vírus p atacar o face,com a denúncia,msm vindo do próprio criador,o face se fortalece e tapa a falha,até chegar um ponto onde o “pirata”vai ter q ser mt sinistro p inventar um vírus p atacar o face.(assim acabam as falhas)

  • Léo:

    Anonymous?!

  • vicente:

    eu nao vou com a cara desse facebook nao sei por que =X, acho que o porque é que esse cara esta lucrando as custas dos outros e colocando leis como se fosse uma sociedade e ja me basta a que eu vivo no mundo real.

  • ???:

    Muitos hackers vão aproveitar isso e lucrar bastante.
    É só eles criarem um vírus perigoso colocar no FACEBOOK em forma de aplicativo e denunciar o próprio vírus.
    Pronto, 5 mil dólares na conta deles.
    Aí eles fazem isso de novo,de novo e de novo.
    Mais grana na conta deles.
    Eu acho que ta errado o que o FACEBOOK ta fazendo,só vão perder dinheiro.

  • Luis:

    Tudo isso porque os Anonymous ameaçaram acabar com o facebook?

    • maycom barbosa:

      luis nao sei o que tu entendes pelo termo hackers , pois mark zuckerberg so nao leva esse nome com ele ,mais ele e sim o maior hacker do momemto ,ou voçe nao se lembra que ele bebado ,com sua capacidade de programaçao construiu a maior rede social do mundo

  • Rafel:

    Depois a LuzSec avisou que vai destruir com o site do face, os caras tomam essa atitude.. ataque sera em novembro.

    ta muito barato essa informação, no minimo U$ 10mil é o que vale

  • Pastor: Adriano Felipe:

    Precisamos de mais segurança, na Internet, no mundo virtual, contra ataques de invasores. A Internet deve ser algo mais restrito, com um nível maior de segurança…

    • Exordium…:

      Pastor,Pastor,Muito Cuidado Com O Que VC Deseja,Pois Esse Seu Sonho Pode Se Realizar…

      [“mais restrito” e “nível maior de segurança” não significa q estaríamos protegidos na net,só significa q estaríamos sendo vigiados e rastreados na net,À TODO MOMENTO,pela tal”segurança”,apenas trocaria o um problema por outro]

    • Mario Gomes:

      Galera, o Facebook não vai pagar por falhas em aplicativos. Então, essa parada do cracker criar um aplicativo e mandar para o Facebook não vai funcionar(eles não pagam para isso). Leia para mais informaçoes http://www.facebook.com/whitehat/bounty/.

      As falhas devem ser no proprio Facebook, não um aplicativo criado por terceiros.

Deixe seu comentário!