Enorme anomalia é encontrada na maior cratera da lua

Por , em 11.06.2019

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Baylor (EUA) encontrou um “excesso de massa” sob a maior cratera da lua, a Bacia do Polo Sul-Aitken.

A anomalia é provavelmente uma relíquia de um antigo evento de impacto de asteroide, mas esta é apenas uma teoria no momento.

“Imagine pegar uma pilha de metal cinco vezes maior que a Ilha Grande do Havaí e enterrá-la no subsolo”, disse o principal autor da pesquisa, Peter B. James, em um comunicado. “Isso é aproximadamente quanta massa inesperada detectamos”.

A descoberta

A cratera em si é ovalada, com uma largura de 2.000 quilômetros e profundidades de mais de 300 quilômetros. Apesar de seu tamanho, não pode ser vista da Terra porque está no lado escuro (ou oculto) da lua.

Para encontrar a massa, os pesquisadores analisaram as mudanças na força da gravidade em torno da lua, analisando dados da missão Gravity Recovery and Interior Laboratory (GRAIL) da NASA.

“Quando combinamos essas informações com os dados da topografia lunar do Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos a quantidade inesperadamente grande de massa centenas de quilômetros abaixo da Bacia do Polo Sul-Aitken”, conta James.

Que massa é essa?

Uma das explicações para a massa extra é que o metal do asteroide que formou a cratera ainda está embutido no manto da lua.

A massa densa está baixando o piso da bacia em mais de meio quilômetro. Simulações computacionais de grandes impactos de asteroides sugerem que, sob as condições certas, um núcleo de ferro-níquel de um asteroide pode ser dispersado no manto superior (a camada entre a crosta e o núcleo da lua) durante um impacto.

“Nós fizemos a matemática e mostramos que um núcleo suficientemente disperso do asteroide que causou o impacto poderia permanecer suspenso no manto da lua até os dias atuais, em vez de afundar no núcleo”, afirma James.

Outra possibilidade é que a grande massa possa ser uma concentração de óxidos densos associados ao último estágio da solidificação do oceano de magma lunar.

Impactos

A Bacia do Polo Sul-Aitken, criada há cerca de 4 bilhões de anos, é a maior cratera preservada do sistema solar.

Embora impactos maiores possam ter ocorrido em todo o sistema solar, inclusive na Terra, a maioria dos vestígios desses eventos foi perdida.

É por isso que James considera Aitken “um dos melhores laboratórios naturais para estudar eventos catastróficos de impacto, um processo antigo que moldou todos os planetas e luas rochosos que vemos hoje”.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters. [Futurism, Phys]