A estranha visão dos esqueletos de desenhos animados

Por , em 4.12.2014

Uma das coisas que fazem os desenhos animados serem o que são é que eles desafiam algumas das leis da física e da biologia, estimulando nossa imaginação.

Porém, os desenhos são, ao mesmo tempo, diferentes de nós e muito parecidos conosco. Os artistas são capazes de desenhar até animais de uma forma que é exagerada mas antropomorfizada, a fim de construir a vida em um personagem.

Nós já falamos por aqui sobre como seria o corpo das princesas da Disney se fossem um pouco mais realistas. A anatomia tem algumas diferenças gritantes – nesse caso, particularmente, existe um problema de imposição de padrão de beleza inalcançável que assombra nossa sociedade em praticamente todas as faixas etárias.

Já a ideia desse artista sul-coreano, chamado Lee Hyungkoo, é diferente. O objeto central de sua obra são os cartoons também, mas ele foi por um caminho que passa bem longe da crítica social, sem perder a veia criativa, contudo. Ele representa o que seria a anatomia desses personagens, caso eles fossem de verdade. O resultado de todo esse questionamento é a série de esculturas que você pode apreciar nas fotos abaixo.

A anatomia de desenhos animados

Usando resina, arame, varas de alumínio e técnicas de pintura, Hyungkoo Lee imaginou a estrutura do esqueleto de alguns dos personagens animados mais queridos de todos os tempos. Suas características exageradas foram retratadas com a anatomia real do seu animal representativo, produzindo alguns resultados bastante impressionantes. A exposição “Animatus” foi apresentada no Museu de História Natural de Basel, na Suíça, no verão de 2008.

Ao invés de representar os esqueletos do ponto de vista estritamente científico, o artista colocou uma pincelada de ação em sua obra, dando vida às criações. As cenas incluem o meu preferido Pato Donald caindo do céu enquanto seus sobrinhos olham distraídos para o céu. Você também vai ver o Coiote tentando capturar o Papa-Léguas e quase vai poder ouvir a risada do Pateta.

Confira os esqueletos surpreendentes de seus personagens favoritos e divirta-se: [iflscience]

Wile E. Coyote

Wile E. Coyote

Huguinho, Zezinho e Luisinho

Huguinho, Zezinho e Luisinho

Pato Donald

Pato Donald

Pernalonga

Pernalonga

Pernalonga

Pernalonga

Tom e Jerry

Tom e Jerry

Pateta

Pateta

Papa-léguas

Papa-léguas

Félix, o Gato

Félix, o Gato

Piu Piu e Frajola

Piu Piu e Frajola

2 comentários

  • Jefferson Motta:

    Enquanto houver uma criança passando fome na África, a arte deveria ser proibida, deveríamos dedicar nossso tempo a acabar com a miséria no mundo. 🙁

    • Cesar Grossmann:

      Jefferson, tem comida para todas as crianças do mundo, as colheitas no mundo tem quebrado recorde atrás de recorde. A pergunta é, por que essas crianças estão passando fome? A resposta é uma só: política. Não é proibindo a arte que você vai resolver esse problema.

Deixe seu comentário!