A estranha visão dos esqueletos de desenhos animados
Uma das coisas que fazem os desenhos animados serem o que são é que eles desafiam algumas das leis da física e da biologia, estimulando nossa imaginação.
Porém, os desenhos são, ao mesmo tempo, diferentes de nós e muito parecidos conosco. Os artistas são capazes de desenhar até animais de uma forma que é exagerada mas antropomorfizada, a fim de construir a vida em um personagem.
Nós já falamos por aqui sobre como seria o corpo das princesas da Disney se fossem um pouco mais realistas. A anatomia tem algumas diferenças gritantes – nesse caso, particularmente, existe um problema de imposição de padrão de beleza inalcançável que assombra nossa sociedade em praticamente todas as faixas etárias.
Já a ideia desse artista sul-coreano, chamado Lee Hyungkoo, é diferente. O objeto central de sua obra são os cartoons também, mas ele foi por um caminho que passa bem longe da crítica social, sem perder a veia criativa, contudo. Ele representa o que seria a anatomia desses personagens, caso eles fossem de verdade. O resultado de todo esse questionamento é a série de esculturas que você pode apreciar nas fotos abaixo.
A anatomia de desenhos animados
Usando resina, arame, varas de alumínio e técnicas de pintura, Hyungkoo Lee imaginou a estrutura do esqueleto de alguns dos personagens animados mais queridos de todos os tempos. Suas características exageradas foram retratadas com a anatomia real do seu animal representativo, produzindo alguns resultados bastante impressionantes. A exposição “Animatus” foi apresentada no Museu de História Natural de Basel, na Suíça, no verão de 2008.
Ao invés de representar os esqueletos do ponto de vista estritamente científico, o artista colocou uma pincelada de ação em sua obra, dando vida às criações. As cenas incluem o meu preferido Pato Donald caindo do céu enquanto seus sobrinhos olham distraídos para o céu. Você também vai ver o Coiote tentando capturar o Papa-Léguas e quase vai poder ouvir a risada do Pateta.
Confira os esqueletos surpreendentes de seus personagens favoritos e divirta-se: [iflscience]
2 comentários
Enquanto houver uma criança passando fome na África, a arte deveria ser proibida, deveríamos dedicar nossso tempo a acabar com a miséria no mundo. 🙁
Jefferson, tem comida para todas as crianças do mundo, as colheitas no mundo tem quebrado recorde atrás de recorde. A pergunta é, por que essas crianças estão passando fome? A resposta é uma só: política. Não é proibindo a arte que você vai resolver esse problema.