Essa é a primeira rajada de rádio espacial que recebemos em intervalos regulares

Por , em 26.02.2020

Podemos estar mais perto de resolver o mistério das rajadas rápidas de novo: cientistas descobriram o primeiro destes sinais energéticos que se repete em intervalos regulares.

Intervalos regulares

As rajadas rápidas de rádio foram descobertas em 2007.

Enquanto os sinais duram apenas milissegundos, sua energia é imensa – com origens a milhões ou bilhões de anos-luz de distância de nós, o que quer que os tenha criado liberou tanta energia em um milissegundo quanto o sol em 80 anos.

No entanto, estudá-los se mostrou um tema complicado – os sinais pareciam surgir no céu de forma aleatória.

Felizmente, entre 2018 e 2019, os pesquisadores encontraram rajadas de rádio que se repetiam. Isso não necessariamente ajudou a pesquisa, porém, pois alguns sinais pareciam ecoar em intervalos irregulares e muito longos.

Um novo sinal, no entanto, possuía uma propriedade única: se repetia em intervalos regulares.

FRB 180916.J0158 + 65

O sinal repetitivo, chamado de FRB 180916.J0158 + 65, foi descoberto durante uma experiência no telescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), do Canadá.

Ele estava entre os candidatos inicialmente escaneados no céu entre setembro de 2018 e outubro de 2019. Todos sinais detectados dessa fonte pareciam agrupados em um período de quatro dias, e depois silenciados pelos 12 dias seguintes.

Alguns ciclos não produziram rajadas rápidas de rádio, mas aqueles que produziam estavam alinhados com esse período de 16 dias.

Proximidade

Esse sinal é uma descoberta importante por vários motivos – não só por ser consistente, mas também por estar relativamente perto de nós.

Enquanto se origina a meio bilhão de anos-luz da Terra, em uma galáxia chamada SDSS J015800.28+654253.0, é o sinal repetitivo mais próximo já descoberto, o que pode ajudar os cientistas a finalmente desvendar o mistério das rajadas rápidas de rádio. [ExtremeTech]

Deixe seu comentário!