“Estávamos surtando”: Cientistas ficam “boquiabertos” com pegadas detalhadas de dinossauros cobrindo um penhasco no Alasca

Por , em 19.08.2023
A face do penhasco, conhecida como "O Coliseu," no Parque Nacional e Reserva Denali. Sua superfície está coberta por pegadas fossilizadas de dinossauros. (Crédito da imagem: Patrick Druckenmiller)

Cientistas estupefatos fizeram uma descoberta surpreendente a respeito de um penhasco imponente de 20 andares no Alasca. A fachada deste penhasco exibe uma variedade de pegadas fossilizadas pertencentes a inúmeros dinossauros, evocando a ilusão de que essas criaturas desafiaram as forças gravitacionais para percorrer sua superfície. No entanto, o verdadeiro culpado é um processo geológico.

Localizada no Parque Nacional e Reserva Denali, a parede de rocha tem atualmente cerca de 218 pés (66 metros) de altura. Há cerca de 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo tardio, essa superfície rochosa existia como um sedimento lamacento, provavelmente cercando um ponto de água em uma vasta planície alagada. Esse contexto lança luz sobre a diversidade de pegadas de dinossauros presentes na fachada do penhasco. Estas englobam espécimes juvenis e adultos de herbívoros grandes variados, incluindo dinossauros de bico de pato e com chifres, além de criaturas carnívoras como raptores, répteis voadores não aviários e pelo menos um tiranossauro.

Muito depois que os dinossauros haviam gravado suas marcas na região, as pegadas foram elevadas e reposicionadas de lado, desencadeadas pela deformação ascendente do solo como resultado de uma colisão de placas tectônicas. Esse fenômeno é análogo ao enrugamento do capô de um carro durante uma colisão. Essa atividade tectônica contribuiu para a agitação geológica que resultou na formação da Cordilheira do Alasca, estendendo-se por cerca de 600 milhas (966 quilômetros), perto do Parque Nacional Denali, de acordo com o Serviço de Parques Nacionais.

O local recebeu o apelido de “O Coliseu”, em alusão à probabilidade de várias espécies de dinossauros terem convergido à beira d’água. A análise abrangente da equipe desse local foi publicada em 27 de julho no periódico Historical Biology. (Um coliseu é um local que engloba um teatro, estádio ou outro espaço público amplo.)

Esse penhasco constitui um segmento de um grande afloramento rochoso, exigindo uma caminhada extenuante de sete horas a partir da estrada mais próxima. Pesquisadores anteriores haviam identificado anteriormente uma série de pegadas na base do penhasco, mas o mosaico intricado de pegadas acima passou despercebido devido à sobreposição de outros sedimentos. No entanto, quando seus colegas inspecionaram a área, essas pegadas ocultas foram reveladas.

“Quando exploramos a área inicialmente, também não distinguimos muito”, comentou Pat Druckenmiller, coautor do estudo, paleontólogo de vertebrados da Universidade do Alasca em Fairbanks e curador do Museu do Norte da Universidade do Alasca. No entanto, as pegadas ganharam maior visibilidade quando iluminadas por ângulos específicos de luz solar.

“Com a alinhamento perfeito do sol com essas camadas, elas ganham vida”, declarou Dustin Stewart, autor principal do estudo, paleontólogo da Paleo Solutions e ex-aluno da Universidade do Alasca em Fairbanks. “Ficamos todos extremamente surpresos”, acrescentou, “totalmente atônitos”. Uma inspeção mais próxima revelou os detalhes intrincados das pegadas, destacando suas minúcias requintadas, incluindo formas de dedos e texturas de pele.

Além disso, a equipe de pesquisa descobriu mais pegadas que estavam sob aquelas na superfície da rocha. Stewart elucidou: “Não se trata de um único estrato rochoso com impressões; ao invés disso, é uma cronologia que se estende ao longo do tempo.” Embora outras pegadas de dinossauros tenham sido descobertas no Parque Nacional Denali, nenhuma se compara à escala dessa descoberta.

O penhasco também contém vegetação fossilizada, pólen, moluscos e pegadas deixadas por aves que caminhavam. Essas descobertas têm o potencial de contribuir para criar um retrato abrangente do ecossistema de há 70 milhões de anos. Stewart explicou: “Ao juntar essas pistas sutis, podemos reconstruir todo o ambiente antigo.” [LiveScience]