Estudo descobre que um terço dos tubarões está ameaçado de extinção

Por , em 4.11.2010

De acordo com a União Internacional de Preservação da Natureza um terço dos tubarões, raias e mantas da Terra está ameaçado de extinção.

Esses números fazem parte de um estudo da organização que busca fazer um “censo” de todas as espécies de vertebrados na Terra. Em números gerais, o estudo descobriu que um quinto dos vertebrados está ameaçado – e dentro desse grupo estão os tubarões e raias, os peixes cartilaginosos, que, por sua vez, se encontram ainda mais ameaçados.

Há 1,044 espécies conhecidas de tubarões e, dentre essas, 345 se encontram ameaçadas. Algumas espécies de tubarões tiveram suas populações reduzidas pela metade, outras em até 90%.

Os dados também mostram que as reduções mais severas nas populações de peixes cartilaginosos ocorrem nos trópicos, onde a atividade de pesca é mais intensa. Para reduzir essas ameaças alarmantes, várias ações devem ser tomadas, incluindo proteção de habitat, controle do comércio de peixes, campanhas educativas e adoção de novas leis para regulamentar a pesca. [Our Amazing Planet]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Aloizio de Souza Fagundes:

    Bom ja estamos destruindo a terra mesmo, que tal envadir os mares ai acaba tudo de vez, não é isso que o capitalismo quer?

  • moizés:

    Pô, e eu gostava tanto de uma raia cozida com pimentão e cebola…

    Em prol da ecologia vou abrir mão desse prazer…

Deixe seu comentário!