Foto espacial: uma incrível colisão de galáxias

Por , em 16.11.2010

Olhe bem para essa foto – ela pode indicar o que sobrará da nossa Via Láctea daqui a alguns bilhões de anos, se ela colidir com a Galáxia Andrômeda, como alguns cientistas acham que irá acontecer. A foto retrata NGC 7252, uma verdadeira bagunça de estrelas criada em uma colisão entre duas grandes galáxias.

A colisão irá durar mais alguns milhões de anos e foi capturada no seu estágio atual na foto acima. Seu apelido é “átomo”, pela forma que lembra um átomo com algumas camadas de elétrons o circulando.

A NGC 7252 tem um comprimento de 600 mil anos luz de está a 220 milhões de anos luz de distância de nós, na direção da constelação de Aquário.

E se você ficou preocupado com a colisão entre a Via Láctea e Andrômeda, fique tranqüilo – ainda não há certeza sobre ela, já que ninguém conseguiu estimar a velocidade da nossa galáxia vizinha. [Nasa]

• WalterZ:

Ora, temos um bom grau de certeza que esse encontro ocorrerá!! Mas quando ocorrer nem vamos notar!! Na verdae não será uma colisao, mas uma fusão de galáxias.

A proósito, a Via Làctea é o resultado de várias colisões de antigas galáxias. E algumas dessas colisões estão ainda estão em curso neste momento.