Fotos alarmantes mostram calota polar diminuindo 15% por década
No Polo Norte existe uma camada de gelo flutuante, um monstruoso iceberg, por assim dizer, chamado de capa polar. Parte desta capa derrete no verão e congela no inverno, chamada de gelo sazonal, e é mais fina. A camada mais grossa, chamada de gelo multi-ano, costuma sobreviver ao verão, quando o gelo sazonal derrete novamente. A camada de gelo multi-ano normalmente é recomposta por gelo que sobrevive ao verão, e o gelo que sobrevive a um verão, mais o gelo que sobreviveu a mais anos, é chamado de gelo perene.
Resumindo, o gelo multi-anual é todo perene, mas nem todo gelo perene é multi-anual, já que pode ter apenas um ano.
Além disso, ainda existe uma outra medida que os cientistas fazem, que é a “área” de gelo multi-ano, que é uma área que compreende apenas o trecho central de gelo, sem nenhum trecho de mar dentro dele.
Examinando as imagens da capa polar, Joey Comiso, cientista da NASA, descobriu que o gelo multi-ano está derretendo a uma taxa de 15% a cada década. A comparação da camada polar de gelo de 1980 com a de 2012 mostra uma redução enorme de tamanho. Uma animação com as medições do tamanho desta calota de gelo mostra que ela tem aumentado e diminuído sempre, mas que ultimamente o gelo não tem se recuperado completamente no inverno, e parte da camada de gelo perene está derretendo no verão.
O tamanho mínimo da área de gelo multi-ano foi atingida em 2008, e recuperou-se parcialmente nos três anos seguintes, mas agora está novamente diminuindo rapidamente, enquanto o inverno de 2012 registra a segunda menor extensão de gelo multi-ano já vista.
A animação da NASA mostra como a extensão e a área de gelo multi-ano alterou-se nos últimos 30 anos, e serviu para detectar um ciclo de 9 anos de crescimento e decrescimento, que pode explicar o crescimento na camada de gelo depois de 2008. Clique aqui para ver o vídeo.
[DailyMail,NASA]
5 comentários
Bem lembrado. Eu me surpreendi com o número de vezes que vi isso por aí.
Tem uns que até aceitam o fato, mas dizem que não é influência do homem e não podemos fazer nada. Lembrando do mundo de 100 anos atrás (início do séc XX) e o de hoje, fica difícil de acreditar que não temos nada a ver com isso…
(era pra postar sob a idéia do Dinho01!)
E depois ainda tem cientista dizendo que o aquecimento global é um exagero dos “aquecimentistas”.
Este professor tem alguns argumentos interessantes, inclusive assisti este programa.
http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk
Sim, o sol, uma bola de fogo trocentas vezes maior que o nosso planeta estar no seu maior período de atividade em algumas dezenas de milhares de anos não deve ter nada a ver com isso.
Deve ser o fusca do vizinho…