Gato de Schrӧdinger é domado e pode ser usado em um novo tipo de computador quântico

Por , em 22.01.2015

Cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido) domaram o gato de Schrӧdinger, um dos fenômenos físicos mais paradoxais, em sua busca para desenvolver uma nova geração de máquinas – os computadores quânticos – capaz de revolucionar a forma como resolvemos problemas da ciência moderna.

A natureza estranha e misteriosa da mecânica quântica é frequentemente ilustrada com o experimento de pensamento conhecido como gato de Schrӧdinger, em que um gato está, teoricamente, morto e vivo ao mesmo tempo.

Os físicos de Sussex conseguiram criar um tipo especial de gato de Schrӧdinger usando uma nova tecnologia baseada em íons aprisionados (átomos com carga) e radiação de micro-ondas.

Esses íons existem em dois estados simultaneamente, através da criação de “emaranhamento“, um efeito físico que desafia o próprio tecido da realidade.

Íons aprisionados podem ser o material perfeito para a construção de um novo tipo de computador capaz de resolver certos problemas com velocidades sem precedentes.

Tradicionalmente, lasers têm sido utilizados para conduzir processos quânticos em supercomputadores rápidos. Mas milhões de raios estáveis teriam de ser cuidadosamente alinhados a fim de trabalharem com o elevado número de íons necessários para codificar uma quantidade de dados útil.

Seria muito mais fácil construir um computador quântico que utiliza a radiação de micro-ondas em vez de lasers porque, assim como em um micro-ondas de cozinha, a radiação é facilmente transmitida por uma grande área usando tecnologia bem desenvolvida e estável.

A capacidade de criar e controlar um gato de um Schrӧdinger de íons usando radiação de micro-ondas constitui um passo significativo para tornar realidade um computador quântico de grande escala.

A equipe de Sussex trabalhou por mais de dois anos para desenvolver esta tecnologia capaz de simplificar significativamente a engenharia necessária para construir um computador quântico real. Segundo os pesquisadores, essa conquista abre toda uma gama de oportunidades para realizar novas tecnologias quânticas. [Phys]