Juventude de Vênus: Como impactos de asteroides e cometas moldaram o planeta

Por , em 25.07.2023

Um estudo recente sugere que a aparência jovem de Vênus pode ser resultado de um intenso bombardeio de asteroides e cometas, cujos impactos de alta energia superaqueceram o interior do planeta.

Na ciência planetária, a idade da superfície de um planeta é estimada contando o número de crateras presentes. Quanto mais crateras houver, mais antiga a superfície deve ser, pois leva tempo para que esses impactos ocorram e se acumulem.

Ao contrário da Terra, que possui relativamente poucas crateras visíveis devido à renovação constante da superfície por meio das placas tectônicas, Vênus também tem poucas crateras visíveis. Sua superfície é estimada em menos de um bilhão de anos, mas sem placas tectônicas, não pode se renovar da mesma forma que a Terra ao longo do tempo geológico.

No entanto, Vênus possui uma abundância de vulcões, com mais de 80.000 identificados. Esses vulcões consistem principalmente em aberturas por onde a lava se infiltra, contribuindo para a aparência mais jovem do planeta. O fluxo gradual de lava pode preencher crateras e criar a ilusão de uma superfície mais jovem, apesar da idade real de Vênus, que é de aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Na Terra, a atividade vulcânica é impulsionada pelas placas tectônicas, mas o mecanismo por trás da atividade vulcânica em Vênus tem sido um enigma devido à falta de placas tectônicas. Uma das hipóteses sugeria que Vênus experimentava vulcanismo periódico e cataclísmico a cada 500 milhões de anos, à medida que o calor se acumulava sob sua crosta espessa e estagnada. No entanto, detalhes sobre o processo permaneciam obscuros.

Pesquisadores liderados por Simone Marchi, do Southwest Research Institute, propuseram outra explicação plausível com base na comparação das histórias de impacto da Terra e de Vênus. Descobriu-se que Vênus suportou impactos mais energéticos de asteroides e cometas, com velocidades de impacto mais altas levando à fusão de uma parte substancial do manto de Vênus, cerca de 82%.

Essa energia excessiva superaqueceu o interior de Vênus e sustentou bilhões de anos de atividade vulcânica, conforme indicado pela pesquisa.

Embora essa hipótese seja interessante, as próximas missões a Vênus podem fornecer evidências para apoiá-la. A missão EnVision da Agência Espacial Europeia, programada para o início dos anos 2030, e o orbitador VERITAS da NASA, embora adiado devido a restrições orçamentárias, têm como objetivo estudar a superfície de Vênus e sua atividade geológica em subsuperfície. Outra missão chamada DAVINCI, com lançamento previsto para 2029, estudará a atmosfera densa de Vênus e pode ajudar a confirmar ou refutar a presença de fosfina, uma possível biossinal que tem sido alvo de polêmicas.

Com o crescente interesse em Vênus, essas novas descobertas têm o potencial de complementar os dados das missões futuras e contribuir para uma melhor compreensão da história do planeta.

Vênus, o planeta vizinho da Terra, esconde mistérios sobre sua superfície jovem e vulcanismo ativo. Novas pesquisas indicam que impactos poderosos de asteroides e cometas superaqueceram seu interior, impulsionando bilhões de anos de atividade vulcânica. Futuras missões espaciais prometem revelar mais sobre os segredos do planeta enigmático. [Space]