Medicamento que ‘mima’ o exercício: Nova esperança contra a obesidade

Por , em 4.10.2023

Pesquisadores nos Estados Unidos desenvolveram um novo medicamento que induz a atividade muscular de forma semelhante ao exercício físico, resultando na redução da massa de gordura em camundongos obesos. Este medicamento se enquadra na categoria de miméticos do exercício, que visa replicar os benefícios da atividade física sem a necessidade de esforço. Embora isso pareça promissor, é importante destacar que testes extensivos são necessários para compreender completamente seus riscos e vantagens.

O candidato a medicamento ativa receptores encontrados em tecidos de alta demanda de energia, como os músculos, resultando em efeitos semelhantes aos observados com o exercício aeróbico em camundongos. Em vez de suprimir o apetite como o Ozempic, este medicamento faz com que os animais queimem mais energia, mesmo em repouso, e melhora sua capacidade de exercício.

Thomas Burris, pesquisador de farmacologia da Universidade da Flórida e autor sênior do estudo, explica que o composto instrui os músculos esqueléticos a passarem por mudanças semelhantes às observadas no treinamento de resistência. Tipicamente, os músculos queimam glicose durante explosões curtas de exercício e mudam para ácidos graxos durante sessões aeróbicas mais longas, como corridas. A administração do medicamento aos camundongos fez com que seu metabolismo se voltasse para o uso de ácidos graxos, imitando os efeitos do jejum ou do exercício.

Pesquisas anteriores realizadas por Burris e sua equipe demonstraram que seu composto, SLU-PP-332, aumentou um tipo específico de fibra muscular em camundongos, melhorando sua resistência. Neste novo estudo, os pesquisadores aprofundaram os efeitos do medicamento no metabolismo muscular, examinando os combustíveis usados pelos músculos dos animais, bem como mudanças no peso, tolerância à glicose e reservas de gordura.

Eles observaram que, dentro de duas horas após a administração do composto, os músculos dos camundongos começaram a queimar mais gorduras, semelhante aos efeitos do exercício prolongado. Após um mês de tratamento, os camundongos de peso normal mantiveram seu peso, apesar de consumirem a mesma quantidade de comida e não apresentarem aumento na atividade física. No entanto, sua massa de gordura diminuiu significativamente com o tratamento com SLU-PP-332.

Camundongos obesos submetidos ao medicamento por 28 dias não apenas experimentaram uma redução na massa de gordura, mas também uma perda média de peso de aproximadamente 12%. Essa perda de peso ocorreu mesmo quando os camundongos estavam em repouso, indicando um aumento no gasto energético.

Os pesquisadores sugerem que compostos como SLU-PP-332 podem ser potencialmente úteis no tratamento de condições como diabetes tipo 2 e obesidade, onde o exercício é frequentemente recomendado. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente o impacto do medicamento na tolerância à glicose e na sensibilidade à insulina, fatores cruciais em doenças metabólicas.

Embora o medicamento não tenha alterado significativamente a massa muscular magra dos animais, os pesquisadores esperam que ele possa ajudar a prevenir a perda de músculos em pessoas mais velhas.

É importante ressaltar que a atividade física proporciona uma ampla gama de benefícios além do que qualquer medicamento pode oferecer, incluindo melhora no humor, fortalecimento dos ossos, sono melhor e redução do estresse, benefícios que não podem ser quantificados apenas pelas mudanças na balança do banheiro. [Science Alert]