Não, suas unhas e seus cabelos não continuam crescendo depois que você morre

Por , em 29.09.2014

Já ouviu aquela história meio mórbida que seu cabelo e suas unhas continuam crescendo depois que você morre? Bem, isso não é verdade. Pode parecer que as unhas de uma pessoa morta ainda estão crescendo, mas isso só acontece porque o corpo está secando.

A retração da pele ao redor da unha faz com que pareça que elas estão crescendo. Um processo semelhante acontece com o cabelo.

Células morrem em velocidades diferentes. Depois que o coração para de bater, o fornecimento de oxigênio para o cérebro é interrompido. Sem armazenar glicose, as células nervosas morrem dentro de 3 a 7 minutos.

Cirurgiões devem remover os rins, fígados e corações de doadores dentro de trinta minutos depois da morte e colocá-los em recipientes dentro de seis horas. As células da pele, entretanto, têm mais tempo de vida. Enxertos ainda podem ser bem sucedidos se feitos até 12 horas após a morte.

Unhas crescem a uma média de 0,1 milímetros por dia, uma taxa que diminui à medida que envelhecemos. Uma camada de tecido por baixo da base da unha chamada matriz germinal é responsável pela produção da maior parte das células que formam a parte mais recente de crescimento das unhas. As novas células empurram as mais velhas para a frente, fazendo com que a unha pareça alongar a partir da ponta. Para que tudo isso aconteça, no entanto, novas células precisam ser produzidas, e isso não pode acontecer sem glicose. A morte põe fim à oferta de glicose, e, portanto, para o crescimento da unha.

Já cada cabelo fica dentro de um folículo que impulsiona seu crescimento. Na base do folículo está a matriz, um grupo de células que se dividem para a produção de novas células que formam mais fios de cabelo. Estas células dividem-se rapidamente, mas apenas quando alimentadas com energia. Isto vem a partir da queima de glicose, o que requer a presença de oxigênio. Uma vez que o coração deixa de bombear oxigênio ao redor do corpo no sangue, o fornecimento de energia se esgota, e assim faz a divisão celular que impulsiona o crescimento do cabelo.

Em resumo: impossível que cabelo e unhas continuem crescendo após a morte, eles só parecem ter crescido porque a pele encolheu. [Gizmodo, BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!