Vídeo: veja uma abelha-rainha “mandando ver” em pleno voo

Por , em 16.09.2013

A ideia de copular enquanto se desloca (e, ainda por cima, sem qualquer privacidade) pelo visto não é tão estranha para as abelhas, como você pode ver no vídeo a seguir, um trecho do filme More Than Honey (“Mais do que Mel”).

Para conseguir essas imagens em close (fruto de 105 horas de filmagem), os autores do projeto contaram com a ajuda de um “espião de abelhas”, que monitorou 15 colônias para poder antecipar “eventos importantes” (como polinização, produção de mel, etc). Nessas ocasiões, a colmeia era transportada para um estúdio especial, na Áustria, para que as cenas pudessem ser devidamente gravadas.

De acordo com o diretor Markus Imhoff, captar o acasalamento da rainha foi a parte mais desafiadora. “Passamos dias atraindo zangões com feromônios da abelha-rainha”, conta. “Seu voo de acasalamento, que durou 36 segundos, exigiu mais de dez dias [de trabalho]”.

ku-xlarge

Colmeias em risco

Na última década, grande parte da população (mais da metade dos 2,4 milhões de colônias) de abelhas dos Estados Unidos morreu sem explicação aparente – um fato especialmente preocupante, já que abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 80% das plantas do mundo. As razões por trás dessa morte em massa ainda estão sob investigação. [Gizmodo, PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • VALDEMIR:

    Realmente incrível! O mais incrível é o macho morrer depois de fazer o serviço! São uns heróis!

  • Emerson Costa:

    Não consigo entender como conseguem filmar dessa forma… PASSA A IMPRESSÃO de ser computação gráfica…

  • Allan Keyroz:

    Muitooo Bom! Lol

Deixe seu comentário!