Norueguês atravessa a Grande Muralha da China

Por , em 24.02.2011

O sonho do norueguês Robert Loken, 42 anos, era atravessar a Grande Muralha da China. Não importa se ele seria o primeiro a atingir esse objetivo, ou o mais rápido a cruzar toda a distância.

Agora, depois de 601 dias e 6.000 quilômetros, ele teve seu sonho realizado. Robert vendeu sua casa, largou seu emprego e iniciou sua viagem com nada mais além da coragem e da ambição de conquistar a Grande Muralha.

Sua jornada começou em abril, em Jiayuguan, na província de Gansu, o ponto mais ocidental da Muralha, e terminou em 2 de dezembro, no ponto mais oriental, em Liaoning, província de Dandong.

Todo esse tempo, Robert teve de enfrentar temperaturas entre menos 22 graus Celsius e 40 graus Celsius, mas admite que foi como ele imaginava que seria. Definitivamente, ele passou por alguns momentos difíceis, para dizer o mínimo: um deles foi quando Robert apagou por duas horas devido à febre alta, enquanto atravessava a nevascas a província de Shanxi. Felizmente, ele não perdeu a consciência, ou teria congelado até a morte na neve.

Ele também teve de lidar com a desidratação, escorpiões debaixo de sua tenda, cobras e cães selvagens a persegui-lo, mas nunca pensou em desistir. O isolamento também não foi um grande problema. Embora Robert estivesse fisicamente sozinho, sempre considerou a Muralha como sendo sua companheira. Quando ia a alguma cidade pegar alimentos ou relaxar, cumprimentava a Grande Muralha como um amigo quando voltava. Segundo ele, manter um blog também foi muito útil e inspirador.

A experiência não foi somente o cumprimento do seu sonho, mas uma chance de um enriquecimento espiritual através das pessoas que conheceu ao longo do caminho, muitos dos quais alegremente o receberam em suas casas.

Porém, Robert diz que, depois de quase dois anos de viagem, retorna feliz para casa. Ele ficou cansado de todas as experiências e de estar em movimento por um tempo tão longo. Segundo ele, não é a incerteza da vida, mas sim a constante mudança. Quando acordava de manhã, não sabia quem iria encontrar, o que iria ver ou experimentar, e onde ia dormir naquela noite. Ainda assim, valeu a pena.

[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

18 comentários

  • ruy:

    adimiro a coragem e perseveranca desse noruegures, e confesso q sempre foi meu sonho fazer o msmo nao importa se serei o segundo ou terceiro, mas estou planeijando o msmo que ele.
    moro no japao e estou com planos d dar a volta ao mundo andando ou de bike, a muralha da china vai ser um dos caminhos q irei percorrer farei o msmo q ele porem comecarei ao contrario da parte oriental para ocidental, sera pior creio eu por causa q a parte ocidental eh deserto, mas estou ciente disto, e tb estou procurando companhia alguem se interessa???
    meu email para contato caso alguem tenha a mesma ambicao q a minha

  • vaelsom taveira ferraz:

    Objetivo

    Achei magnífica a façanha deste Noruegues, pois teve este

    objetivo em mente e conseguiu realizá-lo. Espero que es –

    creva um livro a respeito desta “Viajem” e consiga nova –

    mente reaver sua casa.

  • Flor de Lys:

    Admiro pessoas que tem condições físicas e financeiras e se lançam em uma aventura como essa…com certeza, nenhum livro ou foto conseguirá captar toda a experiência vivida por este homem, que ficará gravada em sua memória pra sempre.

  • laender:

    quantos quilos será que ele perdeu?

  • Carlos:

    Reginaldo

    se vc só quer noticias totalmente cientificas, vá para outro site, toda noticia agora o senhor esta comentando que não é nada de cientifico.

    e aonde que vc viu que o hypescience.com é um site apenas com informações cientificas??

    vá pastar!

  • .:

    Eu estou emocionado com esse feito.

  • Artur:

    Porra tem gente que merece levar aquela trollada por seu comentário. Êta comentariozinho mais chato o desse Reginaldo…

    “reginaldo / 24.02.2011
    Extremamente cientifico…???!!!”

    Isso aqui é um site sobre temas variados, ao modo da Superinteressante. Aliás só um cego tipo o Einstein ai não vê quais as áreas da ciência que uma viagem como essa abarcou.

  • paulo:

    “Porém, Robert diz que, depois de quase dois anos de viagem, retorna feliz para casa” Que casa? ele vendeu…….

  • Pedro:

    Será que outros tentaram e pereceram no caminho? Caso sim, muito além de sonhador, ele é alguém bem preparado e prevenido, isso sim!

  • reginaldo:

    Extremamente cientifico…???!!!

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    O cara vendeu a casa e largou o emprego, será que está ganhando alguma grana por atravessar a grande muralha?

  • Andrew:

    “Robert apagou por duas horas devido à febre alta, enquanto atravessava a nevascas a província de Shanxi. Felizmente, ele não perdeu a consciência, ou teria congelado até a morte na neve.”

    Entendi errado ou está meio contraditório isso? Se ele “apagou” não seria o mesmo que perder a consciência?

  • ANILSON MARTINS:

    Quem me dera ter tal coragem de realizar tal façanha ! Tem dias que ao sonhar em “atravessar a rua” ja me da receio, imaginem ir de encontro ao desconhecido e ter largado todo “um porto seguro” que o cara tinha em sua vida ! Posso dizer, isto sim, isto é viver !

  • criancinha:

    Gente, ele só tinha perdido a carteira, foi procurar…

  • Lindberg:

    Ano passado andei alguns poucos quilometros na Muralha da China. E cansei bastante. Como foi feita para defesa, ela acompanha todo o relevo do tereeno,passando por cima dos picos das elevações. Não é para qualquer um. Imagino o tamanho do desafio que esse Loken Norueguês enfrentou. Parabéns.

  • Luís Hideo:

    Meus parabéns a esse homem!!! Foi uma corrida atrás de um sonho, um desejo, e não uma obsessão, como infelizmente muitos confundem.
    Isso prova que somos capazes de chegarmos ao nosso objetivo sem ferir ou prejudicar ninguém.

  • Ulisses:

    Isso é a mais pura demonstração de que quando a gente tem um sonho,não existe barreiras e obstáculos que possam nos impedir de conquistá-lo!Serve de estímulo para lutar pelos nossos desejos de realização.

  • Kevin:

    muito legal, ter um sonho e ir atrás dele!

Deixe seu comentário!