Nós somos todos feitos de estrelas

Por , em 18.11.2010

Desde programas de televisão até músicas que carregam essa ideia, a teoria de que todos nós somos feitos de estrelas se torna cada vez mais popular.

Em 1980, o astrônomo Carl Sagan narrou uma série televisiva de 13 episódios na qual explicou muitos temas relacionados com a ciência, como a história da Terra, a evolução, e a origem da vida e do sistema solar.

Uma declaração desse astrônomo mexeu com o público. Segundo ele, algumas partes do nosso ser mostram de onde viemos. Ele dizia que “nós somos feitos de matéria estelar”. Com isso, ele resumiu o fato de que os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio em nossos corpos, assim como os átomos de todos os outros elementos pesados, foram criados em gerações anteriores de estrelas há mais de 4,5 bilhões de anos.

Como todos os seres humanos e os outros animais – assim como a maioria da matéria na Terra – contêm esses elementos, sim, nós somos literalmente feitos de matéria estelar. Todo o carbono que contém matéria orgânica foi produzido originalmente nas estrelas.

No começo, o universo era feito de hidrogênio e hélio. O carbono foi feito posteriormente, durante bilhões de anos.

Quando se esgotava o suprimento de hidrogênio de uma estrela, ela morria em uma explosão violenta, chamada de nova. A explosão de uma estrela massiva, chamada supernova, pode ser bilhões de vezes mais brilhante que o sol. Essa explosão estelar lança uma grande nuvem de poeira e gás para o espaço.

Uma supernova atinge seu brilho máximo alguns dias depois de ter explodido. Nesse momento, ela pode ofuscar uma galáxia inteira de estrelas. Em seguida, ela brilha intensamente por diversas semanas antes de desaparecer gradualmente de vista.

O material da supernova, eventualmente, se dispersa por todo o espaço interestelar. As estrelas mais velhas são quase exclusivamente constituídas de hidrogênio e hélio. Posteriormente, outras estrelas mandaram oxigênio e outros elementos pesados ao universo.

Assim, segundo os astrônomos, toda a vida na Terra e os átomos em nossos corpos foram criados do resto de estrelas, agora mortas há muito tempo. Elas produzem elementos pesados, e mais tarde ejetam gases para o meio estelar para que eles possam fazer parte de outras estrelas e planetas – e pessoas. [Lifeslittlemysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

41 comentários

  • luysylva:

    isso tem haver com o calor, vida é calor, calor gera vida, frio gera morte, frio é morte! luz ilumina a vida, escuro a escurece!

  • Alberto Campos:

    Não seria mais correto dizer que somos feitos de átomos, como tudo no universo? Aliás tudo é feito de energia. Matéria é uma concentração de energia. A energia elétromagnética, que sempre existiu (diz a física), gerou o nosso universo e portanto nós.

  • eder:

    Somos os únicos a pensar no porque estamos aqui, ou porque existimos e para onde vamos, e também porque temos a consciência de nossa própria existência. Quando pensamos que estamos sozinhos no universo, nossa vida pode parecer tão obscura quanto o firmamento. Não importa no que cremos, o homem tenta buscar respostas para sua origem, na religião tudo parece ser mais simples, mas percebam que eles vivem com um sentido para a vida! E os cientistas buscam resposta no universo para nossa origem e especulam de todos os modos se ha vida fora da terra! Estamos todos no mesmo “barco”, sentimos a NECESSIDADE de ter um sentido para vivermos. E parece que não fomos feitos para simplesmente ouvimos que surgimos por acaso, e quando se fala isso parece ate que a vida não tem sentido.PARECE QUE TUDO QUE FOI FALADO PELA CIÊNCIA E ATE MESMO PELA RELIGIÃO, TENTA EXPLICAR Como CHEGAMOS AQUI, MAS NÃO O MAIS IMPORTANTE, O Porque ESTAMOS AQUI!

  • magoado:

    Tu és um grande bacataré…

  • Joel Aleixo:

    Só vamos compreender o Universo lá fora quando começarmos a nos entender lá dentro. Não sabemos nem quem somos, não conseguimos nem curar o câncer ou mesmo uma enxaqueca. Um terço da população mundial sofre de rinite alérgica sem ao menos esperança de cura. Ainda mijamos e cagamos 90% do que comemos. Para cada célula humana temos 10 bichos que andam pelo corpo. Discutir o universo neste caso é como querer que um beija flor se sinta uma águia.

    • Jean Marcel:

      Interessante essa analogia que vc fes mas creio que seria mais correto,quão nocivo esta sendo a forma de vida que vivemos

  • Alberto Campos:

    José Pereira de Moraes
    Olhando rapidamente parece que você tem razão, mas as partes do papel cortados só podem coincidir numa determinada posição e não é bem assim que as coisa funcionam. Uma substância química combina com outra em qualquer posição que a encontre, o que facilita bastante. Realmente a vida é o mais difícil de se entender. A física em parceria com a química, terá que quebrar muito a cabeça, mas acredito que já estamos mais próximos da verdade. O que não pode acontecer é desistirmos de pesquisar e colocar isto na mão de uma divindade. Aí cria-se um dilema: Como foi criada esta divindade, se não tem corpo, cérebro, circulação sanguínea, etc. para ser possível raciocinar e corpo, para ser possível fazer alguma coisa (Só usando mágica). Alem de explicarmos quem a criou e quem criou este criador, etc. tudo tem um início. Assim fica bem mais complicado de se entender.

  • José Pereira de Moraes:

    Há vários gênios comentando aqui, mas, temos de lembrar que a Ciência ainda não conseguiu explicar como da matéria inanimada gerou a vida. Não podemos pensar apenas em loteria e fruto do acaso quando falamos do Universo. Tudo ainda é um grande mistério. Acho que não é certo pensar nem que uma moloécula de DNA seja fruto do acaso, quanto mais do Cosmos. Rasgue uma folha de papel em duas partes e depois começe a jogá-la no chão muitas vezes, até que as duas partes, por acaso, se unam. Você que acredita no acaso deveria tentar esse feito.

  • Gustavo Herminio:

    Eh surprendente a capacidade da ciencia descobrir como somos partes das tranformacoes do
    universo, agora pra que tudo exista alguem teve que criar, eh ai onde entra Deus, quanto mais a ciencia avanca mais vemos a grandiosidade de Deus ter criado o universo e te nos dado inteligencia pra o compreender

  • Campos:

    Não concordo com isto. Se voltarmos a origem de tudo, chegaremos a conclusão que somos feitos de energia. A energia eletromagnética não pode ser criada nem destruída, apenas transformada (diz a física). Portanto sempre existiu. Foi esta energia que se transformou em matéria (E=MC2 donde M=E/C2). Como? veja o blog: “Olhando o Universo”.

    • Jardel:

      Campos, você está completamente certo sobre sermos feitos de energia. Só que o artigo diz que temos nossa origem nas estrelas. Estrelas são obviamente feitas de energia. Afinal de contas, onde está a incosistência apontada por você? E o que esta equação tem a ver? Ela se refere a relação de ordem de grandeza na conversão entre energia cinética e massa. Mas no que ela ajuda no seu argumento?

  • vicente:

    As estrelas estão sempre olhando para nós xD

  • vicente:

    o unico espanto que eu tenho não é sobre o fato de onde viemos, mas porque temos a capacidade de raciocinar e alterar o meio.

  • Eu:

    Então sera q brilho O.o

  • evaldo flamarion de alvarenga:

    olá, MIlton Jr !O seu comentário é perfeito !!! Só que num nivel bastante primário, sufucientes para os hebreus dos
    tempos biblicos. Agora me diga : de onde vem o pó de que
    somos formados??? leia o comentário do cesar, ele explica bem como funciona a lei de DEUS!!!
    Abraços,
    Evaldo

  • Milton Jr:

    Nós fomos feito do pó e ao pó voltaremos!

  • flavio ciência:

    ai balacobaco voce deve ser algum papa ostia ou coroinha puxa saco de algum padre pois falar umas idiotices desta natureza nos mostra que voce nao entende de nada mesmo não sabe nem a hora que esta com fome.

  • Jack Jones:

    This is a great article. Makes sense that we came from the stars.

  • Z3hr0_C00l:

    Carl Sagan ja dizia isso há muito tempo!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Simplesmente: Sensacional!

  • Zé:

    We are all made of Stars – Moby

  • António Barras:

    Caro génio Louco, pela sua resposta não sei se concorda ou discorda do meu ponto de vista, uma coisa é certa, somos menos que um grão de areia numa paraia em relação ao Cosmos, tire daí conclusões! Um bom fim-de-semana!

  • Dagoberto:

    não não não, estão todos enganados,
    Fomos criados ao sétimo dia de criação, viemos do barro,
    e a mulher veio de um pedaço de nossa costela. Aff…
    cientistas…. sempre se achando dono da razão com essas teorias fantasiosas.

  • Cesar:

    Não são apenas os astrônomos, os físicos também. O nome do processo é “nucleossíntese estelar”. Basicamente é o mesmo processo que acontece em uma bomba de fusão nuclear: a pressão e temperatura altíssimas provocam a fusão de átomos de hidrogênio em átomos de hélio. É este processo que acontece no interior do nosso Sol e é de onde ele tira sua energia para brilhar durante bilhões de anos (estima-se que ele tem 5 bilhões de anos de idade, e vá continuar brilhando por mais alguns bilhões de anos). Se a estrela for maior, vai ter outros processos de nucleossíntese acontecendo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nucleoss%C3%ADntese_estelar

  • Danibyo:

    Uma grande prova que nós somos filhos das estrelas! Tudo o que nós consumimos contem depósitos de energia para o nosso corpo! Ferro para o nosso sangue, cálcio para nossos ossos e dentes! Para mim na natureza toda matéria ocupa lugar e espaço
    no Cosmos…que é a lei que rege o caos dentro da ordem do Universo!!! As plantas absorvem o calor do Sol e armazenam a energia do mesmo através da fotosíntese…que por outro lado alimentam nós e os animais na Terra! O Sol nos dá seu calor e sintetiza a vitamina D em nosso organismo…isso sem dúvida nenhuma é algo fantástico e maravilhoso! Todos dependemos da natureza e somos filhos dela…tudo que somos um dia irá retornar para a natureza para ser reciclado porque na natureza nada se perde, mas tudo se transforma!!! Parabéns pelo belo site e também pelos posts de qualidade!

    • vicente:

      você está equivocado

  • Farofa:

    Se não me engano eu já vi esse documentario, no final do 3º ano, um professor de fisica que passou, nós assistimos o documentario inteiro, foram 3 aulas dele e mais umas 2 de outros professores que cederam a aula,

    quando eu vi isso no documentario eu fiquei tão empolgado com a ideia que acabei perdendo o resto do documentario, sem brincadeira eu fiquei pensando umas duas horas sobre ter origem em materia estelar, que depois acabei pedindo emprestado pera meu professor para poder assistir com calma, pois na escola, sempre tem um pessoal que fica zoneando na sala

  • Carlos:

    ESSE ANTONIO BARRAS É UM GENIO

  • gênio Louco:

    Mim conte outra novidade, António Barras.

  • António Barras:

    Eu defendo que toda a matéria que constitui o ser humano vai integrar-se em algo, ou seja: o ser humano desaparece com a forma humana, mas os elementos vão ser integrados noutros sistemas.Nada desaparece apenas é integrado.Isto sucede com toda a matéria!Seja de estrelas, planetas ou seres vivos!

  • Balacobaco:

    não não não, estão todos enganados,
    Fomos criados ao sétimo dia de criação, viemos do barro,
    e a mulher veio de um pedaço de nossa costela. Aff…
    cientistas…. sempre se achando dono da razão com essas teorias fasntasiosas.

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Isso explica o motivo de algumas pessoas brilharem a noite e eu achava que eram simples vagalumes, que acendem e apagam o rabinho…

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Sim somos feito de poeira das estrelas e o mais impressionante é que elas geraram vida. Como é possível? e ainda pior (ou melhor) é que geraram a inteligência. Isto é realmente as três maravilhas do universo: a criação do universo, da vida e da inteligência. Para mim as coisas mais importantes são o universo e a raça humana. O que seria um sem o outro, absolutamente nada. O mais triste é saber que raça humana vai ser destruída e não existe como salvar esta catastrofe. Neste caso voltaremos ao “zero”. Quem vai compreender e admirar esta maravilha que é o universo. Acreditar que existe outra raça inteligente no cosmo, é pura especulação. O certo é que somos os únicos.

    • Moniere Matias:

      Eu acho que o universo ficaria muito bem sem nós. Aliás bem melhor.

      Agora quanto a sermos os únicos…

      Trecho de uma palestra de Mário Sérgio Cortella(de 2007):
      “A nossa espécie é uma espécie entre as outras 3 bilhões de espécies já classificadas, que vive em um planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre outras 100 bilhões de estrelas compondo uma galáxia entre outros 200 bilhões de galáxias em um dos universos possíveis e que vai desaparecer. Essa espécie em 2007 que é o ano que nós estamos tem 6 bilhões e 400 milhões de indivíduos, um deles é você! Quem és tu? Tu és 1 indivíduo entre outros 6.400.000.000 de indivíduos compondo uma espécie entre outras 3.000.000.000 de espécies já classificadas que vive em um planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre outras 100.000.000.000 de estrelas compondo uma galáxia entre outros 200.000.000.000 de galáxias em um dos universos possíveis e que vai desaparecer.”

      Então quem somos nós pra achar que somos os únicos nessa infinidade de gálaxias e universos? Sinceramente não consigo ser tão presunçosa pra acreditar que somos tão importantes assim!
      “Tu és o vice-treco do sub-troço.”

      Quem não viu e se interessa assista a palestra:
      http://youtu.be/0YGB5u2u8kA

  • big bang:

    Eu me lembro do Carl Sagan na serie Cosmos, foi o q me fez ficar fascinado por astronomia, apesar de não conhecer absolutamente nada alem do q leio aqui e ali. E fascinante e não e teoria, somos feitos de átomos, e esses átomos foram originados do espaço. Como disse Lavoisier, “nada se cria nada se perde, tudo se transforma.”

  • Lucas:

    é muito impressionante dizer que somos feitos de estrelas que estão tão longe, ou estavam tão longe, que é aí que fica a beleza da coisa. [2]

    pensei exatamente a mesma coisa, gostaria de saber de quantas estrelas provém os átomos do meu corpo e onde elas ficavam ahhahaha

  • eduardo:

    Já dizia gzuis: “Do pó viemos… ao pó retornaremos”… só q ele eskeceu de dizer q é pó de estrela…. kkkkkkk

  • Jéssica Rodrigues:

    Lendo este artigo, faz muito sentido. Mas relacionando com outras possiveis origens da vida, realmente essa é a mais bizarra.

  • Jéssica Rodrigues:

    Então a vida começa assim:
    Um big bang — estrelas que explodiram — macacos — e depois agente vira o que é hoje?
    Então, se eu entendi bem isso não ocorreu mais vezes até hoje porque?
    Se as estrelas despersam material capazes de criar vida, não seria possivel encontrar vida em algum outro planeta pela galáxia?

  • Edgar:

    Pra mim isso é uma das teorias mais fantásticas que conheço, é muito impressionante dizer que somos feitos de estrelas que estão tão longe, ou estavam tão longe, que é aí que fica a beleza da coisa.

Deixe seu comentário!