Nova exótica partícula subatômica observada

Por , em 1.07.2009

O físico Pat Lukens, do departamento de energia do Laboratório Nacional do Acelerador de Fermi, anunciou recentemente a observação de uma nova partícula, batizada de Omega-sub-b (Ωb). A nova partícula contém quatro quarks – três quarks estranhos e um quark do tipo “bottom”. Ela é um parente exótico do próton comum, e tem aproximadamente seis vezes mais massa do que ele.

A observação desta nova partícula é importante pois fortalece a crença dos físicos na forma que os quarks são formados. A Omega-sub-b é a mais nova adição à “tabela periódica de bárions”, partículas formadas por três quarks, sendo que os exemplos mais comuns são os prótons e os nêutrons.

O acelerador de partículas Tevatron do laboratório consegue produzir bárions com um quark b, e tem um grande histórico de exemplos utilizados por pesquisadores para estudar essas partículas exóticas. A observação dá uma chance aos pesquisadores de investigar as propriedades destas partículas raras.

A combinação de quase meio quadrilhão de colisões entre prótons e anti-prótons produziu 16 exemplos que foram isolados com sucesso, com as características da Omega-sub-b. uma vez que é produzida, a partícula viaja por uma fração de milímetro antes de decair em partículas menores, em um tempo de aproximadamente um trilionésimo de segundo. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Daniel:

    É, agora com as novas tecnologias da pra ver o que tem de mais nos atomos…
    Mas será que da qui pra frente, nas escolas vamos aprender isso? Sei que vai demorar, mas tera de ser reformulado o que agente aprende.=)

  • alessandro:

    alquem tem um baseado ai, pq nao entendi nada….

Deixe seu comentário!