Nova tarântula azul elétrica é descoberta

Por , em 22.09.2023
Chilobrachys natanicharum. Crédito: Yuranan Nanthaisong

Em uma emocionante descoberta, uma espécie de tarântula completamente nova, com uma coloração azul elétrico deslumbrante, foi identificada na Tailândia.

“Em 2022, nos deparamos com a tarântula do bambu culmo, marcando uma revelação incrível, uma vez que representa a primeira instância documentada de uma espécie de tarântula fazendo seu lar dentro dos caules de bambu. Inspirados por essa descoberta, nossa equipe embarcou em uma emocionante expedição, durante a qual nos deparamos com uma nova espécie de tarântula com uma coloração azul elétrico vívida,” afirmou o Dr. Narin Chomphuphuang, um pesquisador envolvido na descoberta.

Após o anúncio oficial da espécie de tarântula nomeada de Taksinus bambus na Tailândia, o Dr. Narin e seus colegas de pesquisa, em colaboração com o YouTuber local especializado em vida selvagem, JoCho Sippawat, embarcaram em uma abrangente expedição de pesquisa na província de Phang-Nga. Durante essa expedição, eles conseguiram identificar a nova espécie de tarântula com base em sua distintiva coloração azul elétrico. Notavelmente, essa tarântula representa a primeira espécie de tarântula já documentada em uma floresta de mangue tailandesa.

“Nosso primeiro encontro com essa espécie ocorreu em uma árvore dentro da floresta de mangue. Essas tarântulas habitam as cavidades de árvores, e capturar uma tarântula azul elétrico representa um desafio considerável devido à necessidade de escalar árvores e atraí-las para fora das cavidades intricadas em condições úmidas e escorregadias. Ao longo de nossa expedição, realizamos nossas buscas principalmente durante a noite e na maré baixa, tendo sucesso na coleta de apenas dois espécimes,” compartilhou Narin.

A marcante coloração azul elétrico dessa tarântula não é resultado de pigmentos azuis, mas sim consequência da estrutura única de seus pelos, que incorporam nanoestruturas capazes de manipular a luz para produzir essa impressionante tonalidade azul.

A ocorrência da cor azul na natureza é extremamente rara, tornando-a um tema de grande fascínio. Para aparecer azul, um objeto deve absorver uma quantidade mínima de energia enquanto reflete a luz azul de alta energia. O processo de gerar moléculas com essa capacidade é complexo, tornando a coloração azul na natureza relativamente incomum. O que adiciona ainda mais intrigas é a habilidade da tarântula não apenas de exibir o azul, mas também de apresentar uma tonalidade violeta cativante, criando um notável efeito iridescente.

“Anteriormente, essa espécie podia ser encontrada no comércio de tarântulas, muitas vezes referida como ‘Chilobrachys sp. Tarântula Azul Elétrico.’ No entanto, não existia documentação descrevendo suas características únicas ou seu habitat natural,” observou Narin.

“A tarântula azul elétrico demonstra uma notável adaptabilidade. Essas tarântulas podem prosperar tanto em ambientes arbóreos quanto em tocas terrestres dentro de florestas sempre-verdes. No entanto, quando se trata de florestas de mangue, seu habitat é principalmente limitado a residir dentro das cavidades de árvores devido à influência das marés,” Narin continuou.

A nomenclatura científica Chilobrachys natanicharum foi selecionada por meio de uma campanha de leilão destinada a nomear a espécie recém-descoberta. O lance vencedor nesta campanha veio da Nichada Properties Co., Ltd., na Tailândia, que propôs uma combinação dos nomes dos executivos da empresa, Sr. Natakorn Changrew e Sra. Nichada Changrew.

Todas as receitas geradas no leilão foram direcionadas para apoiar a educação de crianças desfavorecidas da tribo Lahu na Tailândia e para ajudar pessoas enfrentando dificuldades financeiras devido ao câncer.

“O povo Lahu pertence a uma tribo indígena nas montanhas do norte da Tailândia, conhecida por sua cultura vibrante e modo de vida tradicional. Infelizmente, muitas crianças Lahu são privadas de acesso à educação devido à pobreza, o que limita suas perspectivas de futuro. Além disso, o câncer continua sendo um grande problema de saúde pública global, afetando milhões de pessoas anualmente,” observaram os pesquisadores.

“Pacientes com câncer frequentemente enfrentam dificuldades financeiras, o que pode agravar seus desafios no acesso a cuidados de saúde de qualidade. Acreditamos firmemente que todos devem ter acesso a cuidados de saúde de alta qualidade, independentemente de suas circunstâncias financeiras,” enfatizaram os pesquisadores em seu artigo recentemente publicado na revista ZooKeys.

A importância da taxonomia como um aspecto fundamental da pesquisa foi destacada por Narin. Ela desempenha um papel crucial, desde responder a perguntas básicas sobre nomes de aranhas em mídias sociais até conduzir pesquisas essenciais destinadas a proteger espécies da extinção.

As florestas de mangue enfrentam a ameaça iminente do desmatamento, enquanto a tarântula azul elétrico se destaca como uma das tarântulas mais raras do mundo. Isso levanta uma questão comovente: nossas ações inadvertidas estão contribuindo para a destruição de seus habitats naturais, deslocando assim essas criaturas únicas de seus lares? Os pesquisadores levantam essa questão à medida que concluem sua investigação. [Phys]