Novas sondas pretendem “cheirar” sinais de vida em Marte

Por , em 19.09.2010

Um novo projeto da NASA está se concentrando em criar máquinas com a habilidade de detectar uma substância que ninguém gosta de captar aqui na Terra: o metil-mercaptano. Contendo enxofre em sua fórmula molecular, esse composto químico dá o cheiro característico ao mau hálito e à flatulência no corpo humano. Como é produzido apenas por alguns microorganismos, sua presença em marte poderia indicar vida no planeta. E é isso que os cientistas vão buscar.

O instrumento farejador em questão é um “espectrômetro a laser”, que voará até o Planeta Vermelho em 2012, segundo as previsões. O equipamento foi projetado para analisar isótopos de carbono em metano, e outros gases de origem biológica em Marte. A máquina será capaz de detectar o gás em concentrações ínfimas, abaixo de 100 partes por bilhão.

Qualquer gás “relevante” descoberto (tais como metano e etano) pode representar chance de haver vida, por isso o tal espectrômetro deve estar afinadíssimo. Se o mundo não acabar em 2012, até lá teremos respostas mais concretas, e a eventual prova de que não estamos sozinhos no universo… [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Crystian:

    Se o presidente der 1 real pra todo mundo do pais o dinheiro do governo acaba. xD

  • zenewich:

    com tanta fome no mundo pra resolver gasta-se milhões pra por um robo cherar peido em marte

  • causi:

    que bonitinho o robozinho. tomara que ele adquira vida propria.se rebele contra seus criadores desligue suas cameras. se reproduza e povoe marte quando a vida na terra ja estiver estinta e ai passados milhões de anos seus descendentes inventarão um meio de pesquizar planetas proximos e virão para a terra mas não acharão nem sinal de que um dia aqui existiu vida. viajei… acho que bebi demais

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Se houver vida em outro planeta, acredito que será muito diferente da vida aqui na Terra.

  • Marcelo Augusto:

    Que coisa… A sonda mais acançada não iria detectar vida aqui na twerra… Isso já foi mostrado até aqui… basta ter saco pra procurar…

Deixe seu comentário!