O futuro distante da Terra: 92% do planeta inabitável para mamíferos?

Por , em 27.09.2023
Pangaea Última deverá se formar daqui a aproximadamente 250 milhões de anos, quando uma massa de terra compreendendo a Europa, Ásia e África se fundirá com as Américas. Crédito: Alex Farnsworth e Chris Scotese

Até 92% da superfície da Terra poderia se tornar inadequada para os mamíferos em aproximadamente 250 milhões de anos, de acordo com pesquisadores. Essa transformação dramática é prevista devido à formação de um futuro supercontinente, que resultará em aumento da atividade vulcânica e níveis elevados de dióxido de carbono, tornando a maior parte da terra inabitável.

Atualmente, acredita-se que a Terra esteja no meio de um ciclo de supercontinente, com seus continentes existentes gradualmente se deslocando. Pangéia, o último supercontinente, se fragmentou há aproximadamente 200 milhões de anos. O próximo supercontinente, conhecido como Pangéia Última, é antecipado para emergir próximo ao equador em cerca de 250 milhões de anos. Esse evento ocorrerá à medida que o Oceano Atlântico se contrai e um continente unificado Afro-Eurásia colide com as Américas.

Um estudo publicado na Nature Geoscience em 25 de setembro fornece insights sobre o clima de Pangéia Última. Alexander Farnsworth e seus colegas da Universidade de Bristol, Reino Unido, conduziram a modelagem do clima, revelando que uma parte significativa de Pangéia Última experimentaria temperaturas superiores a 40°C, tornando-a inóspita para a maioria das espécies de mamíferos. À medida que os continentes convergem e divergem, eles estimularão a atividade vulcânica, liberando quantidades substanciais de CO2 na atmosfera, levando ao aquecimento global.

Regiões localizadas no centro do supercontinente, distantes dos oceanos, devem se transformar em desertos áridos e inabitáveis, exceto por espécies de mamíferos especializadas adaptadas a essas condições adversas. Além disso, a redução da umidade dificultará a remoção natural de CO2 da atmosfera por meio do processo típico de lavagem de sílica nos oceanos.

Agravando ainda mais a situação, prevê-se um aumento na radiação solar devido ao Sol se tornar 2,5% mais luminoso durante a formação de Pangéia Última. Essa mudança resulta da estrela esgotar seu combustível de hidrogênio e contrair seu núcleo, intensificando sua taxa de fusão nuclear.

Em um cenário pessimista em que os níveis de CO2 atinjam 1.120 partes por milhão, mais que o dobro dos níveis atuais, apenas 8% da superfície da Terra, principalmente regiões costeiras e polares, permaneceriam adequados para a maioria dos mamíferos, em comparação com os atuais 66%.

Farnsworth adverte que esse cenário poderia resultar em uma extinção em massa, afetando não apenas os mamíferos, mas também a vida vegetal e outras espécies, com potencial para surgir uma nova espécie dominante, como observado em extinções em massa do passado.

É importante observar que os pesquisadores não consideraram as emissões de carbono resultantes das atividades humanas em seus modelos climáticos de longo prazo.

Apesar do panorama sombrio, há uma pequena esperança. A geóloga Hannah Davies, que estudou anteriormente a formação de Pangéia Última, sugere que algumas espécies de mamíferos podem se adaptar e sobreviver a essas mudanças ambientais. A localização exata da formação de Pangéia Última permanece incerta, pois ela poderia ocorrer nas regiões tropicais quentes, como assumido pela modelagem de Farnsworth, ou perto do Polo Norte, resultando em condições mais amenas mais favoráveis à vida.

Davies também observa que supercontinentes anteriores, incluindo Pangéia, tinham vastos desertos interiores que reduziam as terras habitáveis e levavam a extinções, como visto no evento de extinção do final do Triássico, cerca de 200 milhões de anos atrás.

Especulando sobre o destino dos futuros seres humanos em 250 milhões de anos, Farnsworth sugere que eles podem desenvolver adaptações especializadas para ambientes desérticos, tornar-se noturnos ou buscar refúgio em cavernas. Alternativamente, se a tecnologia permitir, os humanos podem optar por deixar a Terra em busca de planetas mais hospitaleiros.

No final das contas, embora essas descobertas desenhem um quadro sombrio, os pesquisadores acreditam que a vida sobreviveu a eventos de extinção anteriores e provavelmente perseverará nesse período desafiador. [Nature]