O primeiro transplante de cabeça do mundo já tem data marcada
O neurocirurgião italiano Sergio Canavero ganhou a atenção do mundo no ano passado quando anunciou seus planos para realizar o primeiro transplante de cabeça humana. Muitos duvidaram que um procedimento tão ultrajante pudesse realmente acontecer. Agora, Canavero tem uma data.
O cientista da computação russo Valery Spiridonov, de trinta anos de idade, está definido para se tornar o primeiro paciente a ter um transplante de cabeça no mundo em dezembro de 2017. Spiridonov sofre de uma condição de perda muscular genética rara conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann. Não há atualmente nenhum tratamento conhecido.
Transplante de cabeça vai acontecer
Como você pode imaginar, o procedimento será cheio de desafios e incertezas. Há a possibilidade de arrepiar os cabelos de que a cabeça rejeite o corpo ou vice-versa. A medula espinhal pode não fundir adequadamente. Mesmo se tudo correr bem (e ele não morrer assim que tiver sua cabeça separada do corpo, como parece ser o mais óbvio a acontecer), não há como dizer se as capacidades mentais ou a personalidade de Spiridonov permanecerão as mesmas. Ele está embarcando em um território médico totalmente inexplorado.
Caso corra tudo bem, um transplante de cabeça humana bem-sucedido poderia abrir portas em termos de restauração de independência para as pessoas com deficiências graves. Para Spiridonov, os riscos valem a pena.
“Quando eu percebi que eu poderia participar de algo realmente grande e importante, eu não tive nenhuma dúvida em minha mente e comecei a trabalhar nesse sentido”, disse Spiridonov a Central de Notícias Europeia. “A única coisa que eu tenho é o sentimento de impaciência agradável, como se eu estivesse me preparando para algo importante toda a minha vida e isso estivesse começando a acontecer”. [Gizmodo]
13 comentários
Não existe nada anti ética ou algo assim. O que existe é um preconceito moral e religioso que impede a evolução científica.
Mil likes.
Torço que de certo será o marco da medicina
porém acho que abrirá portas para o trafico de orgaõs humanos “o corpo humano”
Espero que dê certo. E que o Sthephen Hawking também faça. Doaria meu corpo pra ele em nome da ciência haha
Seria legal prolongar a vida dele. Mas ele já viveu mais de 50 anos além do que se esperava. Já é idoso e enterrou muita gente genial que tinha domínio dos movimentos básicos do corpo. Ele é realmente impressionante.
Parece que o Boucher percebeu o erro em que estão recaindo quase todos aqui. O transplante não é de cabeça. É de CORPO.
Depende do conceito de transplante.
Beleza, soh que o problema do Stephen hawking eh cerebelar, se não trocar o cerebro não vai ter solucão.
Não é possível sequer restaurar a sensibilidade de pessoas que tiveram a medula rompida. Como ele vai fazer isso?
“Um procedimento tão ultrajante”. Gostaria de entender essa frase, Jéssica, por favor. De boa. Você me explicaria, flor? Obrigado.
Hoje em dia pode ser considerado antiético. É muito radical. É isso.
Radical, é. Mas muito mais radical que antiético e CERTAMENTE o faremos. Aí a ética vai mudar, com o hábito.
Ele acredita mais nesta cirurgia porque está em uma situação ruim do que na própria validade da cirurgia.