Nitrogênio líquido na gasolina: veja o que acontece

Por , em 14.10.2015nitrogênio líquido

Nós todos sabemos que o nitrogênio líquido é um produto químico muito legal para se brincar. Com o cuidado e o equipamento de segurança necessários, é claro, ele pode ser matéria-prima para alguns experimentos bastante divertidos.

Já vimos aqui no HypeScience um químico fazer o desafio do balde com nitrogênio líquido, o que acontece quando uma pessoa enfia a mão em um recipiente cheio dele, e o nitrogênio ficando sólido em uma câmara de vácuo, em um processo filmado em câmera lenta.

Mas o que acontece quando jogamos uma gota de nitrogênio líquido na gasolina?

Explosão? Não exatamente! Ele faz a gasolina se comportar estranhamente.

O movimento da gota é causado pelo que se chama efeito de Leidenfrost, que é o que acontece quando um líquido (neste caso, o nitrogênio) entra em contato com outro líquido que possui um ponto de ebulição muito mais elevado do que o seu (neste caso, a gasolina), o que, por sua vez, instantaneamente produz um vapor de separação.

À medida que a gasolina (geralmente em temperatura ambiente) entra em contato com o nitrogênio líquido (que está em uma temperatura em torno de -210°C e -196 °C), o vapor produzido rapidamente faz com que o nitrogênio paire acima da gasolina.

Então, quando atinge o lado do recipiente, ferve novamente, e é arremessado em outra direção antes de se evaporar por completo. [IFLS]

Liquid nitrogen droplet on gasoline

• Ur Santos:

E se isto for feito num recipiente fechado? oque acontece?

• Guilherme Sousa:

claramente isso é coisa dos illuminate

• Bruno Sampaio:

Não pude deixar de perceber que forma um pentagrama, ILLUMINATI CONFIRMED!!!!
    Zoas, huehuehuee, muito legal o experimento.