O rover Perseverance avistou uma barbatana de tubarão e uma garra de caranguejo em Marte

Por , em 9.09.2023
(À esquerda) uma rocha em forma de barbatana de tubarão em Marte (À direita) uma pedra em forma de garra de caranguejo que a acompanha (Inserção) Rover Perseverance da NASA. (Crédito da imagem: NASA)

Parece que há uma observação intrigante na paisagem marciana. O Rover Perseverance da NASA, que pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, para explorar a Cratera Jezero em busca de vestígios de vida antiga, recentemente encontrou uma visão incomum em 18 de agosto de 2023. As câmeras do rover capturaram um afloramento que se assemelha a uma barbatana de tubarão e uma rocha com aparência de pinça de caranguejo.

Apesar de Marte ter sido um planeta com água bilhões de anos atrás, não há evidências científicas que sugiram que o planeta já abrigou vida marinha. Essas formações rochosas peculiares vistas nas imagens não alteram esse fato; em vez disso, ilustram um fenômeno conhecido como pareidolia.

A pareidolia é um fenômeno psicológico em que o cérebro humano tende a perceber formas ou imagens significativas em padrões visuais aleatórios. É a razão pela qual às vezes vemos formas reconhecíveis, como animais ou rostos, em nuvens e até mesmo em alimentos. Marte não escapou da pareidolia, com um dos casos mais famosos sendo o “Rosto em Marte”.

O famoso Rosto em Marte, uma ilusão criada por sombras que causou grande agitação nas décadas de 1970 e 1980. (Crédito da imagem: NASA)

O “Rosto em Marte” se tornou amplamente conhecido em julho de 1976, quando a sonda Viking 1 da NASA estava capturando imagens da paisagem marciana em órbita. As imagens revelaram o que parecia ser uma escultura colossal que se assemelhava a um rosto com olhos, nariz e boca. Embora a NASA tenha rapidamente esclarecido que essa imagem era uma ilusão óptica causada por sombras, ela provocou uma grande excitação, com algumas pessoas especulando que era uma criação de seres inteligentes.

O debate em torno do “Rosto em Marte” persistiu durante a década de 1980, levando a livros e conferências científicas sobre o assunto. No entanto, o sensacionalismo em torno da imagem diminuiu no final da década de 1990. Em setembro de 1997, a Sonda Global Mars da NASA (MGS) chegou a Marte, e um de seus principais objetivos era reexaminar o “Rosto em Marte”. A MGS capturou imagens dez vezes mais nítidas do que as tiradas pela Viking 1, revelando que a formação era uma característica geológica natural com traços faciais desvanecidos.

A “porta” de Marte, uma coleção sombria de fraturas em linha reta ou uma entrada para marcianos muito baixos. (Crédito da imagem: NASA)

Apesar do esclarecimento, alguns ainda argumentavam que a névoa havia obscurecido as características. No entanto, em abril de 2001, a MGS capturou imagens da área em um dia claro, confirmando que o “Rosto em Marte” era uma meseta ou butte, uma característica geológica comum encontrada no oeste dos Estados Unidos.

Aquilo é realmente uma colher flutuante em Marte ou apenas uma rocha estranha? (Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Apesar dessas clarificações, nossa fascinação em encontrar formações incomuns em Marte continua. Em maio deste ano, outro rover marciano, não o Perseverance, capturou uma imagem de uma característica sombria em uma rocha chamada “East Cliffs”. Alguns especularam que era uma “porta” levando a um abrigo subterrâneo. A NASA rejeitou essas especulações, revelando que a característica tinha apenas alguns centímetros de tamanho e provavelmente era resultado de fraturas em linha reta.

Imagens subsequentes do Rosto em Marte tiradas ao longo dos anos mostram as características faciais desaparecerem. (Crédito da imagem: NASA)

Outra imagem recente do rover Curiosity da NASA parecia retratar uma colher abandonada flutuando sobre a superfície de Marte. No entanto, mais tarde foi identificada como uma rocha de forma peculiar, descrita pela NASA como um “ventifact”, moldado pela erosão do vento.

Essas situações demonstram que os seres humanos tendem a interpretar as características relacionadas a Marte por meio da pareidolia, mesmo que, no final das contas, se revelem formações rochosas aleatórias. No entanto, a especulação em torno de sua importância permanece intrigante. [Live Science]