Os 10 melhores vídeos e fotos da semana

Estátua de 1.800 anos de Elvis Presley, um peixe que caça pássaros, formigas que fazem contas e cachorros que dirigem carros… Confira as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 10/12/12:

Não, Elvis não está vivo, mas pode ser que estivesse 1.800 anos atrás. Uma estátua romana com uma semelhança perturbadora e inconfundível ao Rei do Rock and Roll veio à tona no ano de 2008 graças a um leilão da casa Bonhams, e ganhou o apelido de “Elvis” pelo seu antigo dono, o colecionador australiano Graham Geddes.
Temos a orca, a baleia assassina, que pula da água para capturar presas no ar. Também temos aves marinhas, que circulam pelo oceano, mergulhando no ar para agarrar peixes dando sopa na superfície da água. E daí temos o bagre que caça pombos. Veja um vídeo incrível de um peixe literalmente agarrando um pombo em um rio da França.

Imagens do nosso planeta visto do espaço são sempre surpreendentes. Ainda assim, a Nasa conseguiu se superar com a série de fotografias noturnas intitulada “The Black Marble” (A Bolinha Negra). As imagens foram feitas com um novo sistema de captação que pode detectar sinais extremamente fracos, e luzes naturais foram retiradas para ilustrar apenas as luzes artificiais das nossas cidades.
No século 19, quando não havia televisão nem internet, uma máquina que imita o som de pássaros devia ser mesmo impressionante. Na realidade, essa máquina deixa qualquer um de queixo caído até hoje pela perfeição dos sons – e por sabermos que ela é tão antiga. Com 120 anos, suas peças principais e foles originais funcionam até hoje.
Confira um vídeo no qual o professor de matemática Rafael Procopio explica detalhadamente, usando um infográfico da Veja, como é que cientistas descobriram que as formigas da espécie Formica polyctena sabem fazer contas de soma e subtração.

Para comemorar o calor intenso que tem feito nos últimos dias em grande parte do Brasil, refresque-se com estas belas macrofotografias de flocos de neve, feitas pelo fotógrafo russo Andrew Osokin. A beleza, complexidade e delicadeza destes flocos é tanta que é difícil acreditar que são reais. Mas juramos para você que são. Ponto para a natureza.

O pouso da Curiosity em Marte foi marcante – literalmente. Imagens da sonda Mars Science Laboratory (MSL) mostram várias crateras que surgiram com o impacto do veículo na superfície marciana. Além das cicatrizes deixadas no planeta vermelho, a nave Curiosity deixou sinais de sua passagem com entulhos e equipamentos que foram ejetados com o pouso.
Não, você não entendeu errado. Porter sabe mesmo dirigir – e até dirige melhor que alguns barbeiros que vemos por aí. Um projeto da SPCA da Nova Zelândia, treinadores de animais profissionais e um MINI Cooper modificado tornaram possível que três cachorros anteriormente abandonados se transformassem em ases do volante.

O cérebro humano é o mais complexo, mas não o maior do reino animal (essa façanha cabe a baleia- azul, com seus 10 kg de cérebro). Sendo assim, sabemos que tamanho não é documento – mas pode revelar muitas contradições e esquisitices do mundo animal. Por exemplo, a proporção entre o cérebro e o corpo da abelha (15,6%) é bem maior que a do hipopótamo (0,017%), o que indica que, mesmo tendo um cérebro bem menor, ela é mais esperta.

No centro da imagem acima, está uma galáxia elíptica aparentemente normal, chamada 3C 348 (ou “Galáxia Hércules A”, uma referência ao filho do deus grego Zeus). Mas ela não é bem “normal”: graças a um equipamento que detecta ondas de rádio, é possível enxergar ao seu redor monstruosos jatos de plasma, cada um com mais de 1 milhão de anos-luz de comprimento.
1 comentário
Quem pode garantir q essa estatua tem mesmo a idade q seu dono atual diz q tem?Li uma vez q um menino mergulhava suas estatuetas de ossos em fezes de perú por meses até anos e as vendia como antiguidades aos turistas incautos q visitavam a vila onde o menino morava c\ aquela cara de bocó . Acho eu q essa estátua do Elvis é a mesma coisa, porque ñ se tem nada relacionada a ela na história , como ela pode mesmo ter tantos anos e ser como o Elvis ?Me engana q eu gosto!!!!!!!!!!!!!!!!