Os 10 melhores vídeos e imagens da semana
Robôs tocando Motörhead, belíssimos lagos de cratera, lula gigante filmada em seu habitat natural… Reveja as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 07/01/13:
Quer melhor banda de metal do que uma banda realmente feita de metal? Com um guitarrista com 78 dedos, um baterista de quatro braços e o baixista mais preciso do mundo, a Compressorhead, banda de rock composta por robôs, faz um show e tanto (como você pode ver nesse cover de Motörhead, acima).
As lagoas de crateras são formadas geralmente em cones de vulcões extintos, e tem uma beleza insólita, geralmente causada pela notável simetria circular e pela paisagem circundante. A água destas crateras aparece nas mais diversas cores, variando da turquesa opaca ao azul profundo, e é normalmente o resultado de minerais do terreno circundante dissolvidos. Além das crateras de vulcões, existem também as crateras de impactos de asteroides, e até mesmo de explosões atômicas. Confira 10 fotos belíssimas de lagos de cratera, tiradas de uma compilação feita pelo photoblog “Love These Pics”.
Não, não é coisa de ficção: realmente existem lulas gigantes, como os cientistas acabaram de comprovar, ao filmar esse monstro marinho em seu habitat natural pela primeira vez. O exemplar filmado é prateado e tem três metros, e foi registrado quase 1 km abaixo da superfície em julho do ano passado próximo às ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio, no Japão.
Através de pontes como a mostrada acima, os animais podem cruzar estradas perigosas em segurança. Elas protegem não apenas animais (e motoristas), mas permitem que habitats fragmentados se cruzem aumentando a variedade genética. A Holanda é líder na criação deste tipo de travessia, com mais de 600 delas pelo país.
Um evento raro foi visto recentemente por tripulantes do “Capt. Dave’s Dolphin and Whale Safari”: mais de mil golfinhos passaram nadando juntos pelo barco, a alguns quilômetros da costa da Califórnia (EUA). O “estouro” começou de repente, e alguns golfinhos passaram de 40 km/h. Eles ainda não descobriram o que causou o alvoroço entre os animais (se estavam fugindo, perseguindo algo ou apenas se deslocando para alguma região específica), mas o fenômeno belíssimo foi devidamente registrado.
A Tasmânia é como uma máquina do tempo. Suas florestas primitivas têm fósseis vivos que seguiram um ramo evolutivo diferente da maioria dos mamíferos. Para os amantes de esquisitices e aberrações, é o paraíso. Tome como exemplo a equidna: um animal que parece um ouriço, come cupim e tem o pênis mais estranho do mundo, com quatro cabeças (para quê tanto?).
Embora seja uma prática relativamente antiga (data da década de 1920), o processo de fistulação (abrir cirurgicamente um canal entre um órgão e o exterior) e canulação (introduzir uma válvula na cavidade) de um dos compartimentos (rúmen) do estômago de bovinos é pouco conhecido do público leigo e, quando visto por ele, normalmente causa espanto. Afinal, por que alguém faria esse estranho procedimento? O animal sente dor? Sua vida é colocada em risco?
Sangue e uma parte de suas asas: esse é o preço que o macho de certas espécies de grilo paga para fazer sexo. Como essas asas não se regeneram, acabam ficando mais curtas a cada “sessão”. E as fêmeas não são exigentes: quando as asas do macho já ficaram muito curtas, às vezes elas atacam outras partes do corpo.
O Audi A7 é o sonho de todos os motoristas: ele estaciona sozinho e ainda vai te buscar depois das suas compras. Através de um sistema que combina sensores espalhados pelo estacionamento com a rede Wi-Fi do carro, o veículo reconhece espaços vagos e se estaciona, sem nenhuma ajuda humana. Os proprietários chamam o Audi A7 através de um aplicativo, e o carro vai até eles. De acordo com a empresa Audi, essa tecnologia pode se tornar comum em uma década.
Onde há fumaça, há fogo – já diz o ditado. Mas não no caso da AE Aurigae, conhecida como Estrela Flamejante, que parece estar em chamas. O material ao redor da estrela, que se assemelha a fumaça, é formado principalmente de hidrogênio interestelar, e contém filamentos escuros de grãos ricos em poeira de carbono.
Veja também outras imagens populares da semana, como o vulcão adormecido Vesúvio visto do espaço, e as galáxias anãs que orbitam Andrômeda.