Os 10 melhores vídeos e fotos da semana

Por , em 8.12.2012

Hélice dupla do DNA, maravilhas naturais desconhecidas, felino raro, o bizarro ritual de acasalamento das aranhas-pavão…

Confira as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 03/12/12:

Hélice dupla de DNA é fotografada pela primeira vez

Em 1953, James D. Watson e Francis Crick, trabalhando com cristalografia de raio-X, descobriram que a estrutura do DNA, a molécula que armazena o código genético de todos os seres vivos, tinha a forma de uma dupla hélice, ou de uma espiral. Agora, uma imagem dessa forma foi feita pela primeira vez, por Enzo di Fabrizio, no Instituto de Tecnologia Italiano em Gênova.

Prédio de 10 andares é construído em 48 horas

Synergy Thrislington, uma construtora da Índia, completou em apenas 48 horas um edifício inteiro de 10 andares. A construção começou em uma tarde de quinta-feira, e foi concluída, com instalação hidráulica e elétrica e um andar com mobília completa para demonstração, no sábado. Para quem acha que a construção é frágil, a empresa apresenta um vídeo do teste de um modelo em escala, onde ele passa nos testes mais rigorosos de terremotos.

Felino raro é registrado em parque natural na Bolívia

Olhando a foto de relance, é possível ver um gatinho comum. Já analisando a imagem mais atentamente, notamos as pintinhas de predador selvagem que denunciam que o felino não serve para bicho de estimação – embora dê vontade de ter um desses em casa. O gato-do-mato foi encontrado pela primeira vez no Parque Nacional Madidi, na Bolívia, um dos lugares com maior diversidade na Terra.

Vídeo: o estranho ritual de acasalamento da “aranha pavão”

Em uma floresta no sudeste australiano, próximo a Sidney, vive uma espécie de aranha que provavelmente não causa medo em ninguém: a Maratus volans, também conhecida como “aranha pavão”. Minúsculo e colorido, é o macho quem dança para chamar a atenção da fêmea (e torce para ela gostar de seus movimentos, senão vai virar refeição).

10 fotos que fazem nosso planeta parecer arte abstrata

Nosso planeta é cheio de paisagens de tirar o fôlego: oceanos, montanhas, florestas, geleiras e muito mais. Mas, quando vistas do espaço, estas paisagens se tornam tão incríveis que é difícil distingui-las de arte. Veja algumas imagens de satélite lindas feitas de regiões todo o globo.

Assista irmãos gêmeos lutando ainda no útero da mãe

Parece que a rivalidade entre irmãos começa antes do que pensamos. Se alguns irmãos já acham difícil ter que dividir o mesmo quarto, roupas, brinquedos… imagine ter que dividir o útero da mãe! No vídeo acima, gêmeos aparecem chutando um ao outro para conseguir mais espaço para suas pernas. Dá até para imaginar eles pensando “foi ele que me chutou primeiro, mãe!”.

Conheça os menores mamíferos do mundo

O título de menor mamífero do mundo é dividido entre dois animais realmente minúsculos: um morcego chamado kitti e um roedor chamado musaranho-pigmeu. Ambos pesam, em média, 2 gramas, e você poderia escondê-los entre as suas mãos!

Foto: vida e morte em uma nuvem formadora de estrelas

W44 é o que sobrou de uma supernova, situada a 10.000 anos-luz no meio de um grupo denso de nuvens formadoras de estrelas, na constelação Aquila, a Águia. A supernova que gerou W44 tornou-se uma estrela de nêutrons, um pulsar, depois que a estrela massiva original atingiu o fim da vida e expeliu suas camadas exteriores em uma explosão dramática.

Ponte de gás quente conecta aglomerados de galáxias

No universo primitivo, os filamentos de gás hidrogênio formavam uma densa teia que permeava todo o universo. Nos pontos em que estes filamentos eram mais densos, galáxias e aglomerados de galáxias se formaram. Agora, o telescópio Planck da Agência Espacial Europeia descobriu que há uma ponte, ou um filamento de gás quente, conectando os aglomerados Abell 399 e Abell 401, cada um deles com centenas de galáxias.

Cobra causa pouso forçado de avião no Egito

Não foi tão ruim quanto no filme “Serpentes a Bordo”, mas deve ter causado tanto pânico quanto: em um voo do Egito para o Kuwait, um passageiro de 48 anos vindo da Jordânia levou uma mordida da cobra egípcia que estava em sua bagagem de mão e acabou deixando-a a escapar. O incidente levou o piloto a fazer um pouso de emergência em Al Ghardaqa (Egito).