Os céus de Vênus estão cheios de oxigênio!

Por , em 13.11.2023
NASA

O oxigênio atômico, uma substância encontrada na atmosfera terrestre, foi recentemente observado na face iluminada pelo sol de Vênus. Essa descoberta feita por astrofísicos revela que este elemento essencial para a vida na Terra também está presente em toda a extensão do ambiente inóspito de Vênus.

A atmosfera venusiana é dominada pelo dióxido de carbono, que compõe cerca de 96% do total, juntamente com pequenas quantidades de outros gases, como nitrogênio, e uma porção mínima de oxigênio. Embora já houvesse indícios da presença de oxigênio no lado noturno do planeta, agora, pesquisas apontam para a sua existência também no lado diurno.

Essa descoberta foi feita em 2021, ao longo de três dias de observações. Os cientistas identificaram oxigênio atômico em 17 pontos diferentes de Vênus, incluindo sete na sua parte iluminada pelo sol. O oxigênio foi localizado a aproximadamente 100 quilômetros acima da superfície do planeta, situado entre as nuvens de ácido sulfúrico de Vênus e os ventos fortes que sopram a cerca de 120 quilômetros de altura. Os detalhes deste estudo foram publicados na revista Nature Communications.

Os pesquisadores sugerem que o oxigênio em Vênus pode ser resultado da decomposição de moléculas de monóxido de carbono e dióxido de carbono, um processo desencadeado pela energia solar. Posteriormente, essas moléculas são transportadas para o lado noturno do planeta pelos ventos intensos presentes na atmosfera superior.

Helmut Wiesemeyer, astrofísico do Instituto Max Planck para Radioastronomia e coautor do estudo, comentou à Reuters que este achado é uma prova concreta dos processos fotoquímicos induzidos pela radiação ultravioleta solar e do transporte desses produtos pelos ventos na atmosfera de Vênus.

Vênus, atualmente um ambiente extremamente hostil com uma temperatura média de 850° Fahrenheit e uma atmosfera rica em nuvens de ácido sulfúrico, nem sempre foi assim. Frequentemente referido como o “gêmeo fraterno” da Terra, devido às suas semelhanças e diferenças, Vênus pode ter tido oceanos em sua superfície, os quais evaporaram devido a um efeito estufa descontrolado. Estudos posteriores sugeriram que o que se pensava serem oceanos de água poderiam, na verdade, ser lagos de lava.

Heinz-Wilhelm Hübers, físico do Centro Aeroespacial Alemão e autor principal do estudo, relatou à Reuters que Vênus, na sua condição atual, não é propício para formas de vida conhecidas na Terra. Compreender a evolução de Vênus e por que ele é tão diferente da Terra ainda é um desafio para a ciência.

Na primavera de 2021, a NASA e a ESA anunciaram três missões destinadas a explorar Vênus: as missões VERITAS e DAVINCI+ pela NASA, e a missão EnVision pela ESA. Embora a missão VERITAS tenha sofrido atrasos devido a problemas de financiamento, essas iniciativas permanecem dedicadas a aprofundar o nosso entendimento sobre Vênus, o que pode oferecer insights valiosos sobre a própria evolução da Terra ao longo de seus mais de 4,6 bilhões de anos.

Assim, até 2030, espera-se que essas missões transformem nosso conhecimento sobre o segundo planeta do sistema solar, fornecendo uma nova visão sobre este mundo vizinho. A exploração de Vênus não apenas complementa nosso entendimento sobre os processos planetários, mas também destaca as peculiaridades e singularidades de cada corpo celeste no nosso sistema solar, ampliando nossa compreensão sobre os fenômenos cósmicos e a própria existência da vida. [Gizmodo]