Os melhores vídeos e imagens da semana

Por , em 22.06.2013

Cidade egípcia redescoberta depois de 1.200 anos, milhares de novas espécies encontradas, experiência química em câmera lenta, homem correndo sobre lava quente… Reveja os melhores vídeos e as melhores imagens da semana de 17/06/13:

Cidade egípcia engolida pelo mar é redescoberta depois de 1.200 anos: fotos

Arqueólogos redescobriram uma cidade egípcia envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos. Confira diversas fotos deste centro comercial antigo, conhecido como Heracleion para os gregos e Thonis para os egípcios.

Mais de 1.200 novas espécies são descobertas em Moçambique

Uma equipe de 15 cientistas viajou para um lugar remoto e inexplorado do globo e encontrou exatamente o que esperava: muitas espécies novas e interessantes. Confira fotos de algumas delas.

Experiência química explosiva fica muito mais misteriosa em câmera superlenta

Imagine um tubo gigante, com uma enorme chama brilhante azul, que se extingue em um piscar de olhos. Incrível. Agora, imagine isso acontecendo em câmera lenta. Mais incrível ainda.

Vídeo: Homem corre sobre lava do vulcão Etna

Da série “nem membros do Jackass deviam tentar fazer isso”: enquanto fazia uma excursão pelo vulcão Etna, na Sicília (Itália), um homem correu sobre um canal de lava – um gesto arriscado, e devidamente registrado em vídeo (acima).

A beleza acidental da ciência

Esta imagem, com várias “lanças” pontiagudas, parece um tanto ameaçadora. Alguns dirão que é uma obra de arte, outros podem achar que parece uma câmara de tortura, mas esses chutes passam longe: na verdade, os objetos fazem parte das câmaras anecóicas, que são salas projetadas para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Ilusão de óptica bizarra e divertida

Apesar de todo esforço cognitivo para designar os braços e pernas corretos para cada pessoa, é complicado compreender em tempo real o que acontece nesta ilusão. Nosso sistema visual insiste em agrupar as partes do corpo adjacentes por cor e movimentos.

Bônus: Conheça a Horizon, uma revista de divulgação científica gratuita e em português

Para os interessados em ciência e pesquisas acadêmicas, uma nova revista gratuita acaba de chegar ao mercado: a Horizon, que foi criada pelos alunos do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). A primeira edição da revista foi lançada no último 10 de junho e já está disponível em PDF.