Os melhores vídeos e imagens da semana

Por , em 30.03.2013

Gotas de vidro explosivas, comportamento de defesa em sapos, aurora boreal em curso, condições médicas incríveis… Reveja os melhores vídeos e as melhores imagens da semana de 25/03/13:

A bizarra física de gotas de vidro explosivas

O canal do Youtube “Smarter Every Day” realizou um experimento para mostrar um fenômeno muito curioso conhecido como “gota do Príncipe Rupert”. Destin, um dos autores do canal, se encontrou com Cal, da Orbix Hot Glass. Juntos, eles aqueceram um pedaço de vidro, e em seguida o colocaram em um balde com água fria. Assim que o vidro esfria, adquire uma forma peculiar, que lembra um girino. Esse simples pedaço de vidro, entretanto, não é um simples pedaço de vidro – ele tem propriedades mecânicas muito interessantes.

Estranho comportamento de defesa: os sapos que esticam as pernas

2

Um novo trabalho publicado no jornal Herpetology Notes por pesquisadores brasileiros descreve um comportamento muito interessante (e engraçado) em sapos: algumas espécies, quando se sentem ameaçadas, esticam suas pernas e achatam o corpo para se camuflar entre as folhas do solo. O termo para esse comportamento de defesa é “stiff-legged”.

Maior árvore petrificada do mundo é encontrada na Tailândia

3

Gigantescas árvores fósseis petrificadas foram encontradas no norte da Tailândia. A maior mede 72,2 metros, o que sugere que a árvore original tinha mais de 100 metros, se aproximando da altura das maiores sequoias e eucaliptos que existem atualmente – que podem chegar a cerca de 130 metros de altura. As árvores petrificadas têm cerca de 800 mil anos, e provavelmente viviam numa floresta tropical úmida.

Vídeo: veja uma aurora boreal “em curso”

Tempestades solares não são eventos especialmente bonitos (às vezes são até mesmo perigosas), mas podem dar origem a um belo fenômeno conhecido como “aurora boreal” – como a que ocorreu no último dia 17 de março. Durante cerca de 4h, o fotógrafo Göran Strand registrou a aurora momento a momento e reuniu 2.464 fotos no vídeo acima. Detalhe: a sequência está em formato circular porque as fotos são “panorâmicas” e se conectam para cobrir boa parte da aurora.

5 imagens médicas incríveis (e bizarras)

5

ALERTA: não prossiga se for sensível a conteúdo gráfico.

Todos os anos, graças aos avanços da medicina, milhões de pessoas são salvas de ferimentos e doenças que, algumas décadas atrás, certamente iriam matá-las – ou deixar graves sequelas. Conheça cinco casos bizarros recentes e, felizmente, solucionados.

O maior coração do universo

6

Se você fosse capaz de viajar a velocidade da luz (300.000 km/s), levaria quase 200 anos para atravessar a IC 1805, mais conhecida como “Nebulosa Coração” (Heart Nebula). Partindo da Terra, aliás, levaria pelo menos 7,5 mil anos para chegar lá. Formada por gás interestelar e nuvens de poeira cósmica, a Nebulosa Coração é o berço do conjunto de estrelas Mellote 15, que tem “apenas” 1,5 milhões de anos de idade.

Está olhando o quê? Confira fotos fascinantes de olhos animais

7

Os olhos coloridos e hipnotizantes desses répteis foram registrados pelo fotógrafo Daniel Heuclin, que viajou o mundo com uma tarefa empolgante: capturar imagens de vários sapos tropicais e lagartos. O fotógrafo francês ficou de boca aberta com as diferenças de cores que encontrou em cada espécie. Confira as imagens e se apaixone também.

O colossal Olho do Saara

8

A Estrutura Richat é um local no deserto do Saara (Mauritânia), semelhante a um gigantesco alvo, com um diâmetro de aproximadamente 50 km. É também conhecido como “O Olho de África”. Seria um aeroporto de espaçonaves alienígenas ou uma estrutura natural? Por ser parecida com uma cratera, a formação desta estrutura foi inicialmente atribuída a um impacto de meteorito. Geólogos têm várias teorias para explicá-la.

O bizarro tubarão-touro de duas cabeças

9

Já foram descobertos vários animais com duas cabeças, como cobras e lagartixas -, embora isso seja extremamente raro. Agora, essa condição bizarra vem direto do fundo do mar. Pela primeira vez, foi encontrado um tubarão-touro com duas cabeças. O animal foi descoberto por um pescador no Golfo do México, e ainda estava dentro do útero da mãe. Quando foi retirado, estava vivo, mas morreu pouco tempo depois. Pesquisadores acreditam que dificilmente ele sobreviveria a um nascimento natural.

Assista uma massinha magnética engolindo um ímã

A massinha é feita de ferrofluído e contém milhões de partículas de ferro. O vídeo é um timelapse, ou seja um “lapso de tempo”, feito com uma série de fotos tiradas durante um longo período e unidas em um filme de curta duração. O pequeno imã de neodímio é muito forte e pode apagar dados de fitas magnéticas e cartões de crédito. Quando entra em contato com a massinha, que contém óxido de ferro, ela começa a se rearranjar para se alinhar com o campo magnético do ímã. Mesmo depois que o ímã é removido, a massa permanece magnetizada por algumas horas.

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

1 comentário

  • grasisuperstar:

    A aurora boreal foi o melhor essa semana,quem nào pode ver pessoalmente assistir o video ja da uma ideia do que é essa maravilha da natureza

Deixe seu comentário!