Os segredos da atração no reino animal: O que nos ensina a seleção sexual

Por , em 8.10.2023
(Kristina Jatuzyte/500px/Getty Images)

Um amigo próximo recentemente trocou seu interesse de celebridade favorita de Anna Kendrick para Lily James. Enquanto algumas pessoas podem compreender a atração, outras podem não entender.

Então, o que exatamente nos atrai em potenciais parceiros?

Um estudo recente sugere que animais fêmeas aprendem com outras fêmeas a preferir machos distintos como parceiros.

A seleção sexual é um processo no qual certas características, como a cauda longa e elaborada de um pavão, evoluem principalmente para aumentar as chances de um animal atrair um parceiro, em vez de melhorar suas habilidades de sobrevivência. Tais características, como uma cauda pesada e colorida, podem ser uma desvantagem ao fugir de predadores.

Em geral, os machos competem pelo acesso às fêmeas, pois seu investimento na prole, muitas vezes limitado a espermatozoides, é significativamente menor do que o esforço que as fêmeas dedicam à produção de ovos, gestação e potencial criação da prole. Consequentemente, é muito mais custoso para uma fêmea acasalar com um macho de baixa qualidade do que o contrário, já que os machos podem rapidamente procurar outra fêmea.

Essa dinâmica impulsionou o desenvolvimento de inúmeras características masculinas selecionadas sexualmente no reino animal e levou ao surgimento de fêmeas altamente seletivas.

Historicamente, a pesquisa científica focou nas interações masculinas, muitas vezes negligenciando a influência das fêmeas na evolução. No entanto, pesquisadores modernos estão cada vez mais reconhecendo o intrigante papel da agência feminina.

Um estudo recente realizado na Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveu um modelo matemático para abordar algumas lacunas nas teorias de seleção sexual.

Para compreender o que a pesquisa revelou sobre o que torna os machos atraentes no reino animal, é importante considerar vários fatores. Em termos de aparência física, as fêmeas orangotangos preferem machos com as maiores almofadas ou franjas nas bochechas, enquanto as fêmeas de peixe swordtail são atraídas pelos machos com as “espadas” mais longas.

No entanto, a seleção de parceiros não se baseia apenas em atributos físicos. Os machos de lêmures de cauda-anelada com o odor mais pungente têm mais sucesso em atrair fêmeas. Além disso, existem numerosos exemplos que demonstram a importância de características complexas, como as intrincadas canções e danças de aves do paraíso ou os padrões de círculos criados por machos de peixe-balão japonês para impressionar as fêmeas.

Curiosamente, nem sempre são os machos que competem para serem escolhidos pelas fêmeas; em alguns casos, os machos escolhem as fêmeas com base em características específicas, como a distância entre seus olhos, como observado em moscas com olhos de caule, que consideram olhos mais largos mais atraentes.

As teorias contemporâneas de seleção sexual propõem que os animais escolham parceiros com base em sinais que indicam bons genes, como a presença de uma cauda longa e elaborada. Um parceiro robusto e viril sinaliza a probabilidade de produção de uma prole saudável. Alternativamente, características que parecem ser uma desvantagem, mas não impedem a sobrevivência, sugerem alta qualidade genética. As teorias de viés sensorial sugerem que as preferências de acasalamento são resultados do processo de seleção natural que influencia os sentidos.

Por exemplo, a faixa auditiva das fêmeas de rã-tungara está direcionada para frequências mais baixas, alinhando-se com a preferência delas por chamados de frequência mais baixa produzidos por machos maiores.

No entanto, nenhuma dessas teorias explica completamente por que existe tanta variação nas características dos machos dentro da mesma espécie ou por que as preferências femininas podem flutuar ao longo do tempo ou entre espécies.

O novo estudo explorou a possibilidade de que as escolhas de parceiros das fêmeas sejam influenciadas pela observação de fêmeas mais experientes fazendo suas seleções. É amplamente reconhecido que os animais podem aprender pela observação, como evidenciado no aprendizado de jovens corvos na fabricação de ferramentas rudimentares ao observar seus pais.

O aprendizado também foi observado na escolha de parceiros, com as fêmeas mais propensas a escolher um macho se observarem outras fêmeas acasalando com ele ou com características semelhantes.

Os pesquisadores desenvolveram seu modelo com base na hipótese de atratividade inferida, na qual fêmeas inexperientes comparam um macho escolhido por uma fêmea experiente com outros machos disponíveis. Por exemplo, se uma fêmea inexperiente observar uma fêmea experiente selecionando um macho de cores vibrantes, ela também pode procurar um parceiro de cores vibrantes. Isso poderia resultar em um aumento na coloração vibrante, reduzindo a variação. No entanto, essa hipótese não explica completamente por que ainda existe uma considerável divergência entre os machos.

O estudo nos Estados Unidos foi o primeiro a considerar que as fêmeas podem não perceber com precisão as qualidades que tornam um macho atraente, o que pode levar a erros ao copiar as escolhas de outras fêmeas.

No cenário hipotético abaixo, a fêmea experiente prefere machos com plumagem mais vermelha e escolhe o macho número três como seu parceiro. A observadora fêmea inexperiente erroneamente atribui a longa cauda do macho número três como a característica atraente.

Os pesquisadores empregaram uma simulação de computador com base em um modelo matemático envolvendo uma população na qual os machos acasalam com diversas fêmeas. O modelo incluiu machos com duas características, cada uma com apenas duas variantes: cor brilhante/opaca e comprimento da cauda longa/curta.

Seu modelo revelou que quando as fêmeas selecionavam machos com base na mesma característica escolhida por uma fêmea experiente, essas características se fixavam na população, resultando em uma redução na variação. No entanto, quando as fêmeas escolhiam um macho mais distinto, a característica rara se tornava mais comum e, consequentemente, menos atraente. Isso levou a mudanças nas preferências femininas ao longo do tempo, em vez de uma única característica atraente dominando sobre as outras.

Quanto a minha atual celebridade favorita, considero Ryan Reynolds atraente devido à sua aparência e senso de humor. No entanto, frequentemente me pergunto o que os outros veem nele – talvez seus olhos, seu sorriso ou algo completamente diferente? A atração é, afinal, uma experiência pessoal e única. [Science Alert]