Peixe-diabo negro é filmado pela primeira vez

Por , em 26.11.2014

Antes de ver o vídeo sério e científico que está no final desta postagem, dê uma olhada na cena abaixo. O clipe é um trecho de “Procurando Nemo” – também conhecido como “Uma das Melhores Animações Já Feitas” – no qual Dori e Marlin são perseguidos por um feroz predador do mar. Além disso, logo no início do vídeo podemos ouvir a peixinha azul cantando o maravilhoso hit “Continue a nadar”, mas esse não é o ponto.

20 peixes extremamente bizarros

Ainda que o perseguidor incansável não tenha sido uma criação da Pixar, seus hábitos de caçada retratados no longa, por exemplo, derivam de nada mais que hipóteses, já que nunca haviam sido registradas imagens do peixe-diabo negro vivo e em seu habitat natual. Até agora.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay, na Califórnia, Estados Unidos, filmaram pela primeira vez o Melanocetus johnsonii em sua casa, nas profundezas escuras do oceano pacífico. No último dia 17 de novembro, o cientista sênior do instituto Bruce Robison estava operando remotamente o veículo Doc Ricketts quando se deparou com este exemplar da ordem lofiforme a uma profundidade de 580 metros.

Durma com os peixes em um quarto de hotel submerso

“Esta é a primeira vez que este peixe é capturado em vídeo em seu habitat”, disse Robison. “Lofiformes, como este Melanocetus, estão entre os peixes mais raramente visto de todos aqueles das águas profundas. O ponto brilhante na ponta da “vara de pescar” que se projeta da cabeça do peixe é uma isca de incandescência. O lofiforme usa sua luz para atrair a presa em seu habitat escuro e profundo.”

Encontros com seres abissais desta ordem são extremamente raros. De acordo com a instituição, menos de meia dúzia já foram gravados por veículos de investigação de profundidade.

10 peixes que podem fazer coisas extraordinárias

Abaixo está a filmagem integral divulgada pelo Instituto de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay. Vale a pena ativar as legendas em português, que têm uma qualidade muito boa, e aproveitar a explicação do especialista. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!