Peixes têm medo do próprio reflexo

Por , em 20.05.2010

Sabe aquela história de que há algumas pessoas com medo da própria sombra? Isso pode ser verdade para os peixes. Ou quase. Eles têm medo do próprio reflexo no espelho.

Em um estudo, os cérebros de peixes foram monitorados. Quando eram colocados em frente ao espelho, regiões cerebrais responsáveis pelo medo eram ativadas – e isso acontecia de forma mais forte quando os peixes encaravam o próprio reflexo do que quando olhavam para outros peixes.

No entanto, em ambas as situações os peixes não se acovardavam e tentavam enfrentar o adversário – sendo ele real ou um reflexo.

No experimento, os peixes eram colocados em aquários separados por uma camada de vidro. Quando os cientistas tentavam medir a reação dos peixes contra seu próprio reflexo, a camada de vidro era substituída por um espelho.

Mesmo lutando contra o reflexo, os peixes não desistiam e pareciam não “se tocar” e continuavam a briga.

Para os cientistas o medo maior em relação ao reflexo pode ser explicado porque a luta seria mais difícil. Em uma briga normal, os peixes fariam movimentos descoordenados um do outro. Mas em um espelho seu “oponente” imita todos os seus movimentos e consegue te alcançar em qualquer lugar do aquário. Logo, o reflexo seria um adversário mais forte. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Renato Bueno:

    Alguma relação entre proporção corporal?

    O reflexo teria a mesma proporção que o peixe, uma luta em que exista grande diferença de poder o lado mais fraco seria rapidamente eliminado, mas se os dois lados tiverem a mesma força, então a batalha é sangrenta e sem vencedores…

    Confere?

Deixe seu comentário!