Pintar o asfalto das ruas é o novo truque para lidar com o aumento do calor nas cidades

A cidade de Los Angeles, nos EUA, está implantando uma pequena mudança que poderia fazer uma grande diferença: pintar o asfalto das ruas de cinza.

Não estamos falando de uma tinta comum: é um revestimento especial chamado CoolSeal, originalmente desenvolvido para amenizar o calor criado pelas pistas de pouso, tornando-as menos visíveis para satélites espiões.

O CoolSeal pode refletir melhor os raios solares, de forma que esfria a área que cobre. A pintura já foi testada em um estacionamento, em uma das partes mais quentes da cidade americana, provando seu potencial de reduzir as temperaturas ao nível do solo.

“Descobrimos que, em média, a área coberta pelo CoolSeal é 5 graus Celsius mais fria que o asfalto preto no mesmo estacionamento”, disse o funcionário do governo Greg Spotts, ao The Washington Post.

Ilhas de calor urbanas

O programa de pintura inteligente é uma tentativa de lidar com o que é chamado de “efeito das ilhas de calor urbanas”.

Locais com alto desenvolvimento urbano – com muito concreto, asfalto, telhados escuros e falta de sombra de vegetação – elevam as temperaturas.

Uma vez que uma cidade atinge mais de um milhão de habitantes, suas temperaturas podem subir até 12 °C acima do nível das áreas circundantes, graças a esse efeito.

Isso, por sua vez, significa um risco aumentado de exaustão por calor nas cidades. Além disso, mais pessoas usam métodos artificiais para lidar com esse calor, como ar condicionado, o que consome energia e não é bom para o meio ambiente.

Vantagens

De acordo com o governo municipal de Los Angeles, o revestimento cinzento nas ruas deve reduzir as temperaturas, ajudar aqueles que trabalham em ambientes urbanos abertos e até tornar a superfície do solo mais agradável para animais de estimação.

Mais de 10% da cidade californiana é asfalto – são 69 mil quarteirões. Estimativas indicam que cobrir um terço desse pavimento com materiais mais frios pode ser capaz de diminuir a temperatura geral de Los Angeles.

As áreas já tratadas serão monitoradas durante o outono, para um lançamento mais amplo no futuro.

Como bônus, porque o revestimento é extrarreflexivo, é necessária menos energia para iluminar as estradas e estacionamentos cobertos com CoolSeal também.

E essa não é a única maneira de refrescar áreas urbanas. Outros estudos também têm buscado alternativas, demonstrando por exemplo que o aumento da folhagem em uma cidade e a cobertura de edifícios com vida vegetal são boas formas de reduzir as temperaturas, além de absorver dióxido de carbono. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

3 respostas para “Pintar o asfalto das ruas é o novo truque para lidar com o aumento do calor nas cidades”

    • Por que não seguir a dica e cobrir as casas com vegetação, como está apontado no artigo? De qualquer forma, arborizar as vias públicas parece que também dá bons resultados. O problema é escolher uma espécie vegetal que não estrague a pavimentação com suas raízes…

Deixe uma resposta