Por que assistimos a filmes violentos?

Por , em 27.05.2013

Kill Bill, Jogos Mortais, Massacre da Serra Elétrica… Você provavelmente já assistiu a filmes como esses, em que sangue jorra aos montes, e gostou da experiência. Por quê? De onde vem essa satisfação em observar violência?

De acordo com estudo feito por pesquisadoras da Universidade de Augsburg (Alemanha) e da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), não se trata necessariamente de um prazer sádico, mas, muitas vezes, de uma motivação mais profunda. “É possível que cenas de violência percebidas como significativas, comoventes e que provocam reflexões possam gerar empatia com vítimas, admiração por atos de coragem e beleza moral diante da violência, ou auto-reflexão a respeito de impulsos violentos”, explica a pesquisadora Anne Bartsch.

Junto com sua colega Louise Mares, Bartsch convidou 482 pessoas (tanto da Alemanha como dos Estados Unidos) de 18 a 82 anos e com níveis de educação variados para participar da pesquisa. Elas assistiram a trailers de filmes com diferentes níveis de violência e apelo intelectual e relataram suas impressões (como o grau de violência percebido e a vontade de assistir ao filme inteiro). Os resultados condizem com os de estudos anteriores que mostraram que as pessoas em geral não são atraídas pela violência por si só, mas pelas diversas experiências que esse tipo de filme oferece.

“A prevalência de respostas positivas e as condições em que elas vieram oferecem um direcionamento intrigante e de valor social para futuros estudos”, conclui.[ScienceDaily, PsychCentral]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Dinho01:

    Deve ser por isso que nos filmes de Hollywood o vilão sempre acaba tendo uma morte horrível.Ele nunca é preso e levado a julgamento.

  • kid redman:

    Acho que sim, somos vingativos porque achamos que a injustiça deve ser punida de qualquer forma, ainda que com violência. Não que eu ache que isso seja o certo, mas vamos dizer que seja um pequeno defeito na personalidade humana que, com o tempo, de acordo com a evolução de cada um
    vai sendo resolvido.
    Acredito que a violência nos filmes só agrada quando é dado o “troco”, ou seja: quando o “bem”enche o “mal” de porrada ! Essa é a onda…
    A “violência” do “bem” tende a ser permitida e até apreciada. Já as pessoas que gostam de ver o mal se dando bem são mais dodóis, não ? Coisas do ser humano. Quem não sente um certo prazer em ver um assaltante ou estuprador ser jogado debaixo de pau dentro de um camburão e “levado aos costumes” ?

    • kid redman:

      PS.: o comentário foi escrito porque li o Fist of God aí abaixo.

  • Munhoz:

    Os filmes violentos já não me atraem mais, portanto me tirem do balaio.

  • Fist of God:

    Outro dia percebi que as pessoas (eu e minha esposa pelo menos) sentem atração e mesmo empatia por filmes que tratam de vingança como “Chamas da Vingança” (minha esposa até comprou este) ou “Busca Implacável”. Será que somos seres vingativos?

    • Fernanda Duarte:

      Cara, assista Doce Vingança e Irreversível!

Deixe seu comentário!