Pesquisadores descobrem porque é tão fácil convencer alguém a fazer o mal

Por , em 21.02.2016

Você já deve ter ouvido falar sobre o famoso experimento feito pelo psicólogo Stanley Milgram na década de 1960, em um porão da Universidade de Yale, nos EUA.

A experiência é marcante porque mostrou que as pessoas aparentemente infligiam dor a outra pessoa simplesmente porque alguém em uma posição de autoridade lhe pediu para fazer isso.

Muitos ficam perplexos quando leem sobre esse resultado, imaginando o que leva alguém a fazer algo tão ruim só porque recebeu ordens.

Agora, pesquisadores da University College London, no Reino Unido, apresentam uma explicação para esse comportamento.

Ordens e responsabilidade

Sua pesquisa, publicada na revista científica Current Biology, fornece novas evidências que podem ajudar a explicar por que as pessoas são tão facilmente coagidas.

Em colaboração com pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, os cientistas descobriram que, quando alguém nos dá uma ordem, nós realmente nos sentimos menos responsáveis por nossas ações e suas consequências dolorosas.

“Talvez algum sentimento básico de responsabilidade realmente é reduzido quando somos coagidos a fazer alguma coisa”, explica Patrick Haggard, da University College London. “As pessoas muitas vezes reivindicam responsabilidade reduzida porque estavam ‘apenas obedecendo ordens’. Mas estão apenas dizendo isso para evitar a punição, ou receber ordens realmente muda a experiência básica de responsabilidade?”.

Senso de agência

Essa é a pergunta que os pesquisadores queriam responder, medindo um fenômeno chamado “senso de agência”.

Esta é a sensação de que suas ações causaram algum evento externo. Por exemplo, se você virar um interruptor de luz e uma luz se acender, você vai experimentar esses eventos como sendo quase simultâneos, mesmo que haja um certo atraso.

A equipe de Haggard já mostrou que as pessoas sentem um senso reduzido de agência quando suas ações produzem um resultado negativo em vez de um positivo. Em outras palavras, pessoas literalmente percebem um lapso de tempo maior entre uma ação e seu resultado quando o resultado final é negativo.

Os experimentos

Em um experimento, os pesquisadores mediram o senso de agência para explorar mudanças na percepção quando alguém causava um leve choque elétrico em outra pessoa, quer por ordens ou por sua própria escolha. Em outros experimentos, os danos infligidos sobre a outra pessoa não eram físicos, eram sanções financeiras em vez de dor por choque.

Quando os participantes podiam escolher livremente, eram incentivados com a promessa de um pequeno ganho financeiro. Também sabiam exatamente que tipo de dano estavam infligindo, porque trocavam de lugar com o outro participante eventualmente.

Os pesquisadores relatam que a coerção levou a um pequeno mas significativo aumento no intervalo de tempo percebido entre ação e resultado, em comparação com situações em que os participantes escolheram livremente provocar os mesmos danos.

Curiosamente, a coerção também reduziu o processamento neural dos resultados da própria ação. Os pesquisadores concluíram que as alegações de responsabilidade reduzida sob coerção podem realmente corresponder a uma mudança básica nos sentimentos de responsabilidade, ao invés de ser apenas uma tentativa de evitar punição social.

No futuro