Primeiro transplante de órgão sintético realizado no mundo
Cirurgiões suecos realizaram o primeiro transplante de um órgão totalmente sintético no mundo. Quem recebeu o órgão foi Andemariam Teklesenbet Beyene, um estudante de geologia de 36 anos que sofria com um tumor na traquéia. O tumor, do tamanho de uma bola de tênis, estava obstruindo a respiração de Beyene e ele corria o risco de sufocamento.
Os cientistas que coordenaram a substituição do órgão analisaram imagens tridimensionais da traquéia para poder reproduzi-la. O órgão artificial foi feito a partir das próprias células-tronco do paciente, o que diminui as chances de rejeição.
A operação aconteceu há um mês no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, e durou cerca de 12 horas. O cirurgião que realizou o transplante acredita que seja possível desenvolver traquéias criadas em laboratório dentro de uma semana.
O transplante foi considerado um sucesso, e o grupo que o realizou acredita que a técnica poderá ser utilizada para a reprodução de outros órgãos. Como são utilizadas as células-tronco do paciente, a angústia da espera por um doador compatível pode ter seu fim em breve. [Telegraph]
7 comentários
Só pode ser transplante se for retirado de um indivíduo e colocado em outro.
O correto é dizer que ocorreu um implante.
O órgão é feito de tecido biológico, e não sintético. O título da matéria não é apropriado (pra variar).
Muito bom ver a Medicina avançando por caminhos “éticos e morais”, já que muitos obstáculos a impedem de avançar. Fico mais feliz ainda em ver a tecnologia avançando junto em prol do ser humano, e não sendo utilizada “erroneamente” como uma “arma desumana”. Assim, as pessoas esperarão menos tempo por um doador numa fila imensa de receptores.
Óptima noticia…
agora é necessário desenvolver tecnologias que permitam moldar órgãos mais complexos..
De qualquer maneira é muito bom sinal um primeiro sucesso na criação e transplante de um órgão sintético.
Ivo MMP
http://ivommp.pt.vu
Aluno do 3º ano da Lic. de Genética e Biotecnologia, UTAD
Ah traquéia não é órgão, é praticamente um tubo.
Fico feliz de saber que deu certo… acho q esse caminho da medicina é fundamental pra atingirmos um novo patamar de bio-tecnologia…
Tenho um amigo que vai gostar… ele precisa de um cérebro novo….. kkkkk…
Não consegui interpretar a foto…