Redes Wireless podem prejudicar as árvores

Por , em 22.11.2010

Ninguém duvida que as redes wireless realmente facilitaram nossas vidas. Em qualquer lugar podemos conferir nossos e-mails, fazer downloads e falar sobre nossa vida no twitter. Mas um novo estudo afirma que nem tudo são flores – muito pelo contrário. As redes Wireless poderiam estar prejudicando as árvores.

A cidade holandesa de Alphen aan den Rijn contratou cientistas para descobrir o motivo de suas árvores estarem se desenvolvendo de forma estranha. Os pesquisadores contratados, da Universidade de Wageningen, descobriram que 70% das árvores de áreas urbanas apresentam os sintomas das árvores de Alphen aan den Rijn, enquanto, na década passada, apenas 10% das plantas apresentavam esses problemas. O que pode estar causando isso? Segundo os pesquisadores, as redes Wi-fi.

O estudo expôs 20 árvores a diferentes fontes de radiação por três meses. As plantas posicionadas mais próximas de redes wireless apresentavam enfraquecimento das folhas e inibição do crescimento.

Mesmo assim, estudos anteriores haviam provado que as redes wireless eram completamente seguras. Mais estudos serão feitos antes que se possa ter uma conclusão definitiva. [Gawker]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • luciana:

    Eduardo
    Me explique, por favor, o que significa um e outro têrmo, em palavras simples.

  • Eduardo:

    @Dowglasz: O termo Wi-fi NÃO se refere a qualquer conexão sem fio, mas sim a um conjunto delas que se baseia no padrão de conexão 802.11. Se não sabe, fica caladinho.

  • PredadorXD:

    Há dez anos esta cidade mau tinha um sinal wireless, como 10% das plantas já possuíam este problema. Acho que o problema pode ser outro. Mesmo pq se fosse o sinal wireless esse efeito seria observado em todas as grandes cidades do mundo.

  • Dowglasz:

    Acredito que os sinais de telefonia celular se enquadrem em WI-FI, já que o termo se refere a qualquer conexão sem fio.

  • Z3hr0_C00l:

    auehauehauehuahe esse pessoal é muito tonto, da nota negativa pra uma piada… se matem.

  • Elizabeth:

    Se está prejudicando vegetais é muito provável que também possa prejudicar pessoas e animais. Afinal tem tanta coisa que provoca até câncer em pessoas e não afeta as plantas. Se o wireless chega a afetar plantas, o dano aos animais e humanos pode ser significativo.

  • Inossaf:

    Afinal, faz mal ou não faz mal? Li há muitos anos atrás, no início da popularização de roteadores wireless, que um estudo demonstrou que referidos dispositivos não eram nocivos contra plantas nem animais. Agora vem essa notícia…
    Aff. Acho que cada hora divulgam uma coisa, baseada em algum interesse obscuro.
    abc

  • Z3hr0_C00l:

    @Luan

    O jeito vai ser desmatar os pobres vegetais! ;/

  • Diogo:

    Deviam contratar um agrônomo ou biólogo para acompanhar o “estudo”, afinal deficiência de crescimento pode ser causado por infinitos fatores…..

  • Luan:

    Agora lascou! Qual seria a solução para isso? =s

Deixe seu comentário!