Revelações espaciais: Telescópio Webb captura imagem detalhada de Herbig-Haro 211

Por , em 15.09.2023
O Telescópio Espacial James Webb da NASA, com sua alta resolução no infravermelho próximo, revela detalhes requintados do fluxo de uma estrela jovem, um análogo infantil de nosso Sol. Objetos Herbig-Haro se formam quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos por estrelas recém-nascidas criam ondas de choque ao colidirem com gás e poeira próximos a altas velocidades. A imagem exibe uma série de choques em arco a sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o estreito jato bipolar que os alimenta, em detalhes sem precedentes. Moléculas excitadas pelas condições turbulentas, incluindo hidrogênio molecular, monóxido de carbono e monóxido de silício, emitem luz infravermelha, capturada por Webb, mapeando a estrutura dos fluxos. Créditos: ESA/Webb, NASA, CSA, Tom Ray (Dublin)

O Telescópio Espacial James Webb, operado pela NASA, capturou uma imagem detalhada de Herbig-Haro 211 (HH 211), um fenômeno interestelar conhecido como jato bipolar. Localizado a cerca de 1.000 anos-luz de distância na constelação de Perseus, HH 211 representa um dos mais próximos e jovens fluxos protostelares, tornando-se um alvo ideal para o telescópio Webb.

Objetos Herbig-Haro (HH) são regiões de intensa luminosidade que envolvem estrelas recém-formadas. Eles se originam quando poderosos ventos estelares ou jatos de gás expelidos por essas estrelas jovens colidem com gás e poeira próximos a altas velocidades, resultando em ondas de choque. A imagem de HH 211, obtida pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA, revela um fluxo originário de uma protostrela Classe 0, que é análoga ao nosso Sol em sua infância, quando tinha apenas alguns dezenas de milhares de anos e uma massa equivalente a apenas 8% de seu tamanho atual. Com o tempo, essa protostrela evoluirá para uma estrela semelhante ao nosso Sol.

A imagem de HH 211 mostra uma série de choques em arco nas direções sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o fino jato bipolar responsável por gerá-los. O Telescópio Espacial James Webb fornece um nível de detalhe sem precedentes, com uma resolução espacial aproximadamente de 5 a 10 vezes maior do que imagens anteriores de HH 211. O jato interno exibe um padrão “oscilante” simétrico em ambos os lados da protostrela central, consistente com observações em escalas menores, sugerindo que a protostrela pode ser potencialmente uma estrela binária não resolvida.

Space Telescope Science Institute

Observações anteriores de HH 211 usando telescópios terrestres identificaram grandes choques em arco se afastando de nossa perspectiva (noroeste) e se aproximando de nós (sudeste). Essas observações também revelaram estruturas em forma de cavidade em hidrogênio e monóxido de carbono chocados, bem como um jato bipolar nodoso e oscilante em monóxido de silício. As novas observações do Webb permitiram que os pesquisadores determinassem que o fluxo de HH 211 é relativamente lento em comparação com protótipos mais desenvolvidos com tipos semelhantes de fluxo.

A imagem revela uma série de choques em arco nas direções sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o fino jato bipolar responsável por gerá-los. O Telescópio Espacial James Webb fornece um nível de detalhe sem precedentes, com uma resolução espacial aproximadamente de 5 a 10 vezes maior do que imagens anteriores de HH 211. O jato interno exibe um padrão “oscilante” simétrico em ambos os lados da protostrela central, consistente com observações em escalas menores, sugerindo que a protostrela pode ser potencialmente uma estrela binária não resolvida.

A equipe de pesquisa mediu as velocidades das estruturas de fluxo mais internas em aproximadamente 48-60 milhas por segundo (80 a 100 quilômetros por segundo). No entanto, a diferença de velocidade entre essas seções do fluxo e o material principal com o qual colidem, conhecido como onda de choque, é relativamente pequena. Como resultado, os pesquisadores concluíram que os fluxos das estrelas mais jovens, como a que está no centro de HH 211, consistem principalmente de moléculas. Isso ocorre porque as velocidades relativamente baixas das ondas de choque não são suficientes para decompor essas moléculas em átomos e íons mais simples. [Phys]