Ruim de matemática? Você pode ter discalculia

Por , em 1.06.2011

A discalculia é considerada o equivalente da dislexia quando se trata de pessoas que têm dificuldade fora do comum em aprender matemática. Enquanto os disléxicos tem problemas com a leitura e a escrita, aqueles que sofrem de discalculia não conseguem resolver problemas simples de aritmética e até mesmo entender o conceito de numeral. Este distúrbio afeta entre 5 e 7% da população.

Tanto as crianças e os adultos que apresentam o problema têm dificuldade em entender o valor relativo aos números e suas diferentes grandezas, e acabam tendo notas muito baixas em provas. “Geralmente, eles não trocam a ordem dos números quando leem, como os disléxicos, mas qualquer coisa que se relacione a numerais causa ansiedade e até pânico”, disse o autor do estudo e professor de neurociência, Brian Butterworth, da University College London.

Por exemplo, se fosse mostrada duas cartas de baralho numeradas, uma com um 5 e outra com um 8, para uma pessoa com discalculia e ela fosse indagada qual número é maior, elas teriam que contar quantos símbolos aparecem em cada carta antes de responder. Se fosse pedido que elas contassem, regressivamente, de 10 a 1, a pessoa contaria de 1 a 10, depois de 1 a 9, depois de 1 a 8, e assim por diante (e provavelmente teriam que usar os dedos, independente da idade).

Lidar com dinheiro, então, é um grande desafio. As pessoas com discalculia também não conseguem estimar o tamanho de um quarto, ou entender o conceito de horas para estimar quanto tempo uma viagem duraria. De acordo com os pesquisadores, o distúrbio aparenta ser genético e algumas mudanças no cérebro podem ser responsáveis pela causa. “Contudo, é importante que essas pessoas saibam que esta dificuldade não significa que elas são burras”, disse Butterworth. Mas, se não for diagnosticada de maneira correta, pode trazer muitos traumas.

Butterworth diz que seu trabalho serviu para chamar atenção ao problema e desenvolver métodos especiais de ensino para fortalecer o processamento de números pela pessoa, usando materiais concretos como contas ou blocos, ou ainda softwares de computador. “O importante é não avançar para conceitos mais complexos enquanto o básico não estiver bem fixado”.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

19 comentários

  • Felipe Silva:

    Eu sempre tirei zero nas provas de matemática, não conseguia acompanhar os outros alunos.

  • Nathália Oliveira:

    Fico me Imaginando quando, Tem testes ou provas, Meu Coração dispara o medo se aproxima e é ai que eu Não me lembro de mais nada.
    É como se minha mente estivesse apagada de tudo o que eu estudei, E já é difícil eu Aprender toda a matéria que a Profª explica, E o medo me ataca e eu não sei de nada. Só fico imaginando o Zero no teste ou na prova!

  • Anderson Leal:

    Ninguém é bom em todas as especialidades. Portanto não adianta criticar ou questionar este post por exemplo. 80% das pessoas não são excelentes em matemática. Fato. Com certeza esta matéria seria mais útil para todos se houvesse os termos fundamentais realmente utilizados no nosso dia a dia, as operações somar, multiplicar, dividir, subtrair, porcentagem. O resto é balela, a não ser se a pessoa for fazer engenharia ou matemática mesmo, que não é o caso de todo mundo. A vida poderia ser mais prática e inteligente se não fosse dominada por pessoas que acham que o que fazem é utilidade pública.

  • Thiago Silva:

    Acho que deve ser por isso que até hoje não conseguir aprender nem as 4 operações direito G_G

    Eu juro que tento, me interno tentando aprender, mas se não tiver uma calculadora, eu não consigo fazer conta nenhuma, nem de soma :s

    • Thiago Silva:

      PS. Isso só acontece com cálculos e problemas de lógica, em outras situações, eu resolvo com uma facilidade incrível.

  • kayane porto alegre RS:

    ai q drga eu tenho discalculia as inda bem que ja to no ultimo do ensino médio!!!!kkkkkk

  • Luan:

    Acho que nao tenho discalculia nao … tenho uma professora que fala muito rapido ( ” f(x) = 3- 2 = 0 aí vc pega o 3-2 iguala a 0 ae vc calcula o x da funçao blablablabla baboseira baboseira ” ) !

  • Matheus Alves Kühl:

    Também tenho dificuldades com matemática, mas estou aprendendo que a melhor forma de ficar bom na matéria é praticar! E todos os cálculos que você faz do 1 ano a faculdade são importantes para se entender o mundo matemático em que vivemos, ja que a matemática é a rainha das ciências e o mundo em que vivemos foi construido basicamente pela ciência.

  • matheus:

    quem foi o otário que inventou iso da i

  • fabiana:

    oi não aprendo matematica de forma nenhuma sera que tenho discalculia?

  • Kelley Machado:

    Oi pessoal, sou formada em matemática e minha monografia ou como chamam também de trabalho de conclusão de curso, foi sobre Discalculia, escolhi esse tema,porque nós q trabalhamos nessa área sempre temos q estar com os olhos abertos com nossos alunos, e sempre quando aparece uma coisa nova, eu tento estar sempre por dentro do assunto.

  • Milena Karla:

    AFF,eu não sei pra quê servem todas essas contas que agente aprende na escola,fala sério!
    De 10 contas malucas que agente aprende a fazer na escola lá pelo sexto ao segundo ano,só vamos usar MESMO 1.
    Me diga: Agente vai ali no supermercado fazer compras,e quando chega no caixa calculamos:
    X(+336-220Y)-WY12252+(X) é igual a xmky-2.0155623,0,2

    ME POUPEEEEEEEEEEE!!!!! NINGUÉM MERECE ISSO!!!!!

    • Miguel:

      Eu hoje ainda me pergunto em quê que X-455+√13-Y-3√4=4X+(6-Y-√3)+2√11+2:1 me vai ajudar na minha vida profissional…

  • Mayara Silverio:

    Nossa, eu sofro dissto! este é o nome então? nossa estou no 2/ ano do ensino medio, se fosse por matematica eu estaria ainda na 3° serie =/.
    preciso de ajuda minha professora de matematica é brava

  • Baah:

    Eu tenho MUITA dificuldade de aprender algum tipo de calculo novo e tal. Mas com paciencia e um pouco de esforço estou conseguindo 🙂
    Já sobre dinheiro é um desafio, eu sempre calculo o total errado. e se der 5,80 R$ por exemplo, eu dou sempre uma nota bem maior que o valor, pra não ter que pegar um nota menor e contar moedas e etc…1

  • eduardo:

    Finalmente achei o nome desse problema…
    Eu sempre pensei q o fato de eu não saber matemática estava ligado ao DNA…
    As pessoas até caçoam de mim alegando q esse é um argumento de gente burra…
    Mas agora entendo o porquê de ficar super-nervoso qnd vou contar altas quantias de dinheiro… principalmente na hora de pagar alguma coisa… o vendedor fica me olhando com cara de “esse cara tá com algum problema, ou ele não ker me pagar?”

    E agora? Será q existe algum medicamento? ou seria simplesmente treinar mais o cérebro?

    • Cesar:

      Eduardo, procure ajuda de um profissional. Se a discalculia for semelhante à dislexia, então deve existir tratamento, já que existem por aí vários disléxicos vivendo vidas normais.

  • Ze da Feira:

    Antigamente o cara era burro , hoje é dislexico.

    • websurffer:

      Os comentários, estudos de pesquisadores, geralmente, são mal interpretados pela mídia.

Deixe seu comentário!