Se você tocar nesta plantinha, ela vai te fazer vomitar em total agonia por causa da dor

Por , em 30.03.2015

A Dendrocnide moroides, chamada em inglês de “gympie gympie”, é uma planta australiana com hastes finas e folhas verdes em forma de coração. Encostar a mão nela pode fazer você vomitar por causa da dor. Supostamente, usá-la como papel higiênico teria feito um soldado atirar em si mesmo. É, ela não está aqui para brincadeiras.

Gympie gympie: Em perigo ou ameaçada?

A gympie gympie tem folhas planas e amplas que se erguem em uma série de galhos surpreendentemente delicados. Ela chega a ter apenas alguns metros de altura. Os botânicos acreditam que a sua taxa de crescimento rápido e de folhas largas as tornam ideais para viver nos pequenos espaços iluminados pelo sol que vem pelas frestas nas copas das árvores em florestas. Seu habitat é limitado a alguns pontos de floresta tropical nos arredores de Queensland, na Austrália. Porém, esse tipo de floresta está diminuindo, o clima está mudando e a gympie recentemente entrou para uma lista de plantas em extinção.

Muitos diriam que isto é, na verdade, uma boa notícia. Aparentemente inofensiva, ela é uma das plantas mais temidas devido à angústia que apenas passar a mão em uma de suas folhas pode trazer. E as folhas não são a única parte perigosa. Fora as raízes, todo o resto da gympie, até mesmo seus frutos, é coberto dos pelos finos que se alojam na pele e espalham a fisgada.

Cada nova pressão nos pelos faz com que eles coloquem mais veneno na pele. A dor é como fogo e é duradoura – contanto que os pelos estejam na pele, a dor permanece. Estes pelos urticantes fazem com que o sistema linfático fique insano, fazendo garganta, axilas e virilha incharem conforme os gânglios linfáticos expandem.

Só estar perto da gympie dói. Ela lança seus pelos no ar de forma contínua e os cientistas acreditam que eles mantêm o terreno limpo para que a planta possa tirar proveito dessas lacunas ensolaradas no dossel florestal. Os botânicos que trabalham na área têm ataques de espirros e sangramentos no nariz por ficarem próximos a esta planta aterrorizante. Aqueles que manuseiam amostras de cem anos de idade ainda são picados.

Os contos da planta assassina

Ao longo dos anos, algumas pessoas tiveram encontros traumáticos com a gympie. Um homem, que caiu em um arbusto durante a Segunda Guerra Mundial, foi amarrado a uma maca de hospital, gritando, durante três semanas. Outro, Ernie Rider, hoje um veterano do Departamento de Parques e Vida Selvagem de Queensland, foi atingido no peito, rosto e braços em 1963. Depois de semanas de muita dor, seu peito continuou a doer por dois anos toda vez que ele tomava um banho frio.

Segundo Rider, ele nunca sentiu uma dor como aquela em 44 anos de trabalho no mata. “Não há nada que rivalize com ela; é 10 vezes pior do que qualquer outra coisa – carrapatos, coceira e espinhos do mato incluídos”.

O futuro da gympie gympie

Ninguém quer essa planta em seu quintal, em sua pista de caminhada ou, para ser sincero, em seu planeta. Isso pode explicar por que a gympie gympie está desaparecendo.

Talvez ela saiba o quão próxima está de ser dizimada e esteja a fim de mudar para não ser extinguida. Em 2014, duas árvores diferentes foram encontradas com todas as partes aparentemente intactas, mas sem toxina nas folhas. Embora ninguém saiba completamente o que causa a dor esmagadora, os cientistas acreditam que é um peptídeo chamado moroidina. Removendo apenas este componente, a capacidade da planta de causar dor some.

Ainda não sabemos porque a planta iria abrir mão de suas armas, mas talvez um dia ela se torne apenas uma lenda assustadora. [io9, Australian Geographic]

• Douglas L Carlesso:

Me pergunto como ninguém nunca tentou usa-la como instrumento de tortura em interrogatórios…

• thiago correa:

Quando vi a planta associei a urtiga, um grande equívoco, isso mostra como sou inocente, pensando que a coceira da urtiga era um incômodo.

Você está sendo sarcástico? A coceira e ardume da urtiga são incômodas, mas não te fazem vomitar de dor.

• fabiokleinjunges:

Chamamos ela de urtigão (Urera baccifera).

• fabiokleinjunges:

Aqui no RS, temos uma folhagem quase idêntica, que também causa dor através do contato, mas com certeza não como a gympie gympie.

Tem outra planta que causa vômitos e alucinações, chamada de trombeta (Brugmansia suaveolens). Tem Escopolamina, Atropina e Hiosciamina.