Transplante de Células-Tronco Cerebrais: Uma Nova Esperança no Tratamento da Esclerose Múltipla Progressiva

Por , em 2.12.2023

Em todo o mundo, mais de dois milhões de pessoas são afetadas pela esclerose múltipla (EM), uma doença que compromete o sistema nervoso central e pode causar dificuldades em se movimentar, enxergar e processar pensamentos.

Embora existam tratamentos capazes de diminuir a frequência e a gravidade dos surtos de EM, muitos pacientes acabam desenvolvendo uma forma mais grave da doença, conhecida como EM progressiva secundária. Infelizmente, as opções para tratar esse estágio avançado são escassas, e não existem medicamentos aprovados para as fases mais críticas da doença.

Pesquisas recentes indicam que o uso de células-tronco, as células fundamentais do corpo, pode atenuar essa degradação. Isso envolve a transplantação de células-tronco cerebrais, que têm a capacidade de se desenvolver em diversos tipos de células cerebrais, e potencialmente reparar aquelas danificadas pela EM.

Nosso estudo mais recente apresenta resultados promissores de um ensaio clínico pioneiro em humanos, em sua fase inicial. Esse procedimento envolveu a injeção direta de células-tronco cerebrais no cérebro de 15 indivíduos com EM progressiva secundária.

Essas células-tronco cerebrais foram obtidas de um único feto que sofreu um aborto espontâneo e passaram por uma rigorosa triagem para anomalias, assegurando uma fonte segura e sustentável para transplantação.

Antes do procedimento, o nível de incapacidade e a atividade da doença de cada participante foram avaliados meticulosamente durante um período de três meses. No momento da transplantação, muitos dos receptores exibiam níveis significativos de incapacidade (por exemplo, dependência de cadeira de rodas).

Experimentamos quatro dosagens diferentes de células-tronco cerebrais, combinadas com medicamentos para suprimir o sistema imunológico e prevenir a rejeição do enxerto.

De forma encorajadora, não foram observadas reações adversas graves no ano seguinte ao tratamento, embora alguns efeitos colaterais temporários e menores, como sintomas semelhantes aos da gripe e infecções respiratórias, tenham ocorrido.

De maneira importante, não foram relatados nos participantes durante o período do estudo agravamento dos sintomas de EM ou declínio significativo nas habilidades motoras ou cognitivas (que normalmente seriam esperados sem tratamento).

Em uma análise detalhada de um subconjunto de participantes, utilizando imagens magnéticas avançadas, observamos uma correlação entre doses mais altas de células-tronco e uma diminuição no volume cerebral, um fenômeno também observado em medicamentos potentes para EM em estágios iniciais. Isso sugere que as células podem ter um papel na prevenção da inflamação e do inchaço cerebral.

Para determinar a eficácia do transplante de células-tronco cerebrais, focamos em seu impacto na EM, onde o sistema imunológico ataca a mielina, a cobertura protetora ao redor das fibras nervosas, interrompendo a comunicação essencial no cérebro e na medula espinhal. Centrais nesse processo são os macrófagos, células imunológicas que normalmente eliminam elementos nocivos.

Um papel chave é desempenhado pelas células microgliais, encontradas em todo o cérebro e medula espinhal. Nossos estudos anteriores em camundongos mostraram que células da pele reprogramadas em células-tronco cerebrais, quando transplantadas para o sistema nervoso central, podem reduzir a inflamação e possivelmente reparar danos causados pela EM.

Além disso, células-tronco cerebrais podem alterar processos metabólicos – os métodos de produção de energia do corpo – e reorientar as microglias de um estado prejudicial para um benéfico.

Neste estudo, avaliamos como o tratamento afetou os processos de produção de energia do cérebro. Monitoramos mudanças no fluido cerebral e no sangue ao longo do tempo, revelando alterações consistentes devido ao transplante.

Notavelmente, observamos níveis aumentados de acilcarnitinas, moléculas essenciais para um bom metabolismo energético celular, em pacientes que receberam doses maiores de células-tronco.

Embora esses resultados sejam promissores, é preciso cautela, já que foram derivados de um pequeno grupo de pacientes que também estavam recebendo medicamentos para suprimir o sistema imunológico.

No entanto, este estudo oferece as primeiras evidências substanciais em humanos de que um único transplante de células-tronco cerebrais diretamente no cérebro é seguro e pode ter efeitos duradouros em indivíduos com EM progressiva secundária.

Pesquisas futuras são necessárias para confirmar e ampliar nossas descobertas. Ainda assim, este estudo fornece sinais esperançosos de que esse método poderia se tornar uma opção de tratamento valiosa para os estágios avançados da EM. [Science Alert]