Uma fábrica de estrelas em estonteante foto do James Webb

Por , em 25.01.2024
ESA/Webb, NASA & CSA, M. Meixner

Esta fotografia incrível, capturada pelo Telescópio Espacial James Webb, uma colaboração entre a NASA, ESA e CSA, revela uma fascinante região H II localizada na Grande Nuvem de Magalhães (GNM), uma galáxia satélite da Via Láctea. A imagem destaca a nebulosa N79, uma área repleta de hidrogênio atômico ionizado, visualizada através do Instrumento de Médio-Infravermelho (MIRI) do Webb.

A N79, que se estende por aproximadamente 1.630 anos-luz, é uma extensa área de formação estelar situada na parte sudoeste da GNM, ainda pouco explorada. Frequentemente, é comparada à versão juvenil da 30 Doradus (também conhecida como Nebulosa da Tarântula), outro objeto celeste recentemente observado pelo Webb. Estudos apontam que a taxa de formação estelar da N79 é o dobro da observada na 30 Doradus nos últimos 500 mil anos.

O foco desta imagem está em um dos três grandes complexos de nuvens moleculares da região, mais especificamente na N79 Sul (abreviada como S1). O notável padrão de “explosão estelar” ao redor deste corpo luminoso deve-se a uma série de picos de difração. Tais picos são característicos de telescópios que utilizam espelhos para coletar luz, como é o caso do Webb, e resultam do design estrutural do telescópio.

No caso do Webb, os seis picos de explosão estelar mais proeminentes são causados pela disposição hexagonal dos 18 segmentos do espelho primário do telescópio. Esses padrões são normalmente visíveis ao redor de fontes de luz intensamente brilhantes e compactas, onde toda a luz é emitida de um único ponto. Em contraste, a maioria das galáxias, que podem parecer pequenas à observação humana, são mais tênues e dispersas do que uma única estrela, e por isso não exibem esse fenômeno.

A representação da N79 pelo Webb, especialmente através da captação de ondas de luz mais longas pelo MIRI, destaca o gás e a poeira radiantes da região. A luz de médio-infravermelho é eficaz em revelar atividades dentro das nuvens que ondas mais curtas não conseguem penetrar, já que seriam absorvidas ou desviadas pelas partículas de poeira da nebulosa. Esta visão também inclui protoestrelas que ainda estão envoltas no campo.

Regiões como a N79 são cruciais para os astrônomos, pois possuem uma composição química semelhante à das vastas áreas de formação estelar observadas na juventude do universo, quando a formação de estrelas estava no seu auge. Em contrapartida, as regiões de formação estelar da Via Láctea não são tão prolíficas quanto a N79 e possuem uma estrutura química diferente. Agora, as capacidades do Webb estão permitindo estudos comparativos sobre a formação de estrelas na N79 com suas observações de galáxias distantes no universo primordial.

Estas observações da N79 fazem parte de um projeto do Webb que analisa o desenvolvimento dos discos e envelopes circumstelares em estrelas em diferentes estágios de formação e massas. A sensibilidade do Webb é esperada para revelar, pela primeira vez, discos de poeira formadores de planetas em torno de estrelas de massa semelhante à do nosso sol, mesmo a distâncias como as da GNM.

Esta imagem compreende comprimentos de onda de luz de 7,7 microns exibidos em azul, 10 microns em ciano, 15 microns em amarelo e 21 microns em vermelho, correspondendo aos filtros 770W, 1000W, 1500W e 2100W, respectivamente. A capacidade do Telescópio Espacial James Webb de capturar tais imagens não apenas expande nosso conhecimento sobre o universo, mas também nos proporciona uma visão única sobre as complexidades e maravilhas da formação estelar. Observar regiões como a N79 nos ajuda a entender melhor como as estrelas e sistemas planetários se formam, oferecendo insights sobre o nosso próprio lugar no cosmos. [Phys]