Estrutura incomum é encontrada ao redor de estrela

Pesquisadores do telescópio ALMA, do Observatório Europeu do Sul (ESO), encontraram essa estrutura de gás peculiar totalmente inesperada em volta da estrela gigante vermelha R Sculptoris. Essa é a primeira vez em que astrônomos encontraram uma estrela envolta por uma estrutura como essa.
Os astrônomos ainda não sabem o que é a estranha espiral em torno do astro, mas acreditam que ela está lá por causa da existência de uma segunda estrela, ainda não detectada, orbitando a gigante vermelha.
Estrelas gigantes vermelhas são muito antigas e responsáveis pela formação de novas estrelas. Essas estrelas perdem uma grande quantidade de massa no fim da vida pelo vento estelar denso.
Confira abaixo o vídeo com imagens feitas pelo Observatório Europeu do Sul. [NASA/Space]
6 comentários
Pensando melhor, isto acontece a todo instante com o nosso sol: explosões solares. Só que com o sol só temos observado explosões pequenas, mas já pode ter acontecido uma explosão como esta e até mesmo lançado um anel de partículas que originou os planetas do nosso sistema solar.
Parece a WR 104 ,Wolf Rayet 104 “A estrela da morte”
Estranho mesmo. Dá a impressão que a estrela estava em alta rotação quando explodiu. O mais interessante é que a explosão regride rapidamente. Coisa não vista normalmente. Dá a impressão que este video foi feito artifialmente, sem os cuidados necessários.
Estrela do tipo Wolf-Rayet…
Estrutura estranha! Nem os astrônomos sabem dizer exatamente o que é! A astronomia é mesmo incrível, cada dia que passa, se descobre algo novo e inusitado. Pelo jeito as descobertas tendem a crescer com investimento tecnológico!
Bonito e elétrico.