Vídeo: tornados solares dançam através da nossa estrela

Por , em 22.02.2012

A sonda da NASA – Observatório Solar Dinâmico – capturou um vídeo incrível de tornados solares, erupções de plasma super quente, soprando em toda a superfície do sol.

O vídeo mostra fontes de plasma rodando por toda a superfície do sol durante um período de 30 horas entre 7 e 8 de fevereiro. Mas, ao contrário dos furacões na Terra, que são impelidos pelo vento, os furacões de plasma do sol são moldados pelo poderoso campo magnético da nossa estrela.

Uma região ativa girando fornece o pano de fundo para os fluxos giratórios de plasma. As partículas são puxadas por forças magnéticas concorrentes, e seguem fios de linhas do campo magnético.

A nave que gravou o vídeo está em uma missão de cinco anos para registrar imagens de alta definição do sol, para ajudar os astrônomos a entender melhor como as mudanças no ciclo do sol e o tempo solar podem afetar a vida na Terra.

O sol está atualmente em um período ativo de seu ciclo de 11 anos. O atual ciclo é conhecido como ciclo solar 24 e atingirá seu pico em 2013.

No vídeo, o plasma mais frio aparece como manchas escuras sobre um fundo brilhante. A sonda gravou o vídeo na faixa de ultravioleta extremo do espectro da luz, dando ao filme um tom lúgubre amarelo.[MSN]

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy

• antonio a. vieira de araujo cruz:

Eu tenho uma pergunta a fazer:? Que certeza “absoluta” têm os astrônomos que a nossa estrela brilhante, ou seja, o SOL, “”não”” poderá ter reações que desconhecemos completamente, podendo interferir e prejudicar sensivelmente a população mundial com excesso de radiações a ponto de termos temperaturas altíssimas que estariam fora do alcance das autoridades mundiais em controlar para que não haja uma catástrofe irreparável para todos nós; (agora no ano de 2013, onde o ápice do seu ciclo estará totalmente ativo).?

• alexkidy:

Aposto que aquela tempestade em jupiter que podemos ver com um telescópio quase do tamanho do nosso planeta, que duram mais de 300 anos, não chega nem perto dessa que vem de uma energia incrivel que só uma estrela como o nosso bom e velho Sol proporciona.

Na Terra a Escala de intensidade dos tornados vai até F5, com ventos que podem passar de 400 quilômetros horários. Gostaria de saber como se classificariam esses do Sol…

Tudo elétrico. Furacões lá, aqui ou em qualquer outra parte do Universo.

Não é atoa que há uma vasta profusão de relâmpagos sempre que ocorrem tornados, a.c.h.o que mais que em qualquer outra tempestade de superfície.