“Potencial pandêmico”: novo vírus da gripe e encontrado na China

Por , em 30.06.2020

Cientistas na China encontraram uma nova cepa de vírus da gripe suína com capacidade de gerar uma nova pandemia, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira na revista científica PNAS .

Chamado de G4, o vírus é descendente genético do vírus H1N1 que gerou surtos pandêmicos em 2009.

A cepa possui “todas as características essenciais de ser altamente adaptada para infectar seres humanos”, concluíram os autores, pesquisadores de universidades na China e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês.

Os cientistas realizaram inúmeras experiências em animais, incluindo furões, que são muito úteis em estudos de gripe por apresentarem sintomas similares aos humanos como febre, espirros e tosse.

A equipe observou que o G4 era altamente infectante, com rápida replicação em células humanas que causa sintomas graves em furões.

Outro resultado negativo dos experimentos é que imunidade que humanos receberam por contrair gripe sazonal não dá proteção contra o novo G4.

A pesquisa descobriu que mais de 10% dos 30 mil porcos testados já haviam sido infectados.

Os exames também mostraram que 4,4% da população geral também parecia ter sido exposta.

Isso quer dizer que o vírus já ultrapassou a barreira dos animais a humanos, no entanto ainda não existem evidências de tenha capacidade de ser transmitido entre humanos – a maior preocupação dos pesquisadores.

“É preocupante que a infecção humana pelo vírus G4 promova a adaptação humana e aumente o risco de uma pandemia humana”, redigiram os cientistas.

Os autores solicitaram urgentes medidas no monitoramento das pessoas que trabalham com suínos.

“O trabalho é um lembrete salutar de que estamos constantemente em risco do surgimento de novos patógenos zoonóticos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem atuar como fonte de importantes vírus pandêmicos”, afirmou James Wood, professor da Universidade de Cambridge e chefe do departamento de medicina veterinária .

Infecção zoonótica é gerada por um patógeno que pulou de um animal não humano para um humano. [Science Alert]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!