Você não vai conseguir desviar os olhos desse saco de ovos contendo mais de mil tarântulas bebês

Por , em 10.09.2018

Se você não sabe como tarântulas bebês nascem, vai descobrir agora.

Em um vídeo hipnotizante, Marita Lorbiecke, que possui um canal no YouTube chamado “The Deadly Tarantula Girl” (em português, algo como “Garota Tarântula Mortal”) abre um saco de ovos com centenas de descendentes de tarântula-vermelha-de-listras-brancas.

Essa espécie, cujo nome científico é Nhandu chromatus, é nativa do Brasil. Normalmente, tarântulas podem depositar entre 50 a 200 ovos em um saco de seda incubado por semanas, mas Lorbiecke estima que o saco de sua tarântula-vermelha contenha mil filhotinhos.

Um saco de ovos, centenas de aranhas

O vídeo possui onze minutos. Em inglês, Lorbiecke explica o passo a passo para remover o saco de ovos da tarântula e abri-lo cuidadosamente, comentando que faz isso para o bem dos filhotes – ela já presenciou uma aranha comendo seu saco de ovos anteriormente, de forma que agora costuma retirar os filhotes de suas mamães e incubá-los por conta própria.

Neste caso, depois de deixar o saco crescer por 28 dias, Lorbiecke o retirou da aranha usando uma pinça, cortando-o com uma tesoura para revelar seu conteúdo.

Aos poucos, através de algumas camadas de seda, enxergamos as tarântulas bebês. Usando um pincel delicado, ela retira todos os filhotes do saco, colocando-os em duas “câmaras” preparadas para mantê-los aquecidos e úmidos, a fim de garantir que sobrevivam e alcancem o próximo estágio de seu ciclo de vida.

A filmagem é fascinante e perturbadora ao mesmo tempo. A forma despretensiosa com que Lorbiecke manuseia tanto a mamãe tarântula quanto seus filhotes é inconcebível para mim – meu estômago está embrulhado desde o primeiro minuto que dei uma boa olhada no saco de ovos. É impossível desviar o olhar, no entanto.

Um ato necessário

O vídeo foi publicado em abril. Se os filhotes sobreviveram, podem ter um longo caminho pela frente: algumas dessas aranhas vivem até 20 anos. No geral, tarântulas-vermelhas-de-listras-brancas podem alcançar até 17 centímetros.

Sabemos que aranhas são assustadoras, e muitos no lugar de Lorbiecke ficariam tentados a jogar o saco de ovos em uma privada e dar descarga. Esse cuidado com os filhotinhos, contudo, é formidável.

Artrópodes são uma parte vital do nosso ecossistema e merecem ser protegidos. De fato, várias espécies de tarântulas estão atualmente ameaçadas de extinção, e precisamos deixar o medo de lado para contemplar sua beleza e importância ecológica. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 4,64 de 5)

Deixe seu comentário!