Adeus, Windows XP: 5 passos para seguir em frente e se despedir de seu velho Windows

Por , em 18.03.2014

Se você ainda está usando o Windows XP, saiba que a Microsoft vai enterrar o sistema operacional de vez no próximo dia 8 de abril.

Raramente um sistema operacional (SO) causa tanto estresse no final do seu ciclo de vida, mas o XP é diferente. A principal razão pela qual a Microsoft adiou tantas vezes essa “morte” é porque o XP ainda tem muitos usuários – relatórios indicam que 29% de todos os computadores na internet ainda usam XP, e isso inclui cerca de 200 mil caixas eletrônicos bancários nos Estados Unidos.

Se você é um ávido usuário do XP, provavelmente não vai ver uma diferença em abril, já que o SO não vai ficar offline. No entanto, ele não receberá mais atualizações de segurança, o que é uma má notícia, e não vai ser compatível com as regras de segurança em relação a transações de cartão de crédito. Isso também é um problema.

Você tem 30 dias para se despedir deste sistema operacional de 14 anos. Confira as 5 melhores maneiras de seguir em frente:

1. Faça back-ups

Pode parecer um pouco redundante, mas se você ainda está usando um sistema operacional que estreou no mesmo ano que o primeiro O Senhor dos Anéis foi lançado, é óbvio assumir que você tem fotos, músicas, vídeos e outros documentos coletados por anos – e não quer perdê-los. Então compre um disco rígido (HD) externo. Copie tudo o que quiser nele.

Os melhores back-ups são múltiplos. Então, em seguida, crie uma conta no Gmail, mesmo que você não precise de uma. O Google oferece 25GB de armazenamento em nuvem para todos os usuários por meio do Google Drive. É uma maneira conveniente de fazer back-up na nuvem.
E, claro, melhor 3 do que 2 back-ups. Use mais um disco rígido para gravar suas coisas, colocando-o em um lugar diferente do primeiro, ou confira serviços pagos de armazenamento em nuvem, mais robustos.

2. Atualize para Windows 7 ou 8

A solução mais fácil para se atualizar é simplesmente comprar uma cópia do Windows 7 ou 8. No entanto, isso poderia ser um investimento perdido se o seu computador não suportar bem o novo SO. O site oficial da Microsoft afirma que os requisitos mínimos para executar o Windows 7 em seu PC são:

  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64);
  • 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits);
  • 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits);
  • Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.

Guiando-se por esses requisitos, a maioria dos computadores que executam o XP devem ser capazes de atualizar para o 7 sem problemas, mas a realidade pode ser outra. Pode ser difícil para o seu computador fazer algumas das operações mais básicas, por isso é aconselhável fazer algumas pesquisas específicas antes de comprar uma nova cópia do Windows 7 ou 8.

3. Atualize seu hardware

Se você pesquisou o seu modelo de PC e é possível atualizá-lo para 7 ou 8, então ótimo. Você ainda provavelmente pode querer fazer algumas atualizações de hardware para obter melhores resultados. Você pode comprar um processador mais rápido, mas as maneiras mais fáceis de melhorar desempenho são upgrades de memória. Dê uma olhada em discos rígidos SSD para velocidade de inicialização, e uma nova memória RAM para fazer mais coisas ao mesmo tempo. Ambos estes melhoramentos podem ser feitos por qualquer pessoa com um razoável conhecimento em hardware e uma chave de fenda.

4. Experimente o Linux (não é assustador)

Você já ouviu algumas histórias de terror sobre o quão difícil é usar Linux, um SO gratuito, e como ele não é compatível com o Windows, etc. Felizmente, esses estigmas estão desaparecendo, por causa do sucesso e popularidade do Ubuntu Linux. É uma versão particularmente amigável do Linux, que incentiva os usuários do Windows a fazer um test drive.

Depois que você fizer back-up de seus back-ups, baixe e grave um disco de qualquer versão do Linux que você desejar. Na maioria dos computadores, a versão normal do Ubuntu deve funcionar. Se você tiver um computador muito antigo, confira distribuições leves como Lubuntu e CrunchBang. Eles vão dar ao seu velho XP uma vida nova e mais rápida do que nunca. A melhor parte é que a maioria das versões do Linux oferecem uma opção “Live CD”, assim você não precisa nem instalá-lo de imediato para ver seus benefícios.

5. Diga adeus e compre um novo computador

Se você já fez sua pesquisa e não há nenhuma maneira de atualizar o seu computador atual, mas você ainda precisa de um software como o XP, há um outro caminho: escolha o seu novo computador, configure-o do jeito que você quiser e, em seguida, instale um software de emulação. O Windows 7 tem algo chamado “Modo XP” embutido, no entanto, a Microsoft já avisou que este também vai deixar de ser suportado após 8 de abril.

Mas existem muitas outras opções lá fora, a mais popular sendo o VMware. Com o VMware, qualquer pessoa pode praticamente instalar uma cópia do XP dentro do Windows 7 ou 8. Então, se você tem algum software de negócios obscuro, ou simplesmente não quer se desapegar de seu amado SO, ele pode ser uma bênção para seu novo computador.

Quatorze anos é muito tempo de vida para qualquer sistema operacional, e o XP deve entrar para a história como o SO mais usado de todos os tempos. Foi uma longa jornada, mas, como todas as outras, uma hora precisa atravessar a faixa de chegada. [Interpacket]

2 comentários

  • Genioso Irreligioso:

    “4. Experimente o Linux (não é assustador)

    “Deixem o moribundo(WinXP) descansar em paz e sejam livres! 😉

  • Wagner Rodrigues da Silva:

    Opa! de Linux eu entendo. Já mudei os trinta computadores da escola técnica onde trabalho do Windows 7 para Ubuntu.
    Esta mudança já tem dois anos, e nestes dois anos só tive de mexer no sistema para atualizá-lo e nada mais! como farei este ano com o filho do Ubuntu chamado Mint.
    As vantagens são muitas, se ver livre do fantasma das atualizações de software, hardware, novas licenças e os infindáveis vírus a cada nova versão do Windows que surge.

Deixe seu comentário!