10 Inacreditáveis propagandas de cocaína e outras drogas

Publicado em 10.11.2008

Cocaína, morfina e até heroína eram vistos como remédios miraculosos quando foram descobertos. As substâncias que hoje são proibidas estavam legalmente disponíveis no passado. Os fabricantes de medicamentos, muitos dos quais existem até hoje, proclamavam até o final do século 19 que seus produtos continham estas drogas. Abaixo veja dez impressionantes propagandas antigas. Não deixe de ler até o final.

10. Heroína da Bayer

propaganda maluca

Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e remédio contra tosse para crianças.

9. Vinho de coca

propaganda maluca

O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor “recreador” também.

8. Vinho Mariani

propaganda maluca

O Vinho Mariani (1865) era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leão XIII carregava um frasco de Vinho Mariani consigo e premiou seu criador, Angelo Mariani, com uma medalha de ouro.

7. Maltine

propaganda maluca

Esse vinho de coca foi feito pela Maltine Manufacturing Company de Nova York. A dosagem indicada diz: “Uma taça cheia junto com, ou imediatamente após, as refeições. Crianças em proporção.”

6. Peso de papel

propaganda maluca

Um peso de papel promocional da C.F. Boehringer & Soehne (Mannheim, Alemanha), “os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocaína”. Este fabricante tinha orgulho em sua posição de líder no mercado de cocaína.

5. Glico-Heroína

propaganda maluca

Propaganda de heroína da Martin H. Smith Company, de Nova York. A heroína era amplamente usada não apenas como analgésico, mas também como remédio contra asma, tosse e pneumonia. Misturar heroína com glicerina (e comumente açúcar e temperos) tornada o opiáceo amargo mais palatável para a ingestão oral.

4. Ópio para asma

propaganda maluca

Esse National Vaporizer Vapor-OL era indicado “Para asma e outras afecções espasmódicas”. O líquido volátil era colocado em uma panela e aquecido por um lampião de querosene.

3. Tablete de cocaína (1900)

propaganda maluca

Estes tabletes de cocaína eram “indispensáveis para cantores, professores e oradores”. Eles também aquietavam dor de garganta e davam um efeito “animador” para que estes profissionais atingissem o máximo de sua performance.

2. “Drops de Cocaína para Dor de Dente – Cura instantânea”

propaganda maluca

Dropes de cocaína para dor de dente (1885) eram populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o “humor” dos usuários.

1. Ópio para bebês recém-nascidos

propaganda maluca

Você acha que a nossa vida moderna é confortável? Antigamente para aquietar bebês recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio.

Esse frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida.

“Dose – [Para crianças com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia.”

O produto era muito potente, e continha 46% de álcool. [Oddee]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. e o papa doidão ainda deu uma medalha de ouro pro fabricante do seu “remedinho”…como mudou as coisas!!!!!!

    Thumb up 0
  2. Concordo com o Renato. Tudo o que eu queria dizer ele disse.
    A única diferença dessas drogas para as vendidas HOJE em farmácias, é que essas foram proíbidas, em razão do LOBY da indústria farmacêutica. Até uma crinaça sabe disso.

    Thumb up 1
  3. Eu não sei por que Elixir Paregórico é tão controlado. Por favor alguém me explique.

    Thumb up 0
  4. Hehehe, comPrei dia desses elexir Paregórico e achei estranho a balconista solicitar uma chave do armário Para Pegar Pra mim, quando indaguei o Por que dele estar em um armário trancado,se estava Proibido como gotas de bineli, a mesma só me disse q é Porque estava em demonstracão…(???, resPosta sem nexo né? e aqui descobri o Porque. Parabéns Pelas incríveis revelacoes aqui! Voltarei semPre!

    Thumb up 0
  5. Perdónenme que no sepa escribir en su idioma y que utilice el vecino castellano, no quisiera hacer incomprensible mi explicación por querer hacer lo que no sé.

    Todo y que no es una droga propiamente dicha, cuando era pequeño los médicos recomendaban un producto llamado “Quina San Clemente” para abrir el apetito de los niños. Dicho producto no era otra cosa que vino de muy alta graduación.

    Afortunadamente hace muchos años que no lo recomiendan.

    Thumb up 0
  6. Interessante notar que essas substâncias todas, que foram desenvolvidas por farmaceuticos, não causavam guerras com exércitos armado atirando uns nos outros, atirando em civis, corrompendo o Estado*, nem nada disso.

    Você não via o exército da Bayer controlando áreas e invadindo o território da Stickney and Poor e espalhando o terror. A quem o proibicionismo atendeu e a quem ele interessa?

    *Bem, qualquer empresa com muito dinheiro pode corromper o Estado, não importando o que seja produzido, basta que haja grana, mas vcs entenderam que tipo de corrupção que gera, e mais importante, os outros “efeitos colaterais” que o proibicionismo gerou.

    Thumb up 0
  7. Não é questão de proibir por proibir. Naquela época, não havia muito conhecimento sobre os efeitos colaterais que essas substâncias produziam. Quando foi provado que esses produtos causavam sérios efeitos colaterais, os mesmos foram retirados do mercado. Esse processo ocorre até hoje. Frequentemente vemos reportagens anunciando a proibição da venda de certo medicamento, pois o mesmo possuía efeitos colaterais graves. Foram proibidos para o bem da saúde pública.

    Thumb up 0
  8. Bom, minha avó era enfermeira e eu cresci sabendo que substâncias como heroína, morfina e cocaína eram utilizadas como medicamento. Aliás, como dito em um comentário anterior, algumas continuam sendo utilizadas e existem outras, não citadas, que são viciantes também, sendo comercializadas em farmácias (tarjas pretas).

    Achei o post fantástico, por mostrar que, o que hoje é proibido, antigamente era largamente anunciado, vendido em qualquer drogaria. Mas, o legal mesmo é pensar “em que ponto isso se disvirtuou?”, o que leva uma droga (pois todo medicamento é uma droga, daí o nome de “drogaria” ao estabelecimento que as vendem) tornar-se algo tão perigoso. E, o pior, o que leva um ser humano a ter o primeiro contato e acabar viciando-se?

    Tomei muito elixir paregórico quando pequena e nem por isso só usuária de ópio. E, obviamente, a grande maioria dos viciados em morfina, por exemplo, que mantêm o círculo lucrativo do tráfico, não são os pacientes terminais de câncer…

    Thumb up 0
  9. Sociedade puiritana, cínica e ignogrante ou sociedade manipulada por industrias farmaceuticas? Sociedade controlada e sugestionada com os movimentos de moda mundial sem se preocupar com as verdadieras razões: sempore econômicas.
    Por que não investigar históricamente e profundamente as razões da classificação de princípios ativos do Demônio, do Mal, que gerararam uma economia paralela com seu respectivo poder que hoje manipula governos e sabe lá o que mais.
    Lamentável. Propibir por proibir!

    Thumb up 0
  10. Achei deveras interessante este artigo…introduzi o link no meu blog…neus agradecimentos

    Thumb up 0
  11. Olha, eu sou viciado em coca-cola…
    Bebo +- 1 litro por dia..
    Quanod paro de tomar no dia seguinte me da uma dor de cabeça fudida q fica por 2 ou 3 dias…
    Ja consegui ficar 40 dias sem, mas voltei a tomar pq simplesmente não consigo me livrar… e sempre q tento parar tenho fortissimas dores de cabeça!
    Abs

    Thumb up 0
  12. O mesmo Marketing de ontem e hoje vendendo promessas que o povo (leia-se a massa ignorante – e que é a grande maioria) consome sem pensar e se tornam escravos dos poderosos…

    Thumb up 0
  13. Boms tempos aqueles, onde o préconceito com a cultura das drogas não existia.
    A que bom seria se hoje em dia as loucuras fossem como antigamente.

    Thumb up 0
  14. Há drogas piores e atualmente lícitas, disponíveis nas farmácias e receitadas por médicos… As únicas diferenças são que elas não foram proibidas, são produzidas por poderosas indústrias farmacêuticas, são MUITO mais caras, mais viciantes e não podem ser produzidas no fundo do quintal de qq um. Umas delas, anfetamina, muito usada por pessoas(maioria mulheres) que desejam emagrecimento rápido, é uma droga com efeito semelhante à cocaína, só que o efeito dura 10horas, a cocaína dura 30 minutos. Morfina é largamente usada em hospitais e há muitos médicos viciados nela. Benzodiazepinicos são usados indiscrimanadamente por todos os estressados do mundo moderno, e por aí vai. Usamos drogas para tudo, só que algumas naturais foram proibidas pela poderosa indústria farmacêutica. Se coca-cola tem a substância cocaína? NÃO, pra que manter uma substância proibida mundialmente, e por isso mal vista, se temos a cafeína, uma droga LIBERADA, mais barata e que temos uma grande parcela da sociedade já VICIADA nela?

    Thumb up 0
  15. Olá! Muito interessante o tema contido nas propagandas.
    Estou levando para a comunidade ‘Harém do Brasil’ (Orkut). E pode deixa que colocarei o link daqui.

    Thumb up 0
  16. Interessante essa matéria…
    Porque tipo, mostra que se essas drogas realmete fazem tanto mal, como que antigamente até crianças usavam e não tinham problema? Até ficavam mais alegres…rsrsrsr
    Enfim, não tenho nenhuma experiência com drogas (exceto:COCA-COLA).
    Acho que é como dizem: “Tudo de mais é veneno”.
    O que de fato torna uma pessoa dependente dessas drogas, com certeza, é a quantidade que ela consome. Então, por via das dúvidas, o melhor mesmo, é não consumí-las.

    Thumb up 0
  17. Estão impressionados a toa, o elixir paregórico é fabricado e usado até hoje no Brasil e em diversos países, só leva calcio na fórmula para doer se for injetado na veia! Eita falta de informação!!!

    Thumb up 0
  18. Agora sei porque os antigos fizeram duas guerras mundiais;estavam doidos demais.Ainda bem que proibiram mas ainda existem idiotas que a usam financiando o crime organizado e depois vão as ruas de branco fazendo passeata pela paz.Que hipocrisia!!!

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
aranha-saltadeira-1
Aranhas podem ser bonitas?

Depois de ver estas ...

Fechar