10 Incríveis descobertas científicas que estamos esperando

Publicado em 3.02.2010

Quase entramos na segunda década do século XXI e ainda esperamos por várias descobertas científicas que poderiam mudar o mundo como o conhecemos.

Embora a ciência tenha feito descobertas marcantes nos últimos anos, muitas coisas vistas em filmes de ficção científica e sonhadas por muitos, como a cura para doenças que assolam milhões de pessoas, ainda não aconteceram.

Confira a nossa lista de dez eventos científicos que ainda estamos esperando para acontecer!

10. Computador de DNA

computador dna

O material genético que constitui os seres vivos tem uma capacidade incrível de armazenamento de informações. Um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo, por exemplo. Agora imagine um computador com este tipo de armazenamento de imagens, documentos, sons e vídeos, em um espaço minúsculo. Por este motivo, os computadores de DNA são uma das criações mais aguardadas do século, mas que ainda está em sua fase inicial de testes, com protótipos-conceito, apenas.

9. Base permanente na Lua

base lunar

Desde os primeiros passos do homem na Lua, cientistas pensam em colonizar o satélite da Terra. Entretanto, motivos econômicos e técnicos, o projeto nunca foi levado para a frente, mas a agência estadunidense de pesquisas espaciais, a Nasa, tem planos de construir uma base permanente na Lua até 2024. Infelizmente o presidente Obama recentemente vetou o orçamento da Nasa para o retorno a lua. A agência européia, ESA, também tem planos para 2025, mas os projetos são criticados por muitos cientistas, que acreditam que o orçamento das caríssimas missões deveriam ir para projetos diferentes como o nosso item 5 da lista.

8. Transplantes de cabeça

transplante cabeça

Esta bizarra cirurgia poderia ser a resposta para praticamente todas as doenças que afetam o corpo humano, fora as da cabeça, que seria implantada no corpo de um doador. Entretanto, pesquisadores ainda não conseguiram desenvolver uma maneira eficiente de ligar a espinha dorsal à nova cabeça – ou seja, o corpo ficaria paraplégico. A cirurgia já foi realizada com algum sucesso em ratos, cães e macacos, e traz à tona questões éticas: se houvesse poucos doadores de órgãos, um corpo inteiro, com vários órgãos saudáveis indo para o transplante de apenas uma pessoa seria um ‘desperdício’, por exemplo.

7. Energia limpa

fusão nuclear

Com todos os problemas trazidos pelo uso de combustíveis fosseis, além do seu custo cada vez mais alto, a criação e o uso exclusivo de tipos de energia limpas se torna cada vez mais importante. Embora o uso de tipos de energia alternativos estejam se tornando mais comum, os combustíveis fosseis ainda correspondem a cerca de 85% de toda a energia usada no planeta. Métodos de energia limpa que já existem são a solar, eólica, geotérmica, e muitas outras, que precisam ser aperfeiçoados para que sejam utilizados em grande escala, substituindo os combustíveis utilizados atualmente. Mas recentes avançam na fusão nuclear podem legar a energia infinita e muito barata.

cura cancer

O câncer é uma das doenças mais fatais da nossa época, e já tem muitos tratamentos que trazer chances de melhora o faz parecer que a doença se tornará como uma enfermidade crônica ‘gerenciável’ como a diabetes em alguns anos, mas nenhuma cura definitiva. Como o câncer existe em muitas formas diferentes, os tratamentos são variados e muito complexos. A doença mata mais de sete milhões de pessoas todo ano, mas esperamos que o aperfeiçoamento do item 2 da nossa lista possa ajudar a achar uma cura ou tratamentos mais eficientes contra os inúmeros tipos de câncer.

5. Missão tripulada para Marte

marte

Levar humanos para Marte é uma obsessão do campo científico já há algum tempo, mas a primeira missão tripulada para o planeta vermelho ainda não aconteceu. A missão poderia obter conhecimentos mais aprofundados sobre o planeta, e muitos especialistas acreditam que uma base permanente em Marte seria mais útil do que na Lua (o nosso item 9!). O problema é que a viagem para o planeta é cem vezes mais longa do que a para o satélite da Terra, e o clima do planeta é bastante diferente e de difícil adaptação para as naves espaciais. A Nasa e a agência européia pretendem mandar missões para o planeta vermelho até 2030, enquanto a agência espacial russa tem planos de mandar a primeira missão tripulada para lá em 2020.

4. Elevador espacial

elevador espacial

É claro que nós preferimos enviar coisas para o espaço através de um canhão espacial, mas um elevador espacial funcionaria como uma ligação melhor entre a Terra e as naves espaciais, e facilitaria muito as viagens ao espaço. Os planos de criação da construção variam, mas geralmente o enorme elevador seria construído e ligado a estações espaciais em órbita, funcionando como um meio de transporte de humanos e carga, facilitando e barateando as viagens. Os planos para a construção do elevador são para o início da década de 30.

3. Teoria de tudo

teoria de tudo

Esta teoria da física explicaria a ligação entre as quatro forças fundamentais conhecidas atualmente: a eletromagnética, a força nuclear fraca, a força nuclear forte e a gravidade. A teoria das supercordas explica os princípios básicos da natureza, mas a teoria de tudo seria um grande pulo nos conhecimentos humanos sobre a física.

2. Nanomedicina

nanotecnologia

A nanotecnologia tem o potencial de modificar o conhecimento humanos sobre varias áreas do conhecimento, mas uma das suas maiores contribuições pode ser à medicina, área em que suas aplicações são praticamente infinitas. As nanomoléculas podem carregar medicamentos com capacidade de destruir células cancerosas – e apenas estas células seriam afetadas, sem causar danos ao resto do corpo, como os tratamentos tradicionais. Técnicas avançadas podem utilizar as nanopartículas com medicamentos específicos para algumas partes do corpo, e nanorobôs funcionais (como estes criados recentemente) podem ser usados para realizar cirurgias delicadíssimas, além de destruir células e bactérias especificas. A nanomedicina ainda está dando os primeiros passos, mas a sua evolução poderá ser uma das maiores criações e avanços da medicina deste século.

1. Viagem ao centro da Terra

Você já deve ter visto muitos filmes de ficção cientifica que chegavam ao centro da Terra, mas, na realidade, nunca chegamos lá. Uma jornada ao centro do planeta é difícil devido à pressão no local, porque, afinal, todo o peso da Terra está lá – e não conhecemos nenhuma substancia que consiga manter a sua forma em pressões tão altas. Atualmente o maior buraco feito pelo homem é cerca de 0,2% do tamanho total que teria que ter para atingir o centro da Terra, onde poderíamos encontrar um meio de energia limpa quase inesgotável – conseguindo acabar com este item e o 7° da nossa lista de uma só vez. [Listverse]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

110 Comentários

  1. He he, vamos lá então. Li aqui muitos comentários de teor religioso, outros de completos ignorantes, outros de defensores dos direitos humanos, alguns questionando a utilidade outros valores éticos relacionados ao teor e o custo de pesquisas cientificas. O que posso dizer sobre isso, nobres leitores, é que nos seres humanos comuns devemos nossa existência à ciência. Sim devemos sim. Imagine só um mundo sem pesquisas cientificas. Para onde nossos impulsos instintivos que dão vasão a todo tipo de violência e à reprodução desenfreada nos teriam levado? Certamente nossa espécia já haveria se autodestruído. Pois por esse prisma chego a conclusão que, pessoas comuns como eu e você que dispõe de tempo para ler artigos do teor deste em pauta e expressar as opiniões aqui expressas (inclusive esta), tem no mundo a finalidade única de dar suporte à existência de cabeças que contenham cérebros predispostos a produzir algo útil, seja carregando genes recessivos que no vai e vem da evolução possam dar origem a crias melhores que os genitores, seja servindo de cobaias ou ainda passando pelo mundo com a mera missão de produzir riquezas para serem gastas em pesquisa cientifica. Lamento mas somos meros peões.

    Thumb up 2
    • Ou incentivando nossos filhos a serem curiosos e experimentadores, quem sabe não serão eles parte da próxima geração de cientistas, e não serão eles a revolucionar o mundo?

      Thumb up 3
  2. esses caras sao tao nerd eu tou pouco mi lixando pra homem na lua em marte elevador espacial transplante de cabeça cada coisa besta eu tou preocupado com minha fuça no futuro essas porcaria nao vai mudar minha vida em nada

    Thumb up 2
    • Leandro, são pessoas como você que fazem o mundo ficar nesse atraso. Pessoas preocupadas com o futuro, com o conhecimento, sempre buscam a sabedoria, e divulgam-na de uma maneira ética. Infelizmente, muitos não fazem nada para melhorar o mundo (já que o mundo tá um lixo vamos continuar nesse lixo). Pena dessas pessoas…

      Thumb up 11
    • “essas porcaria nao vai mudar minha vida em nada”

      Os remédios que você toma não mudaram tua vida? E as vacinas? E toda a tecnologia que você pode desfrutar – computador, internet, automóvel, etc. – não mudaram tua vida? A ciência não mudou tua vida? PQP!
      Pessoas da tua naipe apenas estão vegetando na Terra, esperando a vida passar e a morte chegar. Não deixarão nada de positivo para a humanidade. Não tem curiosidade de descobrir o desconhecido, não tem sede por conhecimento. Apenas lamento existirem pessoas assim.

      Thumb up 6
  3. Eu acredito fielmente e um sistema complexo onde as nossas reservas naturais são mais amplas como o gás de cozinha a agua e o próprio solo para cultivo. Sabemos que em nosso sistema ou universo como preferir existe estes Planetas com estas reservas a serem exploradas e que as nossas estão se esgotando,
    Sou sim a favor da exploração e totalmente consiente que é gasto muito dinheiro desnecessário podendo ser investido em pesquisas que futuramente serão a única maneira de a Humanidade continuar existindo.

    Thumb up 6
  4. gostei deste site

    e nota 10!!

    gostei muito

    qria falar q amo a julia!!

    Thumb up 4
  5. Eu amei esses documentarios, sou portugues, tenho pouca idade disciplinar, 15 anos apenas da vida, com tudo, eu adoro ciencias, adoraria fazer uma visita ao espaço, talvez seja bastante belo e precioso… Comprimentos a todos que adoram ciencias, tal como eu :)

    Thumb up 8
    • e burrice demais leva a loucuta

      Thumb up 4
  6. até quando o homem vai colocar sua vaidade acima do seu proximo? até quando as pessoas desse mundo vão aceitar que os dirigentes desse planeta ignorem seu proximo gastando fortunas incalculaveis no espaço; quando milhoes de pessoas estão morrendo de fome!!!enquanto paises ricos gastam o dinheiro da nação, seus vizinhos vivem na completa miséria:a africa por exemplo…
    será que esses lunaticos não teêm um minimo de amor ao próximo??
    tanto há para se fazer no nosso planeta; tantos estão passando fome;tantos outros morrendo em guerras puramente politicas,enquanto outros simplesmente jogam fortunas bilhonarias no espaço em nome de vaidades inuteis.será que são humanos como nós???????

    Thumb up 14
    • Nada haver oq escreveste acima, é puro pensamento hipócrita dum ser desprevenido de capacidade intelectual, capaz de compreender algo além da sua “visão”, dos boatos do dia-a-dia, do que a mídia te oferece, incapaz de pensar por sí proprio, com pensamento circular, vivendo um verdadeiro paradoxo; gerras, pestes, fome, ignorâncias como a sua por exemplo, de não ser a favor da ciencia, descobertas, inovações, conhecimentos, curiosidades sempre vão existir, isto é ser humano, com ou sem dinheiro… não podemos explorar a nossa volta por causa de coisas insignificantes vistos por um angulo maior?

      Thumb up 6
  7. Gostaria que pegassem esses bandidos de alta periculosidade e mandassem essas murrinhas do cacetes para morar lé em marte eles só vivem com raiva mesmo lá ficaria verdes como os marcianos…

    Thumb up 3
  8. O que torna a Vida tão bela são os mistérios que nela existe …

    Não faria setido se o homem descobrisse tanto sobre a vida
    Pq a vida perderia seu encanto …

    Thumb up 7
  9. 21 nov
    Fato ocorrido em 1892

    *
    *

    *

    Um senhor de 70 anos viajava de trem, ao seu lado estava um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta.

    Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

    — O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

    — Sim! Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado?

    — Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História geral. Assim, veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem a respeito disso.

    — É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

    — Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

    Então, o velho, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se pior que uma ameba.

    O cartão dizia:

    “Louis Pasteur – Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris”

    Saudações à família e companheiros de guerra.

    Thumb up 12
    • Paulo, esta estória é totalmente forjada. Nunca aconteceu. Pasteur era um cavalheiro e jamais iria espalhar uma história destas que colocasse-o como uma pessoa melhor que os outros – ele era humilde também. E o suposto estudante jamais iria espalhar uma história onde ele fica “de cara no chão”.

      Segue-se que é só mais uma invencionisse dos religiosos. Os religiosos, para defender o deuzinho deles, até mesmo mentem. Principalmente, mentem.

      Thumb up 11
    • “O acaso é o deus dos imbecis” Lyon Blois
      Leia Jean Guitton Dieu et la cience

      Thumb up 0
    • Desculpe Cesar mais tenho que discordar, nao sei se essa historia foi forjada acredito que sim mas nem todos os religiosos mentem meu caro,nao posso afirmar que essa historia aconteceu e nem que não aconteceu mais posso dizer colocar os religiosos como mentiroso não e nada gentil ja que conhece tao bem Pasteur deveria ser humilde como ele e nao cupar ninguem apenas fique com sua duvida na cabeca vai que um dia ela sera respondida. Descupe o Atrevimento.

      Thumb up 2
    • Tinham que falar da religião e de deus e dessa porcaria toda. Até aqui pah.
      O desenvolvimento deve-se a quem se deu ao trabalho disso, quem? Seres Humanos, agora o Papa até vai buscar as biografias dos outros cardeais ao google;…aquela coisa feita na por engenheiros, técnicos, cientistas, na Suiça, para comprovar a teoria de Einstein (energia se transforam em massa) foram Pessoas que referi ali em cima que se deram mais ao trabalho que crentes em m:erdas de religiosidades (o Papa ofendeu os desenvolvedores dessa máquina dizendo que era a máquina de deus e falando no botão de deus e merdas afins), A religião é uma doença, quem acredita em deus deve pensar que o paraíso vem depois da morte, então mais valia darem com a cabeça na parede para parirem mais cedo.
      A Vida é Tudo, é o meu paraíso.
      Nunca mais falem em deus, se são crentes guardem para voçês mas não partilhem porque há sempre um estupor a querer pôr entraves ao avanço da humanidade, as religiões e a Igreja fez e continua a fazer esse papel, bom era cair uma bomba no vaticano.
      E os crentes irem todos atrás. Ou então serem vítimas da inquisição, que a própria Igreja criou.
      Isso é que eram bom.
      crentes, fujam que eu Como-vos vivos.

      Thumb up 3
    • Com todo o respeito, chamo a atenção para o facto de que Pasteur talvez estivesse analisando a Bíblia apenas, e muito provavelmente poderia falar sobre o episódio tipo:
      – Hoje enquanto analisava a Bíblia, houve um jovem que me deixou intrigado devido à sua avidez pelo conhecimento. Talvez venha a ser um promissor cientista cheio de garra inerente à sua juventude. Imagino-o um dia, depois de tanto procurar no espectro científico, já velho, analisando e questionando a Bíblia e ser interpelado por alguém jovem e também ávido de conhecimento…

      Thumb up 0
    • É incrivel como um comentario onde envolve religião e um ser imaginario aparece varios “haters” criticando a opinião… mas um comentario sobre o artigo ninguem responde, imprecionante!! ISTO é Ignorancia seguida de hipocrisia entre outras… vlw Cesar!

      Thumb up 1
  10. KKKK… no mínimo daqui a 100 anos o dono desse site vai estar pegando alguém… malzz! é que não aguento ver essas tecnologias que NEVER existirão ! ahh não ser se …

    Thumb up 0
    • Vesse mesmo que sabes muito acerca da ciência ! Evita-te !

      Thumb up 3
  11. 1º de tudo… O ser humano NUNCA chegará a este ponto porque o plano para extinguir os MESMOS foi posto em prática desde a época de napoleão!

    É só você “abrir os olhos” para enxergar o que se passa neste mundinho de merda.

    Cuidado: orkut,msn,twitter,facebook = porra nenhuma!

    Thumb up 0
    • comparando ciência com redes-sociais?? Ó as ideias…

      Thumb up 1
  12. nossa ate que esse site é legal mas nao fala muita coisa pq emplante de cabaça ja fizeram isso faz tempo néee????
    xauzinhoooo

    Thumb up 1
  13. uhushuSHUhs Aquecimento Global kkkkkkkkkkkk…..
    Teoria da relatividade quase em extinção..
    Parabéns pelo blog mto bom o post !

    Thumb up 2
  14. Na verdade essa busca por um planeta para esplorar fazer turismo isso tudo é balela conversa fiada . Você acredita nisso ? A verdade é que ,o ser (homem) inteligente ,sábio quase deus tem destruido o seu lindo planeta que por sua vez está condenado. Reverte tudo isso ? rsrsrs simples; durante 100 anos temos que deixar de ultilizar veiculos altomotores,parar as fábricas ,não usar ar condicionado enfim , deixar de ultilizar tudo que contribui na destruição camada de ozonio. Conversa fiada ? Ok ! enta no site da nasa e pesquise . Meus amigos, esses são os motivos de procurar outros planetas . E se achar também vai destuir ! SER INTELIGENTE !!!!!

    Thumb up 3
  15. AS CRITICAS DEVEM SER CONSTRUTIVAS E ESSA É A MINHA INTENÇÃO.
    GOSTARIA QUE SE LEMBRASSEM DAS RAÍZES PROFUNDAS QUE ENGRANDECERAM ESTE MUNDO.
    O QUE PREENCHIA O ESPÍRITO DESSES GRANDES SONHADORES?
    DESSES VISIONÁRIOS?
    É POR ESSA ESTRADA QUE GOSTARIA QUE CAMINHASSEMOS PARA QUE O MUNDO BENEFICIE DESSA MARAVILHA, DESSA AVENTURA, DESSE SONHO QUE FEZ COM QUE TRANSITASSEMOS DA PRÉ HISTÓRIA PARA A HISTÓRIA.
    ESTAMOS RODEADOS DE MUITO, AO CONTRÁRIO DESSES PRIMORDIOS CARENTES DE TUDO MAS MESMO ASSIM A IMAGINAR TODAS AS POSSIBILIDADES DE VOAR BEM ALTO!
    VOAR BEM ALTO MESMO SEM A SEGURANÇA DE UM AVIÃO OU ATÉ DE UM ASA DELTA, VOAR BEM ALTO MESMO QUE A COMPANHIA SEJA A SOLIDÃO E O APOIO A INCOMPREENSÃO.
    NÃO FOI DESTE ESPÍRITO QUE NASCEU O HOMEM CIVILIZADO E EVOLUÍDO?
    FOI O QUE APREENDI DAQUILO QUE OUVI.

    Thumb up 2
  16. 10 um números significativo de descobertas e criações.
    Mais primeiro de tudo isto a Humanidade em si tem que aprender a respeitar o meio ambiente.
    Estamos nos matando.
    Veja seus filhos jogando lixo nas ruas,
    Veja Milhões morrendo na Africa de fome e sede todo ano.
    Depois entenda que Deus não criou apenas o Planeta terra.
    Respeitar a Deus e criar em cima das suas criações.
    Falta pouco.
    E logo veremos que não estamos sozinhos no universo…

    Thumb up 7
    • 10 um números significativo de descobertas e criações.
      Mais primeiro de tudo isto a Humanidade em si tem que aprender a respeitar o meio ambiente.
      Estamos nos matando.
      Veja seus filhos jogando lixo nas ruas,
      Veja Milhões morrendo na Africa de fome e sede todo ano.
      Depois entenda que Deus não criou apenas o Planeta terra.
      Respeitar a Deus e criar em cima das suas criações.
      Falta pouco.
      E logo veremos que não estamos sozinhos no universo

      Thumb up 1
    • Na verdade, não existe, Victoria. É uma invenção que estamos esperando, só que não é científica, é tecnológica. Existe muita gente que está pensando seriamente em um elevador espacial.

      Se você quer ler ficção científica que trata do assunto, leia “As Fontes do Paraíso”, de Arthur Clarke.

      Thumb up 12
  17. Primeiramente, penso que temos de resolver problemas menores aqui mesmo na Terra, mais especificamente na escola e em casa: ensinar esse povo a escrever melhor. Pelo amor de Deus, como escrevem errado!!! Parecem analfabetos opinando em uma reunião da ONU!!!

    Thumb up 16
    • Parecem o tiririca como deputado sei lá oq da educação, agora sim a educação faliu!! lkkkkkkkkk

      Thumb up 0
  18. Eu acho importante o avanço da ciência para descobrir a cura de Doênças. agora emplante de cabeça iço e mesmo nesessario? eu acho que não. até mesmo porque e a alma seria do corpo ou da cabeça?. e quanto a ir a lua ou a marte pensso que já temos problemas demais para resouver na terra .

    Thumb up 1
    • A tal alma que referes é o proprio cérebro, você é o’que você pense, és as sua próprias lembranças, por isso, o individuo seria de quem pertence a cabeça. Eu não acredito em alma, prá mim alma é o proprio cérebro com toda o seu misterio, até pq nela contem uma parte não “intepretada” ou “decifrado” chamada de “alma”, que é um nome que damos para coisas que desconhcemos.

      Thumb up 0
  19. se todos pensassem como o luis carlos,eu nen poderia postar esse comentario aqui.Parabens a ciencia.^^

    Thumb up 16
  20. O maior problema é que o homen em sua natureza medilcle e mesquinha se esquece que ele não tem nada, que tudo vem de Deus o Criador de tudo e de todos.
    a maior verdade é que o dinheiro por tudo responde e éle continuará sendo a raiz de todos os males existentes neste planeta terra, enquanto o homen natural não se tornar espiritual não haverá o amor nos corações destes seres mortais, que em sua jornada terrena só poderão ver diante de seus olhos a avareza o horgulho e o poder passageiro, deixando que seus corações fiquem onde estiver o seu tesuoro, vivendo para o hoje ,esquecendo que o amanhã trará con-sigo surpresas indesejaveis que ele não poderão escapar,o avanço ao conhecimento e novas descobertas elevam o nivel de orgulho no homen fazendo-o sentir-se maior que todos os seres e as vezes que o proprio Deus em muito casos negando a sua existencia tudo isto concorre para o esfriamento do Amor nos corações dos Homens uns aos outros esta é a razão pela qual não existe sentimento nem compreensão.

    finalizando a humanidade precisa entender que é dependente de Deus o grande Jeová,e que todos os recursos existentes e os que poderão vir , são e serão vindos dele e serão dele para sempre. o Homen não tem nada. por isto temos que ser humildes e dar de graça o que de graça recebemos.

    Luiz Carlos Santos…

    Thumb up 7
    • O comentário mais ignorante, preconceituoso, sem fé e sem crítica à realidade que já vi em toda a minha vida! (além do “medilclidade” que pra mim foi uma pérola)

      Thumb up 10
    • Nossa! Quanta ignorância!!! Ele nem pensa nem escreve decentemente!!! Viva a Ciência!!!

      Thumb up 7
    • Certamente escreveste isso para alguem ler, e onde está o respeito para os leitores? Brasil é um pais com 93,6% de alfabetização, mas a cada 10 comentarios 2 podem considerar-se proveniente de alguem alfabetizada.

      Thumb up 0
  21. Precisamos mesmo melhorar as nossas formas de manipular a matéria inventando novos recursos tecnológicos que nos possibilitem uma melhor qualidade de vida. Toda a evolução da ciência deveria ser destinada ao melhoramento das condições de vida no planeta terra, e principalmente do meio ambiente em que vivemos e do qual dependemos. Os recursos naturais do planeta estão explorados de uma forma irracional. Com os avanços atuais da ciência, o homem seria inteiramente capaz de viver sem depender exclusivamente do petróleo, tendo-o como principal combustível. Mas somos escravos do mercado financeiro mundial, e certas mudanças científicas afetaria extremamente o mercado. Pensem, raciocinem, analisem e usem o bom senso pra tudo. Nós sosmos capazes e responsáveis por tudo o que acontece em nosso planeta. Marcel Guedes.

    Thumb up 13
    • Deus, aluz que esta em tudo e em todos, abita na sabedoria e coraçao dos humildes. Me digam voces porque a maioria predominantes das pessoas acima da media estrapolam as leis da fisica, arte,intelect cultural etc, seja ela em qulaquer modalidade esportiva, cultura, social na escuridao nao a existencia de Deus, mas na luz sim albert einstein. Escuridao e o nome que criaram para justificar a ausencia de luz e vice versa.

      Thumb up 0
  22. ACHEI BOAS ALGUMAS DAS FUTURAS DESCOBERTAS,ENERGIA LIMPA,CURA DO CANCER,NANOTECNOLOGIA DE RESTO NAO GOSTEI ACHO QUE ESTA DO ELEVADOR ESPACIAL SEJA ATE UM PERIGO PODERIA ALTERRAR MESMO QUE PEQUENA MAS PÓDERIA ALTERAR FORÇAS GRAVITACIONAIS DO PLANETA.

    Thumb up 1
  23. O homem pode chegar a todos os planetas com sua sede infindável do desconhecido, porém nunca terá paz se não for para dentro de si mesmo e encontrar o criador de tudo que ele quer descobrir.

    Pois só o criador poderá revelar sua criação perfeitamente.

    Thumb up 2
  24. estas descoberta me ajudaram a fazer a minha tarefa de ciencias obrigado por quem descuprio e postou na net!!!!!!!

    Thumb up 8
  25. a cura do cancer foi a melho ideia que criaram para quem tem cancer!

    Thumb up 5
  26. Qualquer uma dessas descobertas será uma grande revolução para a Terra tomara que a sociedade científica consiga essa importante evolução principalmente a energia limpa onde o planeta esta ficando perigoso pois as geleiras dos continentes Ártico e Antártico estão derretendo consiguindo uma forma de parar isso seria uma grande descoberta científica também.

    Thumb up 4
  27. A população cresce a cada ano, eu sei que devemos nos preocupar com o Planeta Terra, só que não haverá espaço, nem comida para todos.

    Thumb up 4
  28. esses mané não consegue resolver o propremada terra que tem tudo que um ser humano precisa para sobre-viver e esta perdendo por causa da poluição,agora esta fasendo plano para um planeta que nem tem certesa se um dia existiu aguá,o maximo que esses trocha vai fezer é mandar robo para la´e um monte de palhaço ficam elogiando esses desoucupados.

    Thumb up 4
  29. Bom , gostei muito dessas descoberta cientificas .
    estamos precisando mesmo delas :D
    tambem me ajudou muito a fazer meu trabalho do meu colegio.
    beijos mil & beijos mil pra voces, fiquem com deus .

    Thumb up 11
  30. O Maravilhoso Mundo da Ciência
    As inter-relações entre todos os seres, são preponderantes na simbiose da vida e seu factor base.Olhando para nós Humanos, é com base nesta que nos sustentamos e evoluimos.
    O Amor pelas coisas, ou a falta Dele são determinates na nossa forma de estar.
    Muito Há para dizer e muito se irá dizer neste nosso percurso de busca pelo conhecimentos e sua compreensão.

    Thumb up 8
  31. muito interessante….

    para que tais descobertas prosigam e continuem
    será preciso que os cientistas queimem muito a
    cabeça hehehe

    e existem poucos inteligentes, genios e acima de tudo
    humildes como eu!

    kkkkk

    Thumb up 14
  32. …sou geminiano com polipersonalidades, inclusive as piores…Amo de estar com a minha Juju e com meus amigos verdadeiros…respeito minha mãe…trabalho…tento pagar as contas…faço teatro…quero morar na Terra do Nunca, mas lá acho que eles não fazem sexo…sou fiel até a morte, mas não dá o primeiro tapa…

    Thumb up 10
  33. A maior descoberta dos últimos tempos foi comprovada; O AMOR CURA. Isto significa que quem tem a capacidade de amar, perdoar e querer o bem do próximo, gozará, com toda certeza, de saúde perfeita. Por isso vale a pena contribuir para o bem daqueles que vivem ao nosso redor. Faça um experiência; Ame, incondicionalmente, a tudo e a todos e observe a sua energia operante. Ficarás surpreso com o resultado.

    Thumb up 17
  34. é uma boa ideia, não seria mais facil corrigir os erros do passado e trasnformar a vida no planta terra? que ainda construir marte?

    Thumb up 10
  35. Alana e Barbara, na verdade o elevador está preso pela parte de baixo na Terra, e na parte de cima ele tem um contrapeso, que pode ser um asteróide pequeno, ou uma estação espacial, na órbita geossíncrona (35.000 km).

    Quem já brincou com um balde amarrado em uma corda sabe como funciona, você gira o balde em torno de ti mesmo e, se tiver água no balde, ela não cai.

    Thumb up 10
  36. construir uma base permanente na lua seria interessante, é uma forma de preservação da espécie humana, é certo o impacto de um asteróide com a terra, a data do acontecimento é incerta, de acordo com o tamanho da “pedrinha” seria extinção total da humanidade.

    Thumb up 7
  37. A fisica quantica esta em um estado paralelo da fisica convencional que conhecemos.
    A fisica como conhecemos hoje explora e explica a materia e a fisica quantica explora e explica o imaterial, o eterio. Esses dois aspectos se justificam quando pensamos na dualidade que existe no universo.
    Ex.: homem x mulher, quente x frio, sim x nao , noite x dia, corpo x alma, materia x anti-materia, e assim sucessivamente se analisarmos bem. Portanto o computador quantico e possivel e viavel para os futuros cientistas da computacao, da matematica , da fisica convencional e da fisica quantica. Mais para isso temos que avancar muito nas pesquisas da materia e principalmente do imaterial(ou anti-materia). O estudo anti-material e que vai abrir caminhos para o criacao do computador quantico.
    Um abrco a todos.

    Thumb up 8
  38. São projetos, ou, esperanças de feitos audaciosos que encarecem muito a sobrevivência da terra em seu todo. Deveriam as autoridades estarem mais pré ocupadas com os problemas que temos para resolve-los aqui mesmo em nosso planeta da melhor forma, sem sentir-mos a vergonha de não conseguir-mos aproveitar o que o nosso meio nos oferece de bom ebarato,comparando com gastos infindaveis e sem uma certeza de sucesso. Vamos lutar para dar ao que temos de palpavel e ao alcance de nossas possibilidades para dar o melhor que se pode à vida neste Lindo planeta Azul Chamado TERRA.

    Thumb up 6
  39. Zé, o Arthur Clarke escreveu um romance de ficção científica, “As Fontes do Paraíso”, sobre a construção de um elevador espacial. Tem uma página na Wikipedia tratando do assunto, e mesmo páginas na Internet devotadas ao assunto. Há um concurso nos EEUU para quem consegue fazer o cabo, e quem consegue fazer o “climber” (a parte que sobe).

    A idéia é esticar um cabo até um asteróide ou outro contra-peso a 35.000 quilômetros de altura. O cabo seria mantido esticado pela força centrífuga, da mesma forma que quando a gente faz aquela brincadeira de colocar água em um balde, e uma corda na alça, e ficar girando o balde e ele não derramar água. Depois do asteróide pode ter mais cabo ainda, que pode ser usado para arremessar cargas com velocidade suficiente para chegar a qualquer ponto do Sistema Solar, economizando um baita combustível.

    Um dos problemas é construir um cabo de 35.000 quilômetros de comprimento que suporte o próprio peso. Antes do advento do nanotubo de carbono, o único material que se sabia ter a resistência necessária era o diamante, mas alguém consegue fazer um fio de diamante? Só para ter uma idéia, se você vai fazer um cabo de aço, e começa com uma seção bem fina na superfície da Terra, e vai aumentando a seção (grossura) dele para suportar o peso do que está abaixo, a grossura deste cabo em 35.000 quilômetros para suportar o próprio peso é de centenas de milhares de quilômetros ou mais. Ou seja, impraticável.

    Outro problema é o climber, ou escalador. Ele terá que viajar 35.000 quilômetros. A que velocidade? E como ele será movimentado? Uma idéia é fazer um captador no climber e fazer a base lançar um poderoso raio laser para fornecer energia. Por 35.000 quilômetros… É complicada, esta parte, mas é um problema de tecnologia, de engenharia, e não de ciência, ou seja, não precisa criar uma coisa que não existe ainda, como era o caso do material para o cabo, antes de existir o nanotubo.

    Thumb up 10
  40. a Ideia do elevador ta bem, mas como é que é esse negocio.
    ta preso à Terra?

    Thumb up 5
  41. Wilson, o bom do desenvolvimento de tecnologias espaciais é que quando aprendemos a resolver alguns problemas que envolvem a vida no espaço, ao mesmo tempo podemos aplicar estas soluções para problemas aqui na Terra. Por exemplo, uma colônia lunar teria que ser 100% autosustentável. Em outras palavras, o mínimo de itens descartáveis, e tudo teria que ser reciclável. Poderia ser o modelo para futuras cidades na Terra. Da mesma forma, colonizar Marte tem desafios imensos, que são muito semelhantes a alguns desafios aqui na Terra. Se pudermos, por exemplo, “terraformar” Marte, signfiica que podemos também “terraformar” a própria Terra: alterar seu clima para que fique mais ameno, e reverter os danos causados por um século ou dois de poluição desenfreada, e danos ao meio ambiente.

    Em outras palavras, mesmo a pesquisa espacial está apontada para a Terra, trará benefícios para a vida na Terra, e ajudará a compreendermos melhor o nosso planeta.

    Thumb up 7
  42. Os americanos resolveram dar um pequeno “break” em seu enorme progresso espacial depois que se assustaram com o progresso economico do “dragão” chinês, que deve morder o rabo ianque em alguns anos, galgando posições economicas como um louco subindo uma escada. Resolveram colocar os pés no chão e gastar mais em desenvolvimento e desemprego.

    Thumb up 4
  43. Boa idéia, Carlos Lima.
    Mas eu queria saber mais sobre os astecas, eles usavam energia solar, já pensou?
    Antropologia também é fascinante.

    Thumb up 6
  44. Concordo o Wilson, temos muitos assunstos internos pendentes mais urgentes que a exploração espacial, mas colonizar a lua e/ou uma base permanente em Marte é necessário por um simples motivo da época das nossas avós:

    Nunca devemos colocar todos os ovos num saco só, se ele cair no chão, já era!!!!!

    Quando (é só questão de tempo) um asteroide gigante bater na terra, ou uma explosão solar enorme nos atingir, ou qualquer outra catastrofe planetária acontercer, pode não sobrar NADA da raça humana. Colônias humanas fora da terra é o único meio de proteger nossa raça, nosso conhecimento acumulado, e quem sabe até nosso eco sistema, já que amostras de DNA dos organismos da terra podem ser armazenados fora daqui.

    Acredito que a exploração espacial deve ser tratada em paralelo com os assuntos internos aqui da terra.

    Thumb up 5
  45. Acho que o computador de DNA está mais pra ficção científica mesmo.Ao invéz disso,deviam ter colocado aqui as pesquisas no campo da Computação Quântica,essa sim,mais próxima de acontecer,fora a engenharia reversa do cérebro ou projeto “Blue Brain” como é mais conhecido,devia constar na lista também no lugar do transplante de cabeça,putz…
    Ah,a cura da AIDS também devia constar.

    Thumb up 6
  46. Mal conseguimos visitar o nosso vizinho que mora ao lado, em baixo e em cima ( pois hoje nossas casa são em apartamento) tem gente preocupado em fazer elevador p/ subir. Subir para onde ?????

    Ver o que aonde ????

    Já as pesquisas relacionada em melhorar a saude ai sim.

    Thumb up 5
  47. Colonizar a lua e base permanente em Marte quando não somos capazes nem de manter nosso planeta limpo acho hipocrisia!
    Um planetinha azul,lindo em que seus habitantes ,brigam,roubam, guerreiam e matam por poder,grana e posição social é no mínimo
    revoltante!Temos doenças,fome e com que mais se preocupar do que com o infinito universo!!

    Thumb up 6
  48. A ideia do elevador é muito boa, (se for panorâmico então mais ainda rs)mas como sempre tem um mas, se o elevador é tão alto assim como se lida com a rotação da Terra? Com tanto terremoto, tanta catástrofe natural, se esse negocio resolver cair está todo mundo perdido!

    Thumb up 5
  49. Deixar de colonizar a Lua por motivos econômicos e técnicos é uma desculpa esfarrapada, já que devem ter gasto somas astronômicas na manutenção da estação espacial onde os problemas técnicos são praticamente os mesmos. Os motivos devem ser bem outros. Até quando vão tentar nos enganar?

    Thumb up 4
  50. Este canhão para mandar cargas ao espaço é simplesmente espetacular (lembram do Julio Verne?). Certa vez um teste subterrâneo atômico nos EEUU arrancou a tampa do poço e a colocou em órbita. 11km/s é a velocidade de escape da Terra e este canhão chega aos 13km/s. Excelente.

    Thumb up 4

Trackbacks/Pingbacks

  1. As 10 descobertas científicas que estamos esperando | Plano Beta - [...] Hype Science. Publicado em Curiosidades | Tags: Ciência, Curiosidades, Descobertas [...]

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!